Guia Bing Ads: O que é, Como Funciona & Comparação com Google Ads

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Quando o assunto é SEM, o Bing Ads, programa de anúncios da Microsoft e Yahoo, muitas vezes é subestimado e deixado de fora do planejamento de marketing.

No entanto, a plataforma cresceu desde 2015 quando foi lançada, e vem merecendo cada vez mais a atenção das agências de marketing.

Neste post, apresentaremos um guia completo sobre o que é Bing Ads, as vantagens e desvantagens e a comparação com o Google Ads.

Além disso, ensinaremos o passo a passo sobre como conseguir um cupom de R$150,00 para começar a anunciar na plataforma.

Fique conosco nos próximos minutos para aprender tudo.
Se preferir, navegue pelos tópicos de conteúdo.

Tópicos Importantes

O que é um anúncio?

Anúncio é todo o tipo de publicidade que visa transmitir uma informação ao cliente, seja com o objetivo de gerar conversões, tráfego, engajamento ou branding.

Se tratando de mecanismos de buscas, os anúncios tradicionalmente são chamados de links patrocinados, já que na página de busca são exibidos – por via de regra – links.

O que é Bing Ads?

Bing Ads é uma plataforma de links patrocinados originada da parceria entre Microsoft e Yahoo, para competir com o Google, no mercado de buscas.

Segundo uma pesquisa da ComScore, divulgada em março de 2018, 123 milhões de buscas foram feitas através do buscador Bing, na versão para computadores.

Apesar de ser pouco difundido entre o público em geral, o Bing já possui cerca de 6% do mercado de buscas da América latina, com 741 milhões de buscas, em desktops, e 9,5% do mercado brasileiro, segundo dados da própria empresa.

No Brasil, o percentual é ainda maior, chegando a 8,1%, revela a pesquisa.

Segundo informações do InstaPage, 40% da rede do Bing é composta por um público entre 35 a 54 anos, o que pode ser uma oportunidade para empresas que oferecem produtos especificamente para este público.

Fonte: InstaPage

Os anúncios são exibidos para usuários do Bing, MSN, Yahoo, AOL e outros sites alimentados pelo Bing.

Como funciona o Bing Ads?

O funcionamento da plataforma de anúncios do Bing é semelhante ao Google Ads.
Se você já anuncia no Google, não terá nenhuma dificuldade em criar anúncios na plataforma.

Importe anúncios do Google Ads

E por falar nisso, se você já possui anúncios criados no Google Ads, pode importar anúncios, grupos, campanhas e palavras-chave facilmente através da ferramenta de importação do Bing Ads e ganhar produtividade.

Para isso, ao acessar a conta pela primeira vez, haverá uma solicitação para importar o conteúdo do Google Ads. Também há a opção de programar importações diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Controle os Custos Facilmente

Diferente da plataforma de anúncios do Google, no Bing além de setar orçamento diário, é possível trabalhar com verba semanal ou mensal, o que diminui o risco de extrapolar o orçamento.

Atue Global

A Bing Network está espalhada por quase todos o mundo, possibilitando a criação de anúncios para todos os países ou regiões específicas.

Segmentações avançadas de Anúncios

Palavras-chave: Você cria uma lista de palavras-chave importantes para o seu negócio e dá lances para que seu anúncio seja exibido.

Local

É possível segmentar anúncios para que sejam exibidos somente em regiões específicas, CEPs ou delimitar o raio de distância.

Idioma

Para atingir o público estrangeiro, basta segmentar o idioma e adaptar a copy do anúncio.

Agendamento

Sabendo em quais horários o seu público está mais ativo, é possível segmentar anúncios para que sejam exibidos somente dentro de um espaço de tempo.

Tipo de dispositivo

Celulares, tablets ou computadores. Você decide em quais dispositivos seus anúncios serão veiculados.

Hora do dia e dia da semana: Segmentando os anúncios por horário e dia da semana, o budget é otimizado para ser investido somente nos melhores momentos para o usuário.

Segmentação de público

Ideal para empresas que vendem produtos ou serviços segmentados por gênero.

Compras

Semelhante ao Google Shopping, é possível criar anúncios que exibem fotos e informações do produto diretamente na rede de pesquisa.

Extensões de anúncios

Extensões de anúncios são funcionalidades extras que tem por objetivo adicionar novos recursos visuais para aumentar o CTR.

Em comparação ao Google Ads, o Bing Ads possui 2 diferenciais: Extensão de imagens, que exibe 1 imagem junto ao anúncio e segmentação por dispositivo (Desktop ou Smartphones).

Extensões de Chamada

As extensões de chamadas exibem um número de telefone no próprio anúncio, onde o usuário pode clicar e ligar diretamente para a empresa.

Você pode adicionar qualquer número de telefone, mesmo que não esteja vinculado à uma conta do “Google Meu Negócio”.

Veja como o seu anúncio pode aparecer na página de busca:

Fonte: Bing

As extensões de chamadas podem ser utilizadas em conjunto com extensões de local, mas o botão call-to-action pode não aparecer em todos os dispositivos, segundo informações divulgadas pelo Bing.

Você deve estar pensando: Posso segmentar por tipo de dispositivo?
Sim. As extensões de chamadas podem ser exibidas somente em Smartphones ou somente em desktops (Computadores).

Extensões de Imagens

Umas das extensões mais importantes do Bing Ads é a Extensão de Imagens, onde é possível adicionar uma foto do produto para que apareça diretamente na página de buscas.

Em comparação com o Google Ads, a extensão de Imagens é uma versão simplificada do Google Shopping.

Fonte: Bing

Outras extensões podem ser adicionadas para encorpar o anúncio e deixá-lo mais atrativo, culminando no aumento de CTR.

Extensões de Aplicativos

Se você possui um aplicativo, esta extensão é quase obrigatório para otimizar a efetividade dos anúncios.

Com a extensão é possível adicionar um link direto para a página de download, facilitando a jornada do cliente e potencializando a taxa de conversão.

Fonte: Bing

Extensões de Comentários

Semelhante ao funcionamento da integração do Google Meu Negócio com o Google Ads, com a extensão de comentário é possível adicionar comentários positivos sobre o produto diretamente no anúncio.

Comentário é um importante fator de influência, e pode ser muito bem aproveitado quando o nível de concorrência é médio ou alto.

Fonte: Bing

A principal diferença em relação ao Google Ads é que na plataforma Bing é possível adicionar comentários em sites de terceiros, para isso, basta adicionar a URL do comentário na hora de criar o anúncio.

Snippets de Estrutura Dinâmica

A estrutura dinâmica é ideal para anúncios onde seja necessário adicionar pequenos tópicos em destaque, como por exemplo as marcas de um produto ou diferenciais.

Fonte: Bing

Como você pode ver na imagem, é possível adicionar um cabeçalho de 3 a 10 tópicos.
A quantidade de tópicos depende da quantidade de caracteres.

Extensões de Frase de Destaque

Mesmo possuindo design semelhante às extensões de snippets de estrutura dinâmica, há algumas diferenças na estrutura e na exibição de ambas.

Extensões de Frase de destaque podem conter até 25 caracteres e duas frases, já o snippets de estrutura dinâmica deve conter no mínimo 3 tópicos com no máximo 25 caracteres.

Fonte: Bing

Extensões de Local

Como o próprio nome sugere, a Extensão de local exibe a localização da sua empresa, além de um número de telefone, quando configurado.

É importante salientar que uma vez que o anúncio seja criado, somente clientes que estejam até 80km de distância do endereço serão impactados, caso contrário, nenhum anúncio será exibido.

Extensões de Local em Smartphones

Há uma funcionalidade disponível para anúncios com extensões de local exibidos exclusivamente em iPhones.

Em parceria com o aplicativo de transporte UBER, o recurso Get a Ride do Bing Ads adiciona automaticamente um botão que ao acioná-lo, abre o aplicativo UBER e adiciona o endereço citado no anúncio como destino.

Extensões de Sitelinks & Sitelinks Melhorados

A Extensão de Sitelinks é uma das mais tradicionais e apesar da configuração ser simples, o resultado pode ser muito efetivo.

Os sitelinks melhorados tem o mesmo funcionamento, porém, possuem maior destaque na página de pesquisa.

Em comparação ao Google Ads, vale a pena anunciar no Bing Ads?

Como qualquer plataforma de anúncios, existem pontos positivos e negativos na utilização do Bing Ads.

Pontos Positivos

Concorrência

Por ser uma plataforma relativamente nova – lançada em 2015 – o Bing Ads foi aderido por um percentual pequeno de gestores de tráfego.

Com isso, a concorrência em relação ao Google Ads é menor.

Cupom de Desconto

É comum a disponibilização de cupons de descontos para estimular novos usuários a aderirem à plataforma.

Em contraponto ao Google Ads, no Bing não é necessário um investimento mínimo para usar o cupom. Basta criar uma conta nova, cadastrar o cupom e começar a usar.

Integração com Yahoo

Para alcançar uma parcela maior do mercado, os buscadores Bing e Yahoo se unira para que os anúncios sejam veiculados em ambas as plataformas.

Pontos Negativos

Volume de Buscas

Se por um lado a concorrência é pequena, o volume de buscas segue o mesmo ritmo.
Com apenas 9,5% do mercado de buscas brasileiro, para nichos muito específicos, a plataforma pode não conseguir entregar anúncios satisfatoriamente.

Remarketing e Shopping

A falta de anúncios semelhantes ao Google Shopping do Google e, principalmente, a funcionalidade de remarketing – que ganhou grande aderência em estratégias de search engine marketing – limitam o crescimento de usuários da plataforma.

Inteligência Artificial

A fórmula para oferecer respostas relevantes do buscador Bing ainda precisa de ajustes e otimizações.
Infelizmente é comum pesquisar por um termo e receber sugestões de páginas com conteúdo sem conexão com a intenção de busca ou de baixa qualidade.

Tagueamento de URL

Um dos principais desafios em anunciar no Bing Ads é saber a origem das conversões.

Ao contrário do Google Ads que possui a função nativa para tagueamento automático de URLs, no Bing Ads isso deve ser feito manualmente e uma das melhores soluções é utilizar a ferramenta do Google.

Não taguear URLs incorrem no problema grave de não saber quais anúncios geram efetivamente conversões e o contrário.

API para Windows

Existe uma API já pronta que possibilita trabalhar offline e, quando online, subir as campanhas de anúncios, no entanto, esta opção só funciona para usuários do sistema operacional Windows, isto é, usuários do MAC precisam obrigatoriamente trabalhar online.

Localização dos anúncios

O Bing Ads exibe anúncios na barra lateral direita da página de busca em computadores, diferente do Google que parou de exibir anúncios laterais há alguns anos.

Como conseguir um cupom de R$150,00 para anunciar?

Depois de entender os principais pontos positivos e negativos do Bing Ads você provavelmente ficou tentado em começar a anunciar na plataforma.

Faz muito bem, visto que somente a experiência prática produzirá dados concretos sobre a efetividade da plataforma.

Para te ajudar com isso, vou te mostrar como conseguir um cupom de R$150,00 e começar a anunciar ainda hoje.

Fonte: Bing Ads

Vamos lá! Siga este passo a passo:

  1. Acesse a landing promocional através deste link
  2. Preencha o formulário de cadastro
  3. O cupom será enviado para o seu e-mail

Regras para utilização do Cupom de Desconto do Bing Ads

  • O cupom é válido somente para contas novas, isto é, se você possui anúncios ativos ou em algum momento ativou anúncios nesta conta, o cupom não poderá ser utilizado;
  • Uma conta não pode utilizar mais de um cupom, exceto em casos específicos, isto é, se você já resgatou um cupom, não poderá usar outro;
  • Adicione uma forma de pagamento à conta. Em contas pré-pagas é necessário adicionar no mínimo R$30,00 em créditos;
  • Todos os cupons possuem prazo de validade, caso você não utilize dentro do prazo, não será possível reutilizá-lo ou resgatar um novo cupom.

Para informações sobre como resgatar o cupom ou adicionar formas de pagamento, acesse o blog oficial aqui.

Certificação Bing Ads para Profissionais de Marketing

O programa de treinamento do Bing Ads para Gestores de Tráfego Pago, visa qualificar profissionais para conhecerem melhor as funcionalidades da plataforma de links patrocinados e obterem melhores resultados.

A certificação pode ser feita quantas vezes for necessário até conseguir o selo de “Profissional Autorizado”, embora caso o profissional não seja aprovado, há um prazo de 7 dias para uma nova tentativa.

Para fazer a certificação, basta acessar o portal Bing Ads Brasil, onde você também encontrará os materiais de preparação para o exame.

Conclusão

Bing Ads pode ser uma plataforma muito eficiente para a sua empresa, principalmente para publicidade de produtos para a faixa etária entre 30 e 60.

No guia Bing Ads, da Agência Conversion, você obteve as informações necessárias para começar a anunciar na plataforma.

No entanto, ainda não vá embora ainda!

confira este outro guia completo sobre Google Ads e entenda como tirar o melhor proveito de ambas as plataformas de anúncios.

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