Cadastrando sites nos buscadores: como fazer gratuitamente?

Conversion

Por ,
em

Ficar de olho no código HTML e otimizar a página robots.txt são algumas técnicas para cadastrar o site nos buscadores

Ser encontrado e indexado pelos buscadores é o objetivo de praticamente todas as pessoas ou marcas que possuem um site próprio. Afinal, de que vale todo o investimento em desenvolvimento e construção de um site se ninguém acessá-lo?

Você pode cadastrar seu site no Google por essa URL. Contudo, mais importante do que cadastrar, o que não garante resultados, é aplicar técnicas e estratégias de SEO para aumentar a relevância.

Pensando nisso, criamos um passo a passo simples que vai te ajudar a aumentar os acessos do seu site. Confira!

Como aumentar a relevância de sites em buscadores em 4 passos:

1º passo: olhe para o código html do seu site.

Alguns comandos HTML possuem o poder de impedir a leitura e/ou a indexação de uma página, de um conjunto de páginas ou até de um site inteiro. Para garantir que isso não aconteça, tenha certeza de que possui o seguinte trecho em todas as suas páginas:

<META NAME=”ROBOTS” CONTENT=”INDEX, FOLLOW”>

Esse código sinaliza para os crawlers (robôs que navegam pelos sites e copiam as informações contidas neles para futura análise do algoritmo do Google) que as páginas estão liberadas para leitura de conteúdo e de navegação.

2º passo: otimize a página /robots.txt.

O robots.txt é um arquivo que todo site tem ou, pelo menos, deveria possuir. Ele tem a função de limitar o acesso e a indexação dos algoritmos de buscadores ou de outras ferramentas que possam navegar pelo seu site.

Geralmente, o endereço desse arquivo é construído da seguinte forma:

www.seudominio.com.br/robots.txt

No endereço, deixamos claro aos crawlers dos buscadores quais são as páginas que eles podem ou não navegar e quais diretórios devem seguir. Observe o exemplo da página /robots.txt da Conversion:

robots txt exemplo

Aviso: devemos ter cuidado ao usar o código disallow, pois um comando errado pode afetar todo o tráfego orgânico.

Para entendermos melhor o que é esse comando, é importante saber que, na página do robots, trabalhamos com dois direcionamentos: allow e disallow.

O comando allow gera uma permissão para o crawler acessar um determinado diretório. Já o disallow tem o efeito oposto, bloqueando o endereço para o robô de busca.

Sendo assim, para ter certeza de que seu site é visível e indexável pelos robôs, garanta que seu arquivo robots esteja assim:

robots txt exemplo 2

Caso você queira adicionar mais regras de indexação, este site pode te ajudar bastante.

3º passo: crie e otimize o sitemap.

Outro recurso que vai te ajudar com a indexação do site é o Sitemap, que, assim como o nome sugere, é um mapa que contém todas as URLs do seu site.

Este mapa ajuda os robôs de busca a encontrarem e indexarem suas páginas. Por isso, é muito importante mantê-lo constantemente atualizado e com suas devidas parametrizações.

Hoje, há diversas ferramentas que ajudam a criar sitemaps gratuitamente para sites pequenos – um deles, por exemplo, é o https://www.xml-sitemaps.com/.

Caso goste de botar a mão na massa, temos um arquivo completo sobre sitemaps. Ele, com certeza, te ajudará nessa tarefa:

Guia de Sitemaps

4º passo: faça pedido de indexação no Search Console.

Por último, podemos pedir para o Google enviar um crawler diretamente para o nosso site e acelerar a indexação das páginas.

Para isso, é necessário vincular seu site à ferramenta do Google Search Console, selecionar a propriedade do site, acessar o ícone “rastreamento” e depois a opção “buscar como Google”.

Conforme a imagem abaixo:

Buscar como Google exemplo

Feito isso, basta colocar o diretório do endereço no campo de busca e pedir para o Google “crawlear” a página.

Pronto! Com esses quatro passos, liberamos o site para a navegação dos robôs de busca e comunicamos ao crawler do Google que ele pode navegar e indexar nossas páginas.

Para quem possui dúvidas sobre como funciona ou como se instala o Search Console, existe um tutorial do próprio Google que pode te ajudar: https://support.google.com/webmasters/answer/6066468?hl=pt-BR

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento