Como Anunciar no Instagram e Facebook: Guia Completo com Passo a Passo!

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Todas as empresas já perceberam a grande força que Instagram e Facebook possuem, mas anunciar nessas plataformas pode ser um grande desafio.

Mas fique tranquilo: nós vamos te ensinar passo a passo como anunciar no Instagram e no Facebook.

E por que nos dois?

Bem, porque eles estão na mesma plataforma de publicidade, o Facebook Ads.

Casa prefira, clique abaixo para ir direto ao tópico de seu interesse:

Índice de Conteúdo

  1. Como anunciar no Instagram e Facebook
  2. Vinculando a conta do Instagram ao Facebook
  3. Passo a passo para anunciar no Instagram e Facebook
  4. Como fazer o anúncio perfeito para o Instagram e Facebook
    1. Formato do anúncio
    2. Uso de emojis
    3. Tamanho do texto
    4. Conteúdo relevante

Motivos para anunciar no Instagram e no Facebook

Elas são a porta de entrada para empresas que buscam destaque e reconhecimento de marca.

O Instagram por exemplo está crescendo e adquirindo mais e mais usuários.

Segundo o portal Statista, a rede social já chega a 1 bilhão de usuários ativos e esse número tende a crescer ainda mais.

Outra grande rede que dispensa apresentações é o Facebook. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, a rede possui conexão com diversas outras plataformas digitais — o que dá a ela ainda mais autoridade.

Isso desperta o interesse de organizações com diferentes negócios.

Mas, quem já trabalha com mídias sociais sabe que não basta apenas ter um perfil para aumentar o desempenho.

Utilizando anúncios no Instagram e Facebook para impactar milhões

Para alcançar melhores resultados, precisamos utilizar todos os recursos disponíveis nas redes e isso inclui os anúncios.

Quando se trata de anúncios, Facebook e Instagram são redes sociais integradas e interdependentes.

Isso torna mais fácil anunciar nas redes, pois utilizamos as mesmas ferramentas de anúncio disponibilizadas pelo Facebook.

Por isso, resolvemos auxiliar iniciantes nas plataformas a alcançar destaque nas redes sociais mais importantes do meio digital.

E não só isso!

Para quem está começando, pode ser difícil encontrar a melhor maneira para estruturar seus anúncios.

Vamos, ainda, destacar quais elementos são mais relevantes ao usuário para que, assim, você consiga fazer anúncios impactantes e que tragam resultados.

Nesse artigo, você aprenderá uma passo a passo sobre como fazer anúncio no Instagram e Facebook e todos os requerimentos necessários para tal ação.

Fique com a gente nos próximos minutos!

Como anunciar no Instagram e Facebook

Há duas formas para anunciar no Instagram e Facebook, uma delas é a través do Gerenciador de Anúncios e a outra é pela própria página do Facebook.

A segunda opção é a mais fácil para quem está começando na criação de anúncios.

Tenha em mente, então, que para anunciar em ambas as redes sociais, é necessário ter uma página no Facebook antes.

A sua marca já tem uma página no Facebook e no Instagram?

Se a resposta for positiva, vamos à prática!

Como anunciar pela primeira vez no Instagram

Para veicular os anúncios no Instagram, o primeiro passo é vincular sua conta ao Facebook.

Como fazer isso ?

Acompanhe.

Vinculando a conta do Instagram ao Facebook

É fácil veicular a conta do Instagram ao Facebook.

Você pode fazer isso por meio do seu próprio smartphone.

Mas, antes, é necessário ter uma conta comercial no Instagram.

Caso não possua uma:

  1. Entre nas configurações de seu perfil;
  2. Clique em conta;
  3. Selecione a opção para Obter as Ferramentas de Negócios do Instagram;
  4. Escolha uma categoria;
  5. Confirme seus dados.

Após isso, a sua conta passará a ser comercial, possibilitando o acesso às ferramentas profissionais da rede social.

Lembrando que, em contas comerciais, seu perfil ficará aberto para que todos possam visualizá-lo.

Para vincular ela ao Facebook, vá novamente em Configurações da Conta e escolha “Facebook” na a opção de Contas Vinculadas.

É só inserir as informações de login e pronto!

Seu conta está vinculada ( =

Agora, será possível criar anúncios para o Instagram e para o Facebook de uma só vez.

É simples e rápido. Acompanhe os próximos cinco passos.

Passo a passo para anunciar no Instagram e no Facebook, de uma só vez

1° Passo

Para iniciar o processo de criação dos anúncios, acesse sua página no Facebook.

No canto inferior esquerdo da tela inicial, selecione a opção de Promover a Página.

Você pode, também, acessar a Central de Anúncios no menu de cima da página e escolher a opção Criar Anúncio.

2° Passo

Abrirá uma tela de seleção dos resultados que você deseja alcançar com os anúncios. Nela, há quatro opções:

Promover sua página: tem foco em ganhar mais visitantes e presença da página;

Obter mais visitantes para o site: objetiva direcionar os usuários para seu site ou para um blog;

Obter mais cadastros: tem foco na geração de leads através do preenchimento de um formulário;

Anúncios automatizados: essa opção é, na verdade, um recurso do Facebook para te auxiliar na criação dos anúncios.

De acordo com a sua resposta à algumas perguntas, o próprio sistema determina qual tipo de resultado seria ideal para o perfil de sua empresa.

Para anunciantes menos experientes, aconselhamos selecionar os Anúncios Automatizados.

O Facebook sugere quais configurações você deve aplicar ou alterar em seus anúncios.

Com o tempo, ele fará sugestões para ajustar seu anúncio e alcançar maior desempenho.

Tipo de anúncio

3° Passo

Caso você selecione a opção de Anúncios Automatizados, clique em começar:

Escolha uma categoria para seu anúncio;

Selecione uma ou mais maneiras que você faz negócios: Pessoalmente, Online ou por Contato Direto;

Caso escolha a opção “Pessoalmente” adicione o endereço de seu negócio;

Já se a escolha for “Online”, insira a URL do seu site;

Negócios Facebook

Após selecionar, clique em “avançar”.

(Se entre as opções, você escolheu a de contato direto, determine de que forma você gostaria de se comunicar com seus clientes: “Eles fornecem as informações e eu entro em contato” ou “Eles entram em contato comigo”.

Anunciando no Facebook e Instagram

Caso opte pela segunda opção, determine qual seria o melhor meio para eles entrarem em contato com você.)

Escolha interesses que seus clientes têm em comum como Hobbies e atividades. Isso ajuda ao Facebook direcionar seus anúncios ao público adequado

Planejando anúncios no Facebook e Instagram

4° Passo

A quarta etapa é dividida em quatro fases:

Escolha seu plano: Serão apresentadas algumas propostas para seu anúncio. Nelas podemos ver o orçamento, o resultado estimado e o objetivo do anúncio.

Escolha a que você acha mais adequada à sua estratégia e clique em avançar;

Planos Facebook

Configure seu anúncio: nessa parte você determina o título, a imagem, a descrição, o botão e, também, quantas versões do anúncio serão veiculadas.

Edição do anúncio Facebook e Instagram

As versões que tiverem melhor desempenho serão veiculadas com mais frequência.

É possível, também, ter uma pré-visualização de seu anúncio em diferentes plataformas, são elas:

Feed de notícias do desktop; Instagram stories; feed do Instagram; marketplace para celular; e feed de notícias móvel.

Para visualizar os diferentes formatos clique em prévia no menu à direita e selecione a que deseja visualizar.

Feed e stories

O botão é a chamada para ação que você almeja para seu cliente, também, são oferecidas algumas CTAs padrão pela ferramenta:

Facebook e Instagram ads

Selecione o público ou configure o formulário: caso o objetivo escolhido do anúncio seja obtenção de cadastros, você precisará criar um formulário para que seu público preencha.

A própria ferramenta já mostra um modelo padrão de formulário da plataforma (a pré-visualização de seu formulário pode ser vista à direita na tela).

Você pode editar o título, a descrição e quais perguntas serão feitas ao cliente.

INFORMAÇÕES DO FORMULÁRIO FACEBOOK

No caso de outros objetivos, você irá para a etapa de seleção do público.

Agora, basta escolher para qual público será veiculado o seu anúncio e se você deseja veicular ele ao Instagram.

Caso não possua um público-alvo registrado ou queria alterar o público sugerido, você pode clicar na opção inferior direita “Criar novo público”.

Ao clicar nessa opção, escolha a faixa etária, localização e gênero do seu público -alvo.

Público Instagram e Facebook

Escolha o orçamento diário: na etapa final, são oferecidos os orçamentos diários para sua escolha.

Nos anúncios automatizados, o anúncio será veiculado continuamente, porém você pode pausar ou desativá-lo a qualquer momento.

O resultado estimado para cada orçamento pode ser visualizado na tela à direita da página.

Como anunciar no Instagram e Facebook

5° Passo

Após preencher e configurar todas as opções do anúncio, clique em Promover e escolha qual a Forma de Pagamento.

Pronto! Seu anúncio será divulgado.

Para quem optou por outra alternativa que não os Anúncios Automatizados, as opções são similares, porém, há mais possibilidades de customização do anúncio.

Vamos entender melhor quais são essas possibilidades:

Formato do anúncio

Os formatos disponibilizados para o anúncio são:

Imagem única;
Vídeo único;
Carrossel: permite que você exiba duas ou mais imagens, vídeos, links e chamadas para a ação em seu anúncios.

O formato é bem dinâmico — basta deslizar o dedo para visualizar os diferentes elementos. O carrossel é bom para quem deseja demonstrar um passo a passo ou divulgar mais de um produto, por exemplo.

Apresentação multimídia: um vídeo dinâmico que pode conter até 10 imagens

Formato de anúncios Instagram e Facebook

Orçamento e duração

Nessa etapa, você pode optar por não veicular o anúncio continuamente e então determinar até que data ele será divulgado.

Aprendeu como fazer seus próprios anúncios e veiculá-los tanto no Facebook quanto no Instagram?

Fique com a gente que tem mais!

Vamos dar umas dicas para que seus anúncios sejam impactantes e tragam ótimos resultados!

Como fazer o anúncio perfeito para Instagram e Facebook

É claro que não há uma fórmula mágica para fazer um anúncio perfeito.

Na hora de estruturar o anúncio, existe uma variedade de fatores a serem considerados como:

  1. Tipo de engajamento;
  2. Formato;
  3. Tamanho do texto;
  4. Utilização ou não de emojis;
  5. Horário de publicação;
  6. e a lista continua.

Uma estratégia pode ser ótima para determinada empresa ou marca, porém, ao mesmo tempo, não adequada à sua empresa e não gerar os resultados esperados.

Com base nisso, vamos passar dicas mais gerais e que, comprovadamente, são mais eficientes.

Porém, cada caso é diferente, pois públicos divergem em suas preferências.

Por isso, aconselhamos que aplique as dicas de forma a adequá-las de acordo com a sua marca e, principalmente, com seus leitores.

Formato do anúncio

Vídeo, imagem, carrosel, apresentação multimídia… enfim, há diversos formatos de anúncio para o Instagram e Facebook. A questão é:

Qual deles traz melhores resultados?

Um estudo da Quintly revelou que as publicações que têm a maior média de interação nas redes são vídeos e imagens, principalmente vídeos.

Vídeos possibilitam mais interação com os usuários, além de ser possível divulgar quase todo tipo de conteúdo.

Apresentado-os das mais diversas maneiras possíveis.

Uso de emojis

Os emojis são um meio excelente para alcançar maior engajamento e aproximação com seu público.

Ao que indica a pesquisa, a maioria das publicações não utiliza os emojis, subestimando o potencial que eles têm no Instagram e Facebook.

O mesmo estudo da Quintly indica que posts com os emojis são os que mais ganham interações e trazem bons resultados para quem deseja mais alcance e engajamento.

Mas, lembre-se: não exagere. O uso excessivo ou desnecessário de emojis pode prejudicar a imagem de sua empresa e provocar o efeito contrário.

Procure encaixá-los em contextos que fazem sentido e insira no máximo quatro emojis por post.

Tamanho do texto

O tamanho de seu texto é influenciado diretamente pelo tema que será apresentado.

Um conteúdo mais sério para leitores assíduos requer mais complexidade e textos maiores.

Enquanto que, em um anúncio sobre assuntos mais descontraídos e que não necessitam de muita informação, o texto grande pode ser irrelevante e pouco atrativo.

Em geral, o ideal é sempre buscar a menor quantidade de texto possível.

O estudo da Quintly indica que os textos com mais interações possuem de um a 50 caracteres.

Conteúdo relevante

É importante reforçar a ideia de relevância de seu conteúdo. Fale sobre assuntos de tendência e desejados pela persona.

Os conteúdos compartilhados nas redes sociais estão em constante mudança.

É necessário estar sempre atualizado e procurar inovar, ou seja, pensar à frente.

Os conteúdos de maior sucesso são aqueles relevantes aos usuários, seja com informações importantes, novidades, tutoriais, objetivos, e por aí vai.

Podemos perceber que não basta apenas saber como anunciar, temos que pesquisar bem sobre o nosso público e procurar sempre a melhor forma de atraí-lo.

Para alcançar uma posição de destaque nas redes, é preciso pensar fora da caixa, sempre inovando.

Esperamos ter ajudado com esse conteúdo!

Para se aprofundar mais no assunto, visite nosso post sobre como gerenciar sua página no Facebook e como utilizar o gerenciador de anúncios.

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