Como criar um canal no YouTube passo a passo

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Entre as redes sociais mais utilizadas no mundo está o YouTube – atrás somente do Facebook –, onde há todo tipo de conteúdo.

Saber como criar um canal no YouTube é muito importante atualmente para empresas que desejam maior presença digital e melhores resultados.

Afinal, usuários de todo o mundo estão presentes nele, e a rede pode ser utilizada para atingir determinados públicos com mais assertividade.

Além disso, por meio dela conseguimos criar conteúdos incríveis e dinâmicos, que geram bastante interatividade e tem mais chances de agradar aos usuários.

Pensando nisso, nós da Conversion resolvemos te ensinar como criar um canal no YouTube em quatro passos simples e rápidos.

Mas, antes, vamos investigar melhor as vantagens de ter um canal no YouTube.

No final do artigo, você ainda saberá 8 dicas para quem está começando no YouTube e quer ter um canal de sucesso.

Acompanhe esse artigo nos próximos minutos. Se preferir, utilize o índice abaixo.

Índice de conteúdo

  1. Benefícios de ter um canal no YouTube
  2. Como criar um canal no YouTube em 4 passos simples e rápidos!
  3. 8 dicas quem está começando no YouTube

Benefícios de criar um canal no YouTube

A rede social oferece um ambiente simples e prático, onde todos podem participar e compartilhar suas experiências e conhecimentos, atraindo pessoas de todos os locais, gostos e personalidades.

O interesse por conteúdos audiovisuais cresceu bastante, tornando a rede um local não apenas de entretenimento mas também de acesso a informações importantes.

Em alguns casos, o Youtube acaba substituindo até mesmo outros canais como televisão, jornais e revistas.

É uma plataforma que exerce grande influência nos usuários e, por isso, merece atenção especial de marcas que desejam se destacar no meio digital.

Desde seu surgimento, em 2005, o número de usuários cresce constantemente e já chega a quase 2 bilhões de acordo com pesquisa do portal Statista.

Devido ao seu grande alcance e à facilidade de criar um canal no YouTube, muitas empresas e marcas utilizam essa plataforma em suas estratégias de marketing para obter melhores resultados.

São bilhões de usuários e o número está em crescimento constante — fazer parte da rede significa estar aberto a novas oportunidades de crescimento.

Alguns dos principais benefícios com o uso do YouTube são:

Amplo alcance

Devido ao grande número de usuários no YouTube, um vídeo, se bem feito, pode ter um amplo alcance ao público.

Para isso, é preciso criar um conteúdo relevante à persona, que atraia a atenção e , ao mesmo tempo, seja útil e objetivo.

Um vídeo de sucesso pode aumentar significativamente os leads e a taxa de conversão de seu público-alvo.

Reconhecimento da marca

O próprio YouTube direciona os usuários a conteúdos que sejam mais relevantes de acordo com pesquisas relacionadas ao tema.

Ele dispõe o conteúdo de acordo com o maior números visualizações.

Os vídeos mais indicados, além das visualizações, são aqueles que possuem os mais curtidas e compartilhamentos.

Um bom vídeo que prende a atenção dos usuários é rapidamente reconhecido e seu alcance cresce bastante, impactando diretamente no reconhecimento da marca por mais usuários.

Criação de autoridade

É de extrema importância compartilhar informações que ajudem seu público a adquirir conhecimento em determinado assunto.

Isso permite um boa experiência do usuário e, consequentemente, um feedback positivo, seja compartilhando o conteúdo, ou apenas curtindo o vídeo.

A marca passa a ter uma imagem mais forte e representativa.

Devido a esse fator, é possível atingir mais influência em seu ramo, chegando até a ser referência de outras empresas na área.

Vamos agora à prática, afinal, Como criar um canal no Youtube ?

Como criar um canal no YouTube ? 4 passos simples e rápidos

Fizemos um passo a passo bem didático que vai de ajudar a entender como criar um canal no Youtube.

Confira abaixo!

1. Antes de tudo é preciso criar uma conta no Google.

Para criar a conta, basta acessar o site de suporte do Google (lá é descrito o passo a passo para criar sua conta).

2. Após ter criado a conta, entre no site do YouTube e clique, no canto superior direito, na opção “Fazer Login”.

como criar um canal no youtube - fazer login

3. Após fazer o login, clique no ícone que está agora no mesmo local de realizar o login. Aparecerão algumas opções, clique na primeira: “Meu canal”.

Como criar um canal no youtube - passo 2

Você será redirecionado para a página de criação do canal. Nela é possível, além de utilizar o seu nome, criar uma conta de empresa clicando no link “Usar um nome de empresa ou outro nome”.

Passo a Passo YouTube - conta da empresa

4. Ao clicar no link para conta de marca, basta escolher um nome e criar o canal.

Passo a Passo YouTube 2 (1)

Pronto! :)

Após esses passos, sua conta está criada. Agora, vamos à personalização de seu novo canal.

Como personalizar seu canal do Youtube

Nome

Na hora de criar o nome do canal, o ideal é que seja algo marcante, um nome fácil de lembrar e, ao mesmo tempo, que represente a marca ou empresa.

Descrição

O campo descrição apresenta aos usuários um panorama geral do tipo de perfil e de conteúdo que será compartilhado no canal.

É importante informar a área de atuação da empresa, quais os objetivos do canal e também é bom divulgar outros canais digitais que a marca possui.

Criação da imagem

Ao criar a imagem que represente a empresa ou marca, é necessário que ela tenha identidade visual, ou seja, ao bater o olho, o usuário deve relacionar a foto à empresa.

A foto de capa deve divulgar as suas outras redes e representar com recursos visuais as características da empresa.

Criou e personalizou o seu novo canal no YouTube?

Confira, agora, oito dicas práticas para quem está começando.

8 dicas para quem acabou de criar um canal no YouTube

  1. Acompanhe sempre a performance de seu canal e procure estratégias para melhorá-la;
  2. Acompanhe outros canais de sucesso e analise suas estratégias e seus diferenciais;
  3. Se possível, faça parcerias com os principais influencers da plataforma. Essa é uma boa maneira de obter mais visualizações e reconhecimento;
  4. Produzir um conteúdo de qualidade é importante para proporcionar a melhor experiência ao seu público;
  5. Os comentários são importantes e merecem atenção — esteja aberto a novas sugestões para o seu canal;
  6. Atente-se ao título e à thumbnail, são a primeira impressão de seu vídeo e devem ser atrativos, com imagens criativas e títulos chamativos;
  7. Conecte a rede às suas outras plataformas digitais, aproveite para incentivar o usuário a acessar sua página no Facebook ou blog por exemplo;
  8. Crie um conteúdo que seja diferente e dinâmico, considere outros conteúdos sobre o seu tema e procure sempre inovar.

Vivemos em uma época de constante inovação e mudança.

É preciso não só acompanhar as tendências, mas também pensar no futuro, sempre à procura de alternativas inovadoras.

Conheça mais sobre o tema também em nosso post sobre como fazer otimização de vídeo.

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