Como criar uma página no Facebook passo a passo

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Acredito que concordamos quando digo que criar uma página no Facebook é essencial para qualquer empresa ou usuário que almeja maior presença digital.

A plataforma possui um sistema completo e eficiente tanto para entretenimento quanto para fins profissionais.

O Facebook conta com mais de 2 milhões de usuários atualmente e pessoas de todos os lugares do planeta a utilizam.

A rede exerce influência tão grande que torna quase impossível ignorá-la.

Por meio dela, os usuários compartilham desde experiências pessoais até notícias globais — muitas delas, inclusive, chegam a influenciar decisões governamentais.

O sistema do Facebook é organizado e há infinitas opções para personalizar e promover sua página.

É um local onde todos compartilham informações pessoais dos mais variados tipos, como gênero, personalidade, área de atuação, idade, preferências musicais, culinárias, entre outras.

O público que participa da rede é muito diversificado, e é possível segmentar com precisão quase exata qual você quer atingir.

Por isso, nós, da Conversion, resolvemos ensinar a você como criar sua página no Facebook através do celular e computador de maneira objetiva e clara.

Nesse artigo você encontrará o passo a passo completo para criar uma página no Facebook.

E não é só isso!

No final do post, ainda terão dicas para ter uma página de sucesso na plataforma!

Vamos começar?

Se quiser, você pode clicar no tópico de seu interesse por meio do índice abaixo.

Índice de conteúdo

  1. Passo 1: Criação da página
  2. Passo 2: Configurações da página
  3. Passo 3: Personalização da página
  4. [EXTRA!] As 7 dicas essenciais para ter uma página de sucesso no Facebook

Como criar uma página no Facebook passo a passo

Vou ensinar como criar uma página no Facebook pelo celular e computador.

Para criar a sua página, é preciso, antes, ter cadastro de seu perfil. Para isso, basta acessar o site do Facebook, inserir alguns dados e inscrever-se.

Já possui sua conta no Facebook?

Vamos agora ao passo a passo!

Passo 1: Criando a página

Existe diferença na hora de criar uma página no Facebook pelo computador ou pelo smartphone.

Por isso, aqui, você encontrará os dois tutoriais.

Como criar uma página no Facebook pelo computador

Para criar a página no computador, entre na sua conta do Facebook e, na tela inicial, no canto inferior esquerdo, escolha a opção “Páginas”.

Em seguida, clique em “Criar Página”.

Primeiro passo - Criar Página no Facebook

Você será redirecionado para escolher o tipo de página que deseja criar: negócio ou marca e comunidade ou figura pública.

Escolha do tipo de pagina

Após escolher o tipo de página, digite o nome e categoria da página.

Na escolha de categoria, escreva sobre o que ou quem será sua página, por exemplo: empresa de transportes ou produtor de conteúdo.

(O próprio buscador irá sugerir as opções disponíveis de acordo com o que você digitar.)

Como criar uma página no Facebook pelo seu smartphone

Para criar a página pelo seu celular, baixe o aplicativo do Facebook e entre em sua conta.

Em seguida, na tela inicial, no canto superior direito, clique no ícone com três linhas paralelas.

Depois disso, deslize para baixo até o ícone das páginas e selecione-o.

Você será redirecionado para outra tela. Nela, clique em “Criar Página” e escolha um nome para ela.

Conforme as imagens abaixo:

Criar página no Facebook pelo smartphone Criando página no Facebook pelo celular

 

Após determinar o nome, escolha uma ou mais opções referentes aos seus objetivos com a página.

Em seguida, selecione uma categoria para sua página — o próprio buscador irá sugerir as opções disponíveis de acordo com o que você digitar.

Selecionando a categoria da pagina Definindo a categoria da pagina

Passo 2: Configurações da página

Agora que a sua página está criada, é necessário realizar as configurações de alguns detalhes, como foto de perfil e de capa, por exemplo.

Configurando a página pelo seu computador

Após realizar as predefinições de sua página, você será redirecionado para adicionar uma foto de perfil e capa.

As imagens podem ser alteradas futuramente. Escolha as que melhor representam os objetivos e características da página.

Quinto passo adicionar pagina de perfil Sexto passo adicionar foto de capa

Além disso, na janela de configurações, conseguimos vincular a conta do Instagram ao Facebook.

Esse recurso serve para veicular anúncios em ambas as plataformas (a publicação e edição dos anúncios nas plataformas é feita por meio do Facebook).

Também é possível, na aba “Mensagens”, utilizar mensagens automáticas caso ninguém esteja disponível na hora.

As funções administrativas da página podem ser alteradas e novos administradores adicionados, basta configurar em “Funções administrativas”.

Configurando a página por meio do smartphone

As primeiras telas que aparecem após a escolha da categoria serão para determinar sua foto de perfil, capa e também para adicionar a URL do seu site.

DICA: Caso você já tenha um site, é sempre bom informá-lo na página para que sua estratégia seja mais integrada e os usuários interessados, melhor direcionados.

Escolha imagens representativas e atrativas.

adicionando foto de perfil pelo celular Adicionar URL site no Facebook

Você pode também conectar sua conta no Instagram, editar as funções administrativas, determinar mensagens automáticas e outras configurações.

Para isso, basta clicar no ícone representado pelos três pontos na opção “mais”, depois clicar em editar página e “Configurações”.

Continue acompanhando e veja como deixar a sua página personalizada.

Passo 3: Personalizando a página

Personalizando a página no Facebook pelo computador

Agora é hora de personalizar a sua página!

Essa parte é muito importante, pois, ao personalizar a página, você deve considerar a experiência do usuário.

A sua página do Facebook deve ser bem organizada e atender às necessidades dos visitantes.

O primeiro passo sugerido é criar uma descrição da página. Ela é muito importante, pois é analisada pelos mecanismos de busca do Facebook.

DICA: A descrição deve conter palavras-chave e frases relevantes e relacionadas à sua página.

O que recomendamos é selecionar o botão que aparece logo que carrega sua página pela primeira vez, “Ver todas as dicas da Página”.

Nesse campo, o próprio Facebook oferece algumas dicas bem detalhadas que podem auxiliar melhor na hora de personalizar a página.

Ver todas as dicas da Página

É possível alterar o design da página, adicionar botões e modificar as guias através da janela de configurações na página.

Ao acessar as configurações, clique em “Modelos e guias”.

A plataforma oferece alguns modelos padrão de página de acordo com o tipo como negócios, restaurantes, ONGs, entre outros.

Além disso, você pode modificar, adicionar, remover e alterar a ordem das guias.

modelos e guias - Página Facebook

Outra parte essencial é preencher todas as informações da página.

Na própria guia de configurações, acesse “Informações da Página”.

Lá você pode adicionar ou remover as categorias, alterar a descrição, adicionar informações de contato — como site, telefone e e-mail –, descrever os interesses pessoais, adicionar localização e horário de funcionamento.

Informações da página

Personalizando a página por meio do smartphone

Para personalizar sua página no celular, clique no ícone com o sinal de três pontos onde está escrito “Mais” e selecione a opção “Editar Página”.

editar página Editar Página Facebook

Você será redirecionado para a página de edição, onde é possível editar o modelo da página — são oferecidos alguns padrões para diferentes tipos de página.

Nas informações da página, é possível adicionar ou alterar:

    1. Categoria;
    2. Nome;
    3. Descrição;
    4. Informações de contato;
    5. Localização da organização e horário de funcionamento.

Na janela de guias você pode adicionar, remover ou alterar a ordem delas.

As guias têm como propósito conduzir o usuário a conteúdos, informações e o que você desejar sobre sua página, por isso, merecem atenção.

7 dicas essenciais sobre como fazer uma página no Facebook de sucesso

1. Interaja com os visitantes da página

Tente ao máximo realizar enquetes na página, responder a comentários e fazer posts interativos, ou seja, que demandem uma resposta e estimulem alguma reação em quem visualiza a publicação.

Outra alternativa oferecida pelo Facebook muito útil para interação são os grupos da página.

Ao participar de um grupo, os usuários demonstram interesse em seu conteúdo e vontade de ajudar.

Eles podem expressar suas opiniões em relação a novas estratégias ou produtos e até receber benefícios exclusivos por isso, dependendo de sua estratégia de engajamento.

Isso é importante pois os usuários se sentem mais engajados com a página e identificam-se melhor com sua marca ou empresa.

2. Relevância da página

Utilize uma linguagem mais focada em seu público e procure fazer publicações interessantes, úteis e cativantes.

As imagens, tanto de perfil e capa quanto dos posts, devem ser criativas e sedutoras.

Resumindo, o conteúdo de sua página deve ser relevante aos visitantes e atual.

3. Procure auxiliares para a página

Trabalhar em equipe é mais produtivo e ajuda a manter sua página sempre atualizada e ativa. O Facebook oferece algumas opções de colaboradores para a página.

São elas: administrador, editor, moderador, anunciante e analista.

Você pode adicioná-los na opção de funções administrativas nas configurações.

4. Promova sua página no Facebook

Você pode utilizar a própria ferramenta do Facebook de promoção, Facebook Ads, para atingir um público maior e bem direcionado de acordo com a segmentação selecionada.

Divulgue também a página em seu site e outras mídias digitais.

5. Faça análises da performance

É importante acompanhar constantemente se a sua página está trazendo bons resultados.

A dica de ouro é procurar sempre inovar!

O próprio Facebook oferece relatórios dos cliques/ações, alcance, dados demográficos do público impactado, entre outras informações sobre os posts a página.

6. Escolha o horário ideal para fazer postagens

O horário e dia em que são realizadas as publicações são importantes pois há alguns específicos em que os usuários estão mais ativos, logo, existe maior possibilidade na obtenção de melhores resultados.

Um estudo da Sprout Social organiza os melhores horários para postar de acordo com o tipo de conteúdo e público.

7. Utilize “Calls to action” nas publicações

Call to action (CTA) nada mais é do que incitar o usuário a realizar alguma ação, desde adquirir um produto até visitar seu website.

Utilize CTAs em seus posts para integrar todas suas redes sociais e também ampliar o engajamento com o público.

Está pronto para alcançar os melhores resultados em sua página no Facebook? Continue lendo o blog da Conversion!

Quer saber mais ?

Visite nossos outros posts sobre como gerenciar sua página no Facebook e como ganhar mais visualizações com suas publicações.

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