Como divulgar sua loja virtual? Aprenda da melhor maneira

Conversion

Por ,
em

Saber como divulgar sua loja virtual é necessário, qualquer que seja seu negócio, para alcançar seus objetivos com eficiência.

Todos os seus esforços com o e-commerce serão em vão se você não aprender a divulgá-lo e torná-lo reconhecido no mercado.

Porém, divulgar uma loja virtual não é uma atividade tão simples. É necessário considerar diversos fatores para elaborar uma estratégia de divulgação eficiente.

Pensando nisso, resolvemos escrever este post, para te ajudar a divulgar seu e-commerce com sucesso.

Você aprenderá como divulgar sua loja virtual, algumas estratégias de divulgação e ainda daremos algumas dicas para otimizar a promoção do seu e-commerce.

Como divulgar seu e-commerce de maneira eficiente

O primeiro fator que você deve considerar antes de começar a divulgar é a sua persona.

É importante que você saiba com quais canais ela mais interage e por quais tipos de conteúdo ela tem preferência.

Além disso, entenda o contexto em que sua persona está inserida para ajudá-la  a solucionar seus problemas e dúvidas, causando uma boa impressão de sua empresa.

Outra coisa muito importante que você deve saber é que a maneira como as empresas fazem marketing mudou bastante com o marketing digital.

A estratégia do momento é o inbound marketing.

Essa estratégia consiste em aplicar o marketing de atração, por meio da produção de conteúdos relevantes ao público do seu negócio.

Dessa forma, seu e-commerce pode atingir os possíveis clientes com mais eficiência, ou seja, apenas aqueles que têm interesse no que você oferece.

A aplicação dessa estratégia evita que sua loja virtual torne-se indesejada e inconveniente.

Onde divulgar seu e-commerce ?

Há várias plataformas em que é possível divulgar seu e-commerce, e cada uma conta com suas características e recursos.

Para estar realmente presente no mercado, é importante que você promova seu e-commerce em várias delas.

Em todas, sua marca deve seguir a mesma abordagem. Por isso, crie uma identidade para ela.

Isso colabora para construir uma boa imagem da sua marca e ter unidade em suas estratégias de promoção.

Além disso, usar estratégias omnichannel para sua loja virtual pode trazer muitos benefícios e oferecer a melhor experiência aos usuários.

Ela consiste na união entre todos os canais em que sua empresa está presente e visa estruturar cada um deles, de maneira que os usuários possam efetuar o processo de compras em cada um deles.

Dessa forma, eles tem uma boa experiência com rapidez e praticidade nas atividades.

Mas lembre de ter preferência pelas mídias em que seu público é mais ativo e tem maior probabilidade de te reconhecer e interagir com as postagens da sua marca.

Vamos agora aos principais canais em que você pode divulgar sua loja virtual. Confira!

Blogs

Com a explosão do marketing de conteúdo, os blogs começaram a fazer muito sucesso, e e-commerces de todos os tipos aderiram a eles também.

Por meio deles, é possível ter forte presença nos mecanismos de busca como o Google, onde seu público com certeza está presente e pesquisa por produtos e serviços de todos os tipos.

Para isso, é preciso produzir conteúdos relevantes à sua persona e que contenham as palavras-chave mais pesquisadas relacionadas ao tema.

Tudo isso sem precisar gastar com anúncios e patrocínios.

Redes sociais

Nas redes sociais, também é possível aplicar o marketing de conteúdo, criando posts que geram interações e viralizam em meio ao seu público-alvo.

Além disso, nas redes sociais também pode-se veicular anúncios por meio das ferramentas oferecidas pelas próprias plataformas.

São ferramentas completas, com uma segmentação muito ampla, aumentando a eficiência e o alcance de suas campanhas.

Links patrocinados

Os links patrocinados podem ser veiculados pela própria plataforma de anúncios do Google.

Por meio dela, você pode administrar suas campanhas e promovê-las em duas redes: a de display e a de pesquisa.

A de display consiste nos anúncios presentes em outros sites e aplicativos vinculados ao Google Adsense.

Os anúncios da rede de pesquisa aparecem nos resultados da busca e têm preferência sobre os resultados orgânicos.

E-mail marketing

Não pense que os e-mails já estão ultrapassados. A maioria dos usuários na internet ainda o utilizam e é possível gerar muitos leads com os e-mails.

Os e-mails são mensagens privadas, portanto, podem ter uma abordagem mais personalizada para cada lead.

Isso permite que a marca crie relacionamentos mais profundos com seus clientes, aplicando uma estratégia de remarketing para fidelizar seus clientes e torná-los promotores da sua marca.

3 dicas práticas para divulgar sua loja virtual com sucesso

Confira agora três práticas que você pode utilizar na divulgação do seu e-commerce para otimizar sua estratégia e aumentar significativamente seu desempenho.

Elas são eficientes e podem trazer ótimos resultados para sua loja virtual.

SEO

SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca) é uma estratégia de marketing digital essencial para aumentar a performance do seu e-commerce.

Ela consiste em todas as otimizações em sites e blogs, que visam melhorar o posicionamento deles nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca como o Google.

Em geral, quando alguém quer comprar um tênis masculino, por exemplo, a pessoa pesquisa no Google por essa palavra.

Ao pesquisar, o algoritmo do Google apresenta a essa pessoa os sites relacionados que acha mais relevantes para que ela encontre o que procura.

Para isso, o algoritmo considera diversos fatores como autoridade do seu site: backlinks, palavras-chave e experiências que outros usuários têm em sua página, como tempo de permanência.

Profissionais de SEO têm como desafio identificar os fatores de ranqueamento para os sites e fazer todas as alterações e otimizações necessárias.

Dessa forma, sites de e-commerce, por exemplo, podem ficar bem posicionados nos resultados para os termos relacionados ao negócio da sua loja virtual.

Remarketing

O remarketing consiste em divulgar seus produtos e serviços para quem já fez negócios em seu e-commerce.

Fazer isso permite a criação de um relacionamento mais profundo com seus clientes e aumenta significativamente as chances de eles terem preferência pela sua marca nas próximas compras.

E, caso a experiência dos clientes com a sua marca tenha sido muito boa, eles podem tornar-se promotores dela, fazendo o marketing individual de maneira natural.

Invista em influencers

Influenciadores digitais são figuras públicas que exercem grande influência no comportamento de grupos sociais.

Quem segue os influencers e os acompanha, em geral, tende a vê-los como exemplos em relação ao estilo de vida, moda e vários outros fatores.

Se um influencer indica um produto, é muito mais provável as pessoas aceitarem e confiarem nele do que em sua marca.

Por esse motivo, em suas estratégias de divulgação, considere fazer parcerias com influencers para obter melhores resultados e melhorar a imagem da sua marca.

Dica: Lembre-se de escolher aquele mais parecido com sua persona, para atingir o público certo, que realmente tenha interesse no que sua loja virtual oferece.

Agora que você conhece os principais canais de divulgação para e-commerces e as estratégias mais eficientes, é importante que conheça mais a fundo algumas ferramentas de veiculação de anúncios e estratégias de promoção.

Quer saber mais?

Confira nosso post sobre o gerenciador de anúncios do Facebook e Instagram e saiba tudo sobre a ferramenta.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento