Como montar uma loja virtual de sucesso: saiba como!

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Montar uma loja virtual é essencial para um negócio que quer aumentar as vendas e melhorar seus resultados.

Afinal, quem não compra pela internet hoje em dia?

Os consumidores atuais exigem soluções mais rápidas e práticas aos seus problemas, e ter um e-commerce pode te ajudar nisso.

Se você chegou até este post, já tem uma ideia do que é um e-commerce e sua importância para o seu negócio.

Criar uma loja virtual para seu negócio permite que você customize a plataforma como quiser e tenha liberdade para organizar seu catálogo e divulgá-lo na web.

Seu negócio não pode ficar de fora dessa!

Neste post você aprenderá como montar um e-commerce de sucesso com um passo a passo completo.

Confira!

A importância do e-commerce

Como dissemos antes, a preferência dos consumidores está mudando no contexto atual.

Eles prezam por mais praticidade e rapidez na jornada de compra, e isso reflete diretamente em seu comportamento no mercado.

A alternativa para a qual eles se voltam são os e-commerces e lojas virtuais, que permitem a compra de produtos de maneira rápida, sem precisar sair de casa.

Nesse contexto, os e-commerces cresceram bastante, e hoje são necessários para qualquer negócio que almeja bons resultados com uma estratégia completa.

Com a presença digital você pode impactar muitos potenciais clientes de seu negócio.

Além disso, diferentemente de abrir uma loja física, a loja virtual é muito mais simples e não requer tanto investimento.

Como montar um e-commerce do zero

Para montar um e-commerce você precisa antes ter um planejamento e conhecer as principais alternativas existentes.

Para te ajudar a criar um e-commerce e começar a vender online, fizemos um passo a passo essencial, confira!

1. Tenha objetivos claros em mente

Primeiro é preciso definir os objetivos que você quer atingir com seu e-commerce e traçar algumas metas com prazos.

Dessa forma, é possível mensurar os resultados de suas estratégias com mais facilidade.

Além disso, você terá um direcionamento melhor ao considerar seus objetivos na hora criar sua loja virtual.

Isso te ajuda a manter o foco no alvo delimitado.

Quando não temos claro em mente o que queremos alcançar com nossa loja virtual, podemos nos confundir e aplicar uma estratégia ineficiente para as necessidades do negócio.

2. Estruture seu negócio

Com os objetivos em mente, é hora de estruturar seu negócio inteiro, considerando todo o processo da jornada de compra do consumidor.

E as primeiras ações para iniciantes no e-commerce devem ser voltadas à validação de seu negócio.

Como fazer isso?

Você deve manter uma regularidade nas vendas, com no mínimo uma ao dia, para ter um negócio válido e contínuo.

Após ter validado seu negócio, é hora de estruturar seu negócio como um todo.

Para facilitar esse processo, criamos alguns passos que você pode seguir, considerando todos os aspectos essenciais para criar um e-commerce.

Esteja registrado legalmente

Primeiro de tudo é importante que sua empresa crie um CNPJ e esteja registrada legalmente.

Utilize uma plataforma de e-commerce

Há várias plataformas feitas para a criação de lojas virtuais, como WordPress e Magento, que você pode utilizar.

Escolha a que acredita ser mais adequada aos seus objetivos com o e-commerce e que tenha as funcionalidades mais completas.

Tenha preferência por aquelas que oferecem ferramentas de estratégias como SEO, redes sociais, entre outras.

Crie uma estrutura de vendas e distribuição

Um das bases de um negócio promissor é a organização.

Seu negócio pode até ser inovador e ter alta demanda, porém, sem a estrutura necessária para atender à demanda, ele não se sustentará.

É importante que você tenha um processo de vendas e distribuição bem estruturado e organizado, que suporte momentos de alta para atender aos clientes com eficiência.

Para isso há várias plataformas que você pode utilizar, como Mercado Pago e Mercado Envios, bem práticas e eficazes.

Crie uma área para atendimento

O atendimento é determinante para oferecer uma boa experiência ao consumidor.

Sem uma estrutura bem definida e atendentes dispostos a ajudar, seu e-commerce pode perder muitos clientes.

Por isso, não esqueça de responder às dúvidas e reclamações de seus clientes, em qualquer canal que seja. Para isso, é possível utilizar ferramentas como chatbots, entre outras.

Ter presença digital

Após sua empresa estar oficialmente cadastrada, é hora de ganhar reconhecimento no mercado e impulsionar sua loja virtual.

Para isso, é importante que você conheça o público de sua empresa e trace o perfil de sua persona.

Ao fazer isso, é possível definir alguns aspectos, como os canais em que seu público está presente e seu comportamento nas plataformas digitais.

Redes sociais como Instagram e Facebook são ótimas para ter maior presença digital e reconhecimento de mercado.

Nas mídias sociais, crie páginas completas, com informações relevantes, e aplique estratégias como o marketing de conteúdo para impulsioná-las e ganhar mais tráfego orgânico.

Além das estratégias sem custos, há a mídia paga, pela qual sua empresa pode criar campanhas de anúncios e obter resultados mais rápidos.

3. Defina as estratégias da loja virtual

Agora que você tem um negócio bem estruturado, é hora de definir o que você fará para atingir suas metas.

Criar uma estratégia de marketing digital é essencial para que sua loja virtual tenha bons resultados.

Marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, CRM e Branded Content são apenas algumas das várias estratégias que você pode aplicar em seu negócio.

Lembre que o comportamento dos consumidores atuais é diferente, e que agora eles valorizam não só os produtos, mas, principalmente, como eles são entregues – ou seja, a experiência como um todo.

Por isso, suas estratégias devem visar otimizar a experiência dos usuários, para oferecer a melhor experiência na jornada de compra.

Não só isso, aplique também estratégias omnichannel, para integrar seu negócio e estar presente para os consumidores a todo momento.

Há várias ferramentas que você pode utilizar para otimizar seu negócio, que oferecem opções que facilitam sua estratégia e ajudam a concretizá-la.

Além disso, por meio delas é possível fazer uma análise de seu negócio, para otimizá-lo e mensurar os resultados de suas estratégias.

Muitas delas, inclusive, são gratuitas e didáticas. Destacarmos algumas das principais ferramentas digitais a seguir: Google Analytics, Google Search Console, Keyword Tool, SEMrush, gerenciador de anúncios e Google Trends.

4. Divulgue e invista nas suas estratégias

Seu e-commerce não vai se promover sozinho.

Após fazer um planejamento completo e construir a estrutura de seu negócio, divulgue, promova e anuncie não só seus produtos e serviços, mas também a própria marca.

É nessa etapa que suas estratégias saem do papel e são aplicadas para sua loja virtual.

Mas como fazer isso?

Podemos encontrar uma ampla diversidade de ferramentas e softwares digitais criados exatamente para esse propósito: administrar campanhas.

Cada mídia social em geral tem sua própria ferramenta, que podemos utilizar para divulgar nela.

Algumas das mais conhecidas plataformas de anúncios são Google Ads, gerenciador de anúncios e Bing Ads.

Seguindo os passos apresentados neste post, você conseguirá montar um e-commerce de sucesso.

Não esqueça que a internet é um local de inovação e que sua loja deve ter diferenciais para se destacar nesse meio.

Para saber mais sobre o tema, confira nosso post sobre como vender mais pela internet.

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