Descubra Facilmente a Posição do seu Site no Google para Qualquer Palavra-chave

Túllio Bassi

Por ,
em

Ao contrário do que muitos iniciantes em SEO pensam, é muito fácil descobrir a posição de um site no Google.

Aqui na Conversion, agência líder em SEO no Brasil, além da tradicional busca manual, nós utilizamos uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo próprio Google: Google Webmaster Tools ou, como é atualmente chamada, Search Console.

Confira abaixo o passo a passo para descobrir em que posição seu site aparece para uma palavra-chave, no Google.

Está com dificuldades para fazer a configuração? Aprenda gratuitamente a instalar o Webmaster Tool em seu site.

Índice de Tópicos

  1. [Importante] Porque você deve acompanhar o ranking do seu site no Google?
  2. [Na prática] Instalando o Webmaster Tool no seu site
  3. [Passo a Passo] Descobrindo o posicionamento do seu site

1) Porque acompanhar o rankeamento do seu site no Google?

Quando você pesquisa diretamente na página de pesquisa do Google, o sistema leva em consideração os seus hábitos de navegação, entregando os melhores resultados personalizados para você.

A vantagem dessa ferramenta, é que ela desconsidera sua geolocalização, apresentando resultados imparciais e mais assertivos.

Acompanhando o posicionamento do seu site para as principais palavras-chave do seu nicho, com a webmaster tool, você terá acesso a dados ricos para criar ações inteligentes de SEO.

 

2) Como Instalar a Webmaster Tool [Search Console] no seu site

Primeiro acesse este link e crie a sua conta com um e-mail do Gmail

Depois, clique em “Adicionar Propriedade”, adicione a URL completa do seu site e clique em continuar

Escolha um dos métodos sugeridos e confirme que você é o dono do site

 

Pronto! Agora a Webmaster Tool já está colhendo informações sobre o posicionamento do seu site.

Importante saber: os dados coletados pelo Search Console são sempre d-2, ou seja, a data atual menos dois dias.

Desta forma, os dados podem demorar até 2 dias para serem disponibilizados para você.

Se os dados já estão disponível para você, vamos ao próximo passo!

 

3) Descobrindo o posicionamento do seu Site no Google

Depois de fazer login e selecionar seu site no Google Webmaster Tool — ou Search Console, você terá acesso ao seguinte dashboard:

Acesse o menu “Desempenho” e descubra as principais palavras-chaves que o seu site está rankeado no Google.

Acessando essa opção, você terá acesso a vários dados muito importantes sobre seu site, entre eles o de posicionamento.

Pronto, você agora consegue não só ver o posicionamento atual de todos os termos que levam para o seu site, como também acompanhar o histórico dessas palavras.

Use e abuse dos filtros e informações disponíveis aí. Você pode comparar o CTR de um ou mais termos, associado ao posicionamento ou mesmo verificar cliques, impressões, CTR e posicionamento tudo ao mesmo tempo.

Essas informações não só vão te ajudar a tomar as melhores decisões em seu projeto de SEO, como permitir um entendimento maior do comportamento do público que busca pelo seu segmento.

Agora que você já sabe o posicionamento do seu site para todas as palavras-chaves, confira uma curadoria da equipe Conversion com as 9 melhores estratégias de SEO para alcançar o topo das buscas, no Google.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento