Aprenda como vender pela internet de maneira simples!

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Vender pela internet é uma atividade muito valorizada atualmente, e muitos profissionais vivem apenas disso.

Não há dúvidas de que vender na internet traz muitos benefícios e é vantajoso para qualquer negócio.

Afinal, quem não compra na internet hoje em dia?

Por ser um local livre, as barreiras de entrada na web para um novo negócio são mínimas e não é necessário um alto investimento.

Qualquer tipo de negócio pode começar a vender pela internet, basta ter determinação suficiente.

Por isso, é importante que sua empresa esteja presente no meio digital e, não só isso, possibilite a compra de seus produtos e serviços online.

Mas, afinal, como vender online?

Há vários canais e ferramentas que você pode utilizar para isso, e é sobre eles que falaremos.

Ensinaremos o que você deve levar em consideração antes das vendas e como fazer um planejamento completo para vender online com sucesso.

Confira!

1. O que vender?

A primeira pergunta que você deve se fazer é o que quer vender na internet.

Passagens aéreas, utensílios domésticos, eletrônicos, enfim, tenha claro em mente o produto/serviço que irá ofertar online.

Separamos algumas dicas para te ajudar a escolher um produto caso esteja em dúvida.

Venda algo que você conhece e gosta

É importante que você tenha conhecimentos profundos do produto que deseja vender para saber responder todas as possíveis dúvidas de potenciais clientes.

Dessa forma, você transmite confiança e sabe o que está oferecendo, e pode aplicar algumas estratégias como o marketing de conteúdo para ter reconhecimento na web.

Mas, além de conhecer, a preferência é que você goste ou ao menos utilize o produto/serviço que oferece.

Isso facilita o processo de vendas, pois você realmente gosta do que faz e tem determinação.

Muitos começam um negócio online, porém desistem no meio por desmotivação.

Seja criativo e tenha um diferencial

Como dissemos antes, a internet é um local livre, onde todos podem participar, logo, a concorrência é significativamente grande.

Ter um diferencial em meio a tantos concorrentes é essencial.

Para isso, use a criatividade, explore novos recursos e ferramentas, inove.

Há muitos nichos de mercado ainda não explorados e você pode se aproveitar disso.

Pesquise sobre o mercado em que pretende atuar

As pesquisas de mercado são importantes para que você defina qual a demanda por seus produtos e o que o mercado está procurando na internet.

Há várias ferramentas que podem te ajudar nisso, como SEMrush, Ubersuggest e Google Trends.

2. Para quem vender?

Após definir o que você quer vender, é hora de determinar para quem vender.

Essa parte é essencial para que você consiga ter um direcionamento e uma estratégia de vendas online de sucesso.

Para isso, primeiro faça uma segmentação do seu mercado, com os principais grupos de potenciais clientes.

A segmentação é mais geral, após ela, é importante que você defina uma persona específica para o seu negócio.

Dessa forma, é possível determinar quais canais seu público mais utiliza e como ele os utiliza (com que tipos de post interage, com que frequência utiliza os canais, gostos e preferências).

Além disso, você pode definir o que seus potenciais clientes buscam nesses canais e como melhor atendê-los.

Assim, suas estratégias de marketing digital terão melhores resultados e eficiência.

3. Onde vender?

Podemos encontrar na internet diversas possibilidades para vender, e ainda surgirão mais, afinal, a web é um local de constante inovação, e novos recursos e plataformas surgem a cada momento.

Mas como escolher o local ideal para realizar minhas vendas na internet?

É essa questão que te ajudaremos a responder agora.

Para isso, você deve conhecer os principais canais da internet para realizar vendas.

E-commerce

Você provavelmente sabe o que é ou já ouviu falar em e-commerce.

Criar sua própria plataforma de comércio online é uma das alternativas pelas quais você pode optar.

Há várias vantagens em ter a própria plataforma, a maior delas é a customização.

Você pode organizar a plataforma livremente e alterá-la a qualquer momento, além de ser possível veicular campanhas no período que achar melhor.

Há várias ferramentas que você pode utilizar para criar sua plataforma, elas já oferecem alguns padrões e templates e, em geral, são didáticas e práticas, como WordPress e OpenCart.

A desvantagem é que leva tempo e é preciso investimento para ter um e-commerce de sucesso.

Sites de classificados

Muitas lojas apostam em uma estratégia em sites de classificados, como Mercado Livre e OLX.

A estrutura de vendas já está pronta e não é preciso investimento em manutenção do site ou criação de páginas.

Além disso, a maioria dos serviços de sites de classificados é gratuita, você pode veicular anúncios básicos sem custos nesse sites.

Porém, por serem sites abertos, muitos podem negociar, o que aumenta significativamente a concorrência.

Além disso, há muitos vendedores informais nesses sites, os quais têm mais flexibilidade para negociar os preços.

Mídias sociais

Também é possível vender por meio das mídias sociais. Elas possuem milhares de usuários e possibilitam a segmentação do público nos anúncios para que você atinja a pessoa certa com suas campanhas.

Porém, vale lembrar que elas não são criadas para isso, portanto, o formato da plataforma não é muito adequado para vender online.

Marketplaces

Marketplaces consistem em grandes varejistas como Submarino, que permitem a venda de produtos de lojas parceiras.

A grande vantagem de participar de um marketplace é que a plataforma de vendas é bem completa e possui diversas categorias.

Além disso, não é necessário investir em divulgação, pois os marketplaces em geral são grandes empresas e, portanto, têm reconhecimento no mercado.

O tráfego nesses sites é muito grande e pode ser vantajoso ao seu negócio, além de serem seguros e terem um processo de vendas já aplicado.

Porém, seu poder de customização é menor e você deve seguir algumas regras dos sites para participar, tendo a criatividade limitada nesse aspecto.

São várias as possibilidades para vender pela internet, não há uma ideal para todos os negócios, cada um possui suas características.

Os meios que você escolher para vender online devem ser definidos com base em seus objetivos e metas com o negócio.

E, é claro, não é necessário escolher apenas um canal, suas estratégias podem envolver mais de um canal para ter maior presença digital – mais uma vez, isso depende dos objetivos do seu negócio.

Quer saber mais?

Veja nosso post sobre como montar um e-commerce de maneira prática.

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