Content Experience: a importância em SEO de CTR e Dwell Time, que estão mudando para sempre a forma otimizar páginas

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Muitas empresas estão frustradas com suas atuais estratégias de Marketing de Conteúdo porque elas não têm gerado nenhuma ou quase nenhuma performance em SEO.

A resposta para esse desafio pode estar no Content Experience, uma metodologia de criação e gestão de conteúdo que está totalmente alinhada ao que o Google, hoje, espera de um conteúdo na web.

A metodologia do Content Experience visa a contemplar, justamente, o CTR e o Dwell Time, que estão se tornando dois fatores fundamentais no posicionamento de sites em buscadores.

Aplicando o Content Experience, que é uma técnica nova e totalmente inovadora, vimos sites aumentarem seu tráfego orgânico em mais de 150% em alguns meses.

Quer saber como o Content Experience impacta o SEO de seu site? Então, leia este artigo.

Tópicos de Conteúdo

Neste artigo, você irá encontrar:

  1. Os novos fundamentais fatores de rankeamento no Google
  2. O que são CTR  Dwell Time?
  3. A briga do SEO está cada vez maior: não ignore nenhum fator de rankeamento
  4. Content Experience traz alto impacto em SEO

Os novos fundamentais fatores de rankeamento no Google

O Google implementa centenas de atualizações todos os anos em seu algoritmo, mas recentemente alguns fatores se tornaram fundamentais.

Para quem trabalha com SEO há mais tempo, esses dois novos e fundamentais fatores de rankeamento não sejam em si uma grande novidade.

Mas é, sem dúvida, uma grande novidade o peso que o Google tem dado aos dois fatores conhecidos como CTR e Dwell Time.

Somados, esses dois fatores têm um alto poder de trazer resultados da segunda para a primeira página, mas isso não significa que todo o restante do SEO deve ser ignorado, pois SEO está nos detalhes.

O que são CTR  Dwell Time?

Estes dois novos fatores, CTR e Dwell Time, têm tido um alto impacto nos resultados de SEO.

Vamos explicar de modo bem rápido:

CTR (Click Through Rate) é a taxa de cliques que seu site recebe nos buscadores; quanto maior, mais seu resultado tende a subir.

O CTR será determinado pela qualidade do seu Snippet:

SERP Preview Tool

Dwell Time é o Tempo de Permanência em seu site de uma visita oriunda da busca orgânica do Google; a métrica parcialmente equivalente a isso no Google Analytics seria a Duração da Sessão ou, ainda, o Tempo Médio na Página.

Porém, vale dizer que o Google Analytics tem problemas com baixas amostragens estatísticas, principalmente em relação a conteúdos que, mesmo tendo alto engajamento, possuem um Bounce Rate alto (porque o Bounce Rate, por padrão, refere-se a usuários que não carregaram uma segunda página)

Esses dois fatores são importantes porque um CTR proporcionalmente maior que o de seus concorrentes mostra que o seu conteúdo tem a Atenção do usuário, e o Google tende a posicioná-lo melhor.

E o Dwell Time, que se refere ao tempo gasto no seu site, demonstra que seu conteúdo tem Qualidade, tanto que é capaz de reter os usuários; esse fator, quando positivo, faz o Google “fixar” sua página no topo dos resultados.

A briga do SEO está cada vez maior: não ignore nenhum fator de rankeamento

Apesar de o CTR e o Dwell Time estarem se tornando os novos fatores fundamentais hoje em dia, tudo o que havia antes de SEO continua fundamental.

Para resumir, SEO é como a casca de cebola, tem várias camadas: hoje, o CTR e o Dwell Time são uma das cascas (e mais importantes).

Porém, ainda hoje o SEO Técnico, voltado especialmente para On-Page, continua fundamental.

Do mesmo modo, a aplicação das técnicas de SEO Extremo continuam gerando alta performance.

Por fim, não podemos em hipótese alguma ignora que o Link Building é responsável por cerca de 30% dos resultados de SEO.

Content Experience traz alto impacto em SEO

A metodologia do Content Experience possui os seguintes pilares: 1) abordagem científica e orientada a dados,  2) persuasão e aumento da taxa de leitura, e 3) alta performance em buscadores (caso queira conhecer melhor, entenda o que é Content Experience).

Quando observamos cada um desses 3 pilares, concluiremos que o Content Experience produz conteúdos que, exatamente, o Google espera.

Primeiramente, a abordagem científica e orientada a dados é um pré-requisito no moderno marketing.

A capacidade de persuasão de um texto, que vai se referir tanto à leitura do próprio conteúdo (lembre-se que um bom conteúdo a cada minuto está vendendo a continuação da leitura), quanto à retenção da leitura estão absolutamente ligadas a CTR (conteúdo que gera Atenção) e Dwell Time (conteúdo onde o leitor “gasta” seu tempo).

Como resultado da aplicação de Content Experience, é possível esperar resultados significativos, como o próprio site da Conversion que, em apenas 4 meses, aumentou em 161% seu tráfego orgânico apenas aplicando essa inovadora metodologia:

Gráfico de Crescimento com Content Experience

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