Conteúdo para blog: 7 otimizações fundamentais

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Desenvolver conteúdo para blog é uma excelente maneira de oferecer aos usuários informações relevantes e que realmente gerem valor para marcas.

Mas, para que essas informações possam ser encontradas pelos leitores, existem otimizações que são fundamentais.

Entenda a importância de definir palavras-chave, títulos, hiperlinks e imagens para seus posts e veja como a URL, a Title e a Meta Description podem potencializar os seus resultados em SEO.

1. Palavras-chave: definição do assunto

Antes de começar a produzir conteúdo para blog, dedique um bom tempo para pesquisa de palavras-chave.

É importante ter em mente que pesquisar palavra-chave é praticamente o mesmo que definir o assunto do texto.

Por isso, antes de qualquer coisa, identifique quais informações os leitores do segmento desejam saber. Assim, é possível definir quais os assuntos ideais para o blog.

Google Trends para pesquisa de tendências

Não sabe por onde começar? Uma das maneiras mais fáceis de pesquisar por tendências em buscas é utilizar o Google Trends.

Com ele, é possível identificar as principais buscas para um determinado segmento – como é o caso dessas tendências de pesquisas relacionadas ao ramo da saúde:

Google Trends para pesquisa de tendências

O Google Trends pode ajudar ainda mais. Um portal que trata de assuntos relacionados a tecnologia, por exemplo, pode identificar comportamentos de buscas de acordo com o histórico do próprio Google:

Google Trends Tecnologia

Use palavras-chave de cauda longa para um conteúdo mais aprofundado

Após encontrar a palavra-chave principal do texto (ou seja, o assunto), identifique as palavras-chave relacionadas. Para isso, use ferramentas como o Keyword Tool ou Keyword Planner.

Usar palavras-chave relacionadas ao assunto é a melhor maneira de aumentar o campo semântico do seu conteúdo. Assim, é possível construir um texto mais aprofundado e abrangente.

2. Títulos e subtítulos (h1, h2, h3 …)

Tão importante quanto definir as keywords do seu texto é saber a melhor maneira de aplicá-las.

Para nós, palavras-chave são guias. A dica, então, é usar a palavra principal no título (h1) e, se possível, as demais palavras-chave nos subtítulos (h2, h3 …).

Títulos e subtítulos atrativos

Quem está no universo de Marketing Digital sabe que um dos principais desafios é atrair e manter a atenção do público.

No meio de um turbilhão de informações por dia, boa parte das pessoas acaba lendo só o título do texto. É por isso que criar títulos atrativos e objetivos é fundamental para conquistar a atenção dos leitores.

3. Hiperlinks: uso de referências confiáveis

Utilizar hiperlinks em conteúdos é a melhor maneira de permitir que o seu leitor encontre todas informações relevantes sobre o assunto.

Em SEO, hiperlink é sinônimo de autoridade. Quando usamos links em um texto, estamos dizendo que aquela página tem autoridade sobre determinado assunto.

Em posts de blog, é possível referenciar outros conteúdos do próprio blog ou mesmo de páginas externas, isto é, páginas que não fazem parte do site.

É importante, no entanto, ter cuidado com a escolha de suas referências. Afinal, linkar um site não confiável poderá desvalorizar o conteúdo.

4. Imagens: ilustração das informações

Imagens também são conteúdo. É por isso que elas possuem grande importância para os posts de blog.

Elas podem exemplificar ou mesmo complementar as informações contidas nos textos. Além disso, são úteis para manter o conteúdo dinâmico e menos cansativo para o leitor.

Importante: otimização da Tag Alt

Na hora de publicar a imagem no blog, é fundamental otimizar a Tag Alt por dois motivos:

  • Softwares que leem conteúdo para deficientes visuais identificam a informação da imagem por meio da Tag Alt;
  • Os mecanismos de busca identificam as informações da Tag Alt para saber a que a imagem se refere.

É também por meio dessa tag que o Google Imagens apresenta os seus resultados!

Imagine que um texto sobre a cidade de São Paulo pode ter uma imagem da Avenida Paulista, como essa:

Exemplificação de otimização da tag alt - imagem da avenida paulista

Nesse caso, a Tag Alt pode ficar da seguinte maneira:

<alt =“Avenida Paulista na cidade de São Paulo”>

5. URL amigável

URL amigável é fundamental para páginas de blog. Ela serve para ajudar o leitor a identificar o assunto do post e também dá maior credibilidade ao conteúdo do domínio.

No caso de blogs, é possível deixar a URL amigável de duas maneiras práticas:

Usando o título do texto na URL
https://www.dominio.com/blog/titulo-do-texto

Usando a palavra-chave principal na URL
https://www.dominio.com/blog/palavra-chave-principal-do-texto

6. Title

A tag Title é considerada um dos principais fatores de ranqueamento. Essa é a primeira informação que o Google apresenta em seus resultados para os seus usuários.

Observe a title para o conteúdo sobre busca orgânica do blog da Conversion:

Otimização de Title para blog

Veja que a palavra-chave principal dessa página aparece logo no começo da Title. Além disso, por meio da Title, o leitor identifica que na página ele vai descobrir o que é uma busca orgânica e como fazer otimização para o Google.

7. Meta Description

Por fim, sabemos que a Meta Description não é exatamente um fator de ranqueamento. Mas, ainda assim, é fundamental para posts de blog.

Essa tag serve para o leitor ter uma prévia do assunto do post, isto é, para ele saber o que há naquela página. Veja:

Otimização de Meta Description para blog

Em SEO, a Meta Description é considerada uma tag de impacto indireto, pois ela ajuda a aumentar a taxa de cliques (CTR) das páginas.

Aliando essas otimizações à produção de conteúdos úteis e relevantes, é possível alcançar ótimos resultados e, é claro, oferecer aquilo que o leitor necessita no momento em que ele precisa.

Quer entender mais sobre conteúdo e também descobrir se essa estratégia pode gerar conversão? Confira o nosso post: Marketing de Conteúdo, afinal de contas, VENDE?

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