CRM: o que é, como funciona, tipos e ferramentas

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O CRM não é só um sistema ou software, mas sim toda uma metodologia para otimizar o gerenciamento de relação com os clientes, seja para marketing, vendas ou atendimento.

Independente do tamanho ou propósito da empresa, é muito importante para qualquer negócio manter uma relação saudável com seu público.

A melhor forma de atingir isso é realizando um acompanhamento próximo e personalizado para cada cliente.

E para isso, nada melhor do que um sistema unificado, digitalizado e acessível que centraliza todas as tarefas e informações para construir a melhor relação possível.

Aqui você vai encontrar tudo, desde sua definição, funcionamento e tipos, até se o seu negócio precisa de um CRM, e quais as melhores ferramentas.

Índice de Conteúdo

  1. O que é
  2. Como funciona?
  3. Principais benefícios
  4. Diferentes tipos
  5. Você precisa de CRM?
  6. Escolhendo a ferramenta

O que é CRM?

A sigla CRM vem do termo em inglês Customer Relationship Management, que em tradução literal significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

É uma metodologia que busca aprimorar a relação empresa-cliente a partir de recursos, normalmente digitais, em diversas etapas da jornada de consumo.

Desde a atração e nutrição dos leads, até o contato pós-venda, passando pela conversão e todo o seu processo.

Tudo isso é feito por meio de plataformas e softwares especializados em centralizar todas essas funções e informações da melhor forma para uma empresa.

Essa automação facilita todo o processo de gestão, possibilitando a melhora do planejamento, da execução e, consequentemente, a otimização dos resultados.

Como funciona o CRM?

As plataformas de CRM armazenam diversos dados sobre o cliente, desde o nome até as preferências e hábitos de consumo.

Também são coletados todos os pontos de contato e ações relativas ao negócio em questão, como visitas em sites, inscrições em newsletters e aberturas de email.

Com essa base nessas informações, são fornecidos insights e recomendações personalizados para cada empresa.

Além disso, é possível realizar certas tarefas repetitivas, como o disparo de email marketing, de forma simples e efetiva.

Principais benefícios do CRM

Ao implantar o processo de CRM, um negócio pode alcançar diversos benefícios, como por exemplo:

  • Diminuição dos processos manuais repetitivos
  • Aumento da organização, acessibilidade e produtividade
  • Melhora e simplificação do processo de vendas
  • Mais leads, e consequentemente mais negócios
  • Humanização da empresa
  • Satisfação maior entre os clientes

Os diferentes tipos de CRM

Devido a variedade, existem certas diferenças entre os métodos de aplicação.

Quanto a estrutura do sistema, existem dois tipos de CRM:

CRM Local

Consiste no armazenamento dos dados em servidores físicos, presentes na própria empresa.

Essa alternativa implica em um elevado custo com infraestrutura e profissionais de TI, da estruturação à operação.

Por outro lado, ele proporciona um maior controle e auto suficiência para a empresa.

CRM em Nuvem

Este, por sua vez, não necessita de um servidor físico na empresa, já que funciona através de cloud computing.

Dessa forma, o próprio software administra os dados remotamente por meio de seus próprios especialistas, minimizando o custo operacional em relação ao local.

Assim, o contratante tem acesso constante aos dados e funcionalidades do sistema, desde que possua conexão com a internet.

Depois de definida a estrutura, resta escolher o tipo de função que você precisa. Os principais tipos são:

CRM de Vendas

Focado em proporcionar uma melhora direta nos processos de vendas da empresa.

Automatizando tarefas simples, esse tipo de CRM participa de todo o funil, coletando e registrando informações relevantes para o fechamento das vendas.

CRM de Marketing

Responsável por acompanhar o cliente em toda a sua jornada de compra, desde a captação até a conversão.

Com ele, a empresa elabora estratégias e metas por meio dos insights e processos automatizados que esse tipo de plataforma oferece.

CRM de Atendimento

Oferece suporte ao cliente em todas as etapas de compra, seja antes, durante ou depois.

Esse atendimento busca fornecer uma experiência com o mínimo de falhas aos consumidores, evitando e remediando quaisquer tipos de problemas.

Você precisa de CRM?

Independente do tamanho, do segmento ou do modo de atuação, qualquer empresa que atua no cenário conectado e em constante transformação em que vivemos necessita de um sistema de CRM.

Seja para centralizar os processos, automatizar as tarefas e até conectar diferentes áreas, um bom software pode fazer a diferença e exponenciar o seu crescimento.

Escolhendo a ferramenta de CRM

Antes de escolher sua ferramenta, vale a pena levar em consideração alguns fatores, como idioma, facilidade de uso, número de usuários e integração com outros aplicativos (como o Google Analytics por exemplo).

Nem sempre a opção mais cara e completa é a melhor escolha para sua empresa, muitas vezes uma ferramenta gratuita pode cumprir sua demanda.

Por isso é importante conhecer as principais ferramentas e testá-las para comprovar qual é a mais adequada para o seu negócio.

Aqui vão algumas delas:

Depois da escolha, basta se integrar com a plataforma, e usufruir dos diversos benefícios que um bom sistema pode oferecer.

Agora você sabe tudo sobre CRM, da definição às ferramentas. Se ainda tiver qualquer dúvida, sinta-se livre para perguntá-las nos comentários.

Não esqueça de contar pra gente o que achou do conteúdo!

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