O que é CTR: Como Medir e Aumentar a Taxa de Clique

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No contexto do marketing digital, o CTR é uma das métricas mais importantes para analisar o desempenho de anúncios e, até mesmo, estratégias de SEO.

Prova disso, é que todas as grandes plataformas de anúncios digitais adotaram o CTR como métrica padrão em seus relatórios, incluindo Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

Neste post, produzido pela Conversion – consultora em marketing digital e performance – apresentaremos a definição do termo CTR e a importância para estratégias de marketing de performance.

Além disso, você vai aprender como calcular a taxa de cliques de todas as suas campanhas.

Fique conosco nos próximos minutos.
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Tópicos de Conteúdo

  1. O que é CTR?
  2. Como calcular a taxa de cliques?
  3. CTR é fator para SEO?
  4. [Case] Aumento de 47% no tráfego orgânico de uma página

Pronto! Agora vamos começar!

O que é CTR (click through rate)?

CTR significa taxa de clique. É a métrica que leva em consideração a quantidade de vezes que o seu anúncio/site foi exibido e clicado.
A taxa de clique, resumidamente, indica qual é o interesse por determinado resultado.

O CTR era considerado um fator de rankeamento de baixa importância, mas, nos últimos anos, ganhou bastante destaque, especialmente por um estudo recentemente divulgado pela Searchmetrics.

Como calcular taxa de cliques

Para calcular a taxa de cliques é preciso usar uma fórmula muito simples.

Fórmula: número de cliques / número de impressões = CTR
Divida o número de cliques pelo número de impressões e obtenha a taxa de cliques.

[Case] Aumento de 47% no tráfego orgânico de uma página

O SEO é ganho nos detalhes de cada um dos mais de 200 critérios de rankeamento.

Quando um site atinge resultados superiores ao de seus concorrentes nas métricas de SEO, como conteúdo e autoridade, pode ser o momento de avaliar com maior profundidade métricas “secundárias”, como o CTR.

Em um caso de sucesso que tivemos aqui, na Conversion, que representava exatamente este cenário, obtivemos um sucesso com a otimização do título, que consequentemente aumentou o CTR na ordem de 47% em relação à média do período analisado.

Sobre o gráfico acima, é importante ressaltar que, nesse período, não houve mudança de posicionamento, apenas de taxa de cliques por tornar um título mais atrativo.

Porém, alguns dias depois, a página subiu para a primeira posição e o CTR aumentou ainda mais. Ou seja, tivemos um case de taxa de cliques como fator de rankeamento muito importante.

CTR é fator para SEO?

Há diversos estudos que comprovam a eficácia do CTR como fator de rankeamento SEO.

Como, por exemplo, este estudo feito pela Moz, e divulgado neste e-book, baseados em entrevistas com especialistas.

Outros, como alguns recentes da Ahrefs, SEMrush e Searchmetrics, foram feitos baseados em correlação estatística sobre Big Data que essas companhias possuem.

Segundo estudo da Searchmetrics, o CTR foi apontado como o principal fator de rankeamento.

Em outras palavras, quanto maior for o CTR, maior é a posição do site.

Foi encontrada a correlação de 0,46, a mais alta de todo o estudo.

Bem, a primeira coisa a se observar é que o resultado é óbvio.

Afinal de contas, quanto melhor a posição – assim se espera –, maior será a taxa de clique.

E, pensando bem, o estudo até surpreende, pois aparentemente essa correlação poderia ser ainda maior.

Mas há um fundo de verdade nesse dado. Vamos entender.

CTR como fator de rankeamento: entenda qual é a lógica

Se tratando de CTR, devemos considerar que posições mais próximas da primeira, possuem naturalmente, um CTR médio maior que posições mais baixas.

Porém, mesmo uma posição mais baixa, caso tenha um CTR acima do esperado, pode fazer com que o Google queira testar seu resultado numa posição superior.

Na imagem acima, por exemplo, se o resultado “C” tiver um CTR acima do que o esperado para aquela posição, é possível (não regra) que o Google o teste no lugar de “A” ou “B”.

Portanto, sim, o CTR pode ser um fator de rankeamento.

Porém, em nosso entender, trata-se de um fator de rankeamento secundário e que serve mais para ajuste do que para definição.

Conclusão

Pronto! Agora, você já entendeu como calcular a taxa de cliques das suas campanhas. Além de como fazer o cálculo e a importância desta métrica para SEO.

Confira este outro material onde apresentamos a definição das métricas de CPC, CPM e CPA, e as formas de calcular.

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