Quais são os custos de fazer SEO?

Conversion

Por ,
em

Hoje, vamos falar sobre os custos para fazer SEO.

Para falar dos custos propriamente, é preciso entender que há diversas formas de fazer SEO, seja por conta própria ou com apoio de parceiros.

Identificamos 5 principais formas de fazer SEO

  1. Faça você mesmo: recomendado para blogueiros, profissionais liberais e pequenas empresas

  2. Faça com uma plataforma de conteúdo: recomendado para profissionais liberais, pequenas e médias empresas

  3. Faça com uma pequena agência: recomendado para pequenas empresas

  4. Faça com uma agência premium: recomendado para médias e grandes empresas

  5. Faça com uma equipe interna de SEO + auditoria externa: recomendado para grandes empresas

São muitas as possibilidades, não é mesmo? Vamos explicar cada uma delas.

Quando falarmos de custos, vamos considerar sempre custos anuais. Além disso, não iremos considerar custos marginais, como hospedagem, plataforma, aluguel de espaço físíco, etc.

Várias Notas de Reais Brasileiros

1. Custos de Fazer SEO Você Mesmo

Como você deve ter reparado, fazer SEO você mesmo pode não custar nada ou ainda ter custos de ferramenta.

Recomendamos essa modalidade para pessoas que querem se tornar experts em SEO ou não tenham condições de contratar terceiros.

Para desenvolver seu conhecimento, será desejável, investir em cursos e eventos para se manter atualizado. (Porém, você pode começar por este nosso curso gratuito de SEO)

Investimento: de R$0 a R$20.000 / ano

Investimentos considerados: 2 ferramentas de mercado, cursos de atualização e eventos.

2. Custos de Fazer SEO com Plataforma de Conteúdo

Você deve ter reparado que em SEO o conteúdo é muito importante. Tanto que surgiram empresas para atender a essa demanda de mercado.

Plataformas de Conteúdo são empresas que produzem conteúdo pela estratégia de Marketing de Conteúdo. Uma dessas empresas é a Rock Content.

Essa modalidade de fazer SEO é recomendada para quem deseja gerar tráfego e tem foco em comunicação. Pode ser uma boa solução para pequenas e médias empresas.

Investimento: de R$12.000 a R$50.000 / ano (ou mais)

3. Custos de Fazer SEO com uma Pequena Agência

Se você é uma pequena empresa, provavelmente irá precisar de uma pequena agência, pela proximidade e pelos custos.

Encontrar uma pequena agência pode ser uma tarefa difícil, porque há muitas e nem todas são especialistas em SEO.

Antes que você nos pergunte, infelizmente não temos pequenas agências para recomendar. Consulte o Google e sua rede de contatos.

Nossa dica é que conheça os cases de sucesso e converse com outros clientes dessa agência.

Investimento: de R$24.000 a R$50.000 / ano (ou mais)

4. Custos de Fazer SEO com uma Agência Premium

Agências Premium são as maiores e que têm experiência em atender médias e grandes marcas.

As Agências Premium têm processos estruturados, expertise em casos complexos e profissionais experientes e especializados.

Um exemplo de Agência Premium somos nós, a Conversion. Somos a agência líder em SEO e contamos, segundo o LinkedIn, com o maior time de Especialistas em SEO no Brasil.

Os principais diferenciais da Conversion são:

  • Agência Líder em SEO no Brasil
  • Time formado por mais de 50 especialistas
  • Dezenas de cases de sucesso
  • Vasta experiência em e-commerce
  • Experiência em SEO para grandes marcas
  • Muitos casos de geração de tráfego para sites de dezenas ou centenas de milhares de visitas
  • Metodologia própria de SEO
  • Time de Link Building com Assessoria de Imprensa Digital

Alguns clientes já atendidos pela Conversion:

  • Brasil Brokers
  • Brastemp
  • Consul
  • Gran Cursos Online
  • Growth Supplements
  • iFood
  • JAC Motors
  • Marisa
  • Shop Fácil – uma empresa Bradesco
  • Universidade Cruzeiro do Sul
  • ViajaNet
  • Zenvia
  • Zorba

Investimento: de R$90.000 a R$1.000.000 / ano (ou mais)

4. Custos de Fazer SEO com uma Equipe Interna de SEO + Auditoria Externa

Ter uma equipe interna de SEO, também conhecida como uma In-House SEO, é uma tendência entre grandes empresas, especialmente varejistas de e-commerce.

Apesar de parecer uma tentação para pequenas e médias empresas contratar um único analista de SEO, realmente o barato pode sair caro.

Para possuir um time interno de SEO, sugerimos no mínimo ter a seguinte estrutura de pessoal:

  • Gerente de SEO
  • Analista de SEO Pleno
  • Assistente de SEO
  • Link Builder
  • Redator
  • Ferramentas

Além disso, é muito comum que times de SEO fiquem cheios de vício e acomodados (ao contrário de agências pequenas ou Premium, que têm a vivência de muitos clientes diferentes), e portanto é altamente recomendado contar com uma consultoria/auditoria de SEO.

A Consultoria/Auditoria de SEO, que é um serviço oferecido pela Conversion, é fundamental para gerar visualização executiva e trazer melhores práticas para o time interno.

Nós já vimos muitos casos em que essa modalidade dá certo e outros em que não.

Investimento: a partir de R$750.000 / ano

Como você pôde ver, SEO pode ser feito desde uma forma amadora até algo extremamente estruturado. O tráfego de busca orgânica, apesar de ser um dos mais nobres do marketing digital, exige investimentos com esforços de SEO.

Conclusão

Há diversas formas de fazer SEO. Desde sem custos, até realizando investimentos de alto valor.

Qual o melhor modelo? Realmente, não há um melhor modelo para todo mundo. Cada caso é um caso!

Esperamos que este artigo o ajude na tomada de decisões.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento