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6 estratégias para aumentar vendas de e-commerce no Natal

27/11/2017
3 min de leitura

Acabamos de passar a Black Friday, a melhor data para o e-commerce brasileiro. Mas o ano ainda não acabou, pois temos pela frente nada menos que o Natal.

Segundo o Relatório Conversion do E-commerce, o mês de dezembro representa 7,95% das vendas do e-commerce. É bem menos que novembro (12,51%), mas dezembro, que é curto, é o 8º melhor mês do e-commerce.

Para fechar o ano com chave de ouro, selecionamos seis estratégias para que e-commerces aproveitem o último mês com boas vendas.

1. Concentre campanhas e ofertas até o dia 15 de dezembro

Na prática, o ano efetivo acabará no dia 22 de dezembro, sexta-feira que antecede o Natal, que cai numa segunda-feira. Para haver prazo suficiente para o produto chegar, é preciso que os consumidores comprem até o dia 15 (também sexta-feira).

Dica importante: avalie muito bem a capacidade de entrega do seu parceiro logístico. Nada poderá ser mais frustrante do que alguém não receber presente de Natal.

2. Trabalhe com um produto isca, apresente uma boa oferta e alie à sua estratégia de frete grátis

Analise o nicho ou departamento do e-commerce para definir um produto isca, ou seja, aquele que irá atrair o interesse dos clientes. Garanta que tenha estoque compatível com seus investimentos de marketing.

É interessante que esse produto não atinja o valor mínimo do seu frete grátis. Assim, você poderá oferecer outras opções e aumentar o ticket médio.

Muito importante: tenha na landing page dessa oferta produtos similares. Uma página de categoria/filtro com as ofertas de Natal e o banner desse produto são uma boa ideia.

3. Crie e otimize para SEO uma categoria com suas ofertas de Natal

Não se esqueça que o Natal é a data para presentear os outros (mas também a si mesmo!). Por isso, pode ser uma boa ideia você definir um dos dois públicos que quer atrair.

Vamos falar do caso de comprar presente para os outros:

Otimize em SEO esta página para palavras relacionadas a “presente de Natal” e combine com as suas principais palavras-chave.

Liste produtos com ticket baixo para compor um carrinho bem interessante. Essa estratégia pode combinar muito bem com o produto isca.

4. Compre essas palavras-chave na busca paga, pois uma estratégia de Search integrada é sempre melhor

O SEO e as mídias pagas devem andar juntas. Uma deve conversar com a outra. Por isso, a página acima que você otimizou em SEO deve servir também como landing page para as campanhas de busca paga.

E vá mais longe: até para suas campanhas de Display, Remarketing, Social e Programática.

5. Aproveite para fazer campanhas de lead generation

Datas sazonais são ótimas para atrair novos clientes para sua base. E gerar leads pode ser uma estratégia interessante para isso.

O Facebook Ads é uma ótima ferramenta para geração de leads. O que muitos não sabem é que leads também são muito bons para e-commerce. Consumidores adoram receber ofertas em primeira mão. Por isso, uma boa ideia pode ser usar o Facebook Ads para captar leads durante uma semana e, na segunda-feira seguinte, dar a boa notícia da sua oferta.

Muito importante: foque em leads que vão comprar outras vezes de você, pois, do contrário, a estratégia pode acabar dando errado e só poluir a sua base.

6. Crie senso de urgência! Deixe claro que as ofertas, o estoque e o timing de comprar vão acabar

Voltamos, aqui, à primeira dica. O cliente deve comprar preferencialmente até o dia 15 ou dentro do tempo hábil do produto chegar. Cuide muito bem desse prazo.

Feito isso, pode valer ser agressivo e comunicar o senso de urgência em relação à oferta do produto isca, o estoque e o prazo estabelecido para o produto chegar antes do Natal.

Esperamos que essas estratégias ajudem a aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas para o Natal do e-commerce brasileiro.

Boas vendas e, antecipadamente, um feliz Natal!

Escrito por

Conversion

Curadoria de Conteúdo

Com um time de especialistas em Marketing Digital, está no DNA da Conversion compartilhar conhecimento com o mercado. Marcando quase dez anos de experiência como agência de performance & SEO, a Conversion reúne uma equipe de profissionais que trazem atualizações sobre o que há de mais novo – e relevante – no mundo do Marketing Digital.

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