Como Usar Emojis no Facebook e Instagram

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Os Emojis do Facebook e do Instagram, famosas carinhas, ganham cada vez mais espaço nas redes e já participam das estratégias de muitas marcas.

Mas, por que eles são tão utilizados?

Vivenciamos a web da interatividade e conexão.

Dessa forma, os mínimos detalhes na hora de criar um anúncio para o Facebook ou Instagram fazem a diferença no sucesso de uma estratégia.

E, em determinados casos, nada melhor do que um emoji para criar conexão com os clientes e estimular interatividade.

O que é um emoji ?

Os emojis ou emoticons são símbolos que estimulam sensações e chamam atenção do leitor.

Em alguns casos, eles são usados como meios de alerta, como sinais de trânsito, por exemplo.

Hoje em dia, há uma variedade tão grande que já conseguimos nos comunicar apenas utilizando os emojis!

Basicamente, os emoticons se tornaram uma nova forma de comunicação, mais dinâmica e visual.

Quer utilizar emoticons para deixar as suas publicações mais atrativas e dinâmicas?

Nós da Conversion, decidimos escrever esse post, para te auxiliar na utilização dos emojis em seus anúncios nas redes sociais.

Além disso, você vai entender quais fatores levar em consideração ao utilizar um emoticon.

Índice de Conteúdo

    1. Por que usar emojis ?
    2. Como usar emojis nos anúncios

Por que usar emojis ?

Os emojis são comprovadamente bons para conseguir mais interações e identificação de seu público-alvo.

De acordo com um estudo da Quintly sobre o qual já falamos em outro post sobre como anunciar pela primeira vez no Instagram e Facebook, os posts com emojis são os que geram melhores resultados e interações.

Pode-se observar nos gráfico abaixo as médias de interação por emoji do Facebook e Instagram.

Emojis Facebook

No Facebook a quantidade ideal seria entre um e três emojis por anúncio.

Emojis Instagram

Já no Instagram, os emojis são mais aceitos e podemos usá-los em quantidades maiores por anúncio.

Porém, em ambas as plataformas, as publicações sem emojis geram menos interações que as com.

Eles são importantes para a imagem de uma empresa ou marca e ajudam ao público a se identificar com o anunciante.

Mas, a quantidade de emojis e seu uso (ou não) nos anúncios depende de diversos outros aspectos sobre os quais falaremos agora.

Como usar emojis nos anúncios

Colocar emojis é uma tarefa bem simples.

O que ficamos em dúvida, geralmente, é se estamos utilizando o emoji adequado ou da maneira correta.

Para esclarecer a dúvida, é necessário pesquisar bem sobre essa linguagem e, principalmente, sobre seu público.

Conheça seu público

Algo que muitos esquecem de levar em consideração ao utilizar um emoji é, por incrível que pareça, o seu próprio público.

As pesquisas não se aplicam a 100% dos usuários da plataforma.

É importante que você crie uma persona para entender melhor o perfil de seu público.

Para um público mais conservador por exemplo, o uso de emojis pode ser irrelevante.

Por isso, conheça sua persona!

Esteja sempre atualizado

A todo momento são lançados novos emojis com diferentes significados.

Procure utilizar os emoticons mais atualizados e os mais utilizados.

Assim como notícias e memes da internet, há um momento certo para utilizar alguns emojis.

Por isso, procure estar inserido no contexto de seu público, para determinar alguma tendência e notar quais são os emojis mais utilizados para colocar em seus anúncios.

Entenda a linguagem dos Emojis

Cada emoji tem um significado e transmite uma mensagem diferente.

É importante entender que o significado do emoji muitas vezes não é literal.

Na verdade, depende do contexto em que ele é utilizado e quais as implicações.

Um emoji feliz, por exemplo, pode representar felicidade a uma pessoa e, simultaneamente, medo a outra.

Isso varia de acordo com a atribuição do emoji e da sua utilização na prática.

Tome bastante cuidado ao escolher o emoticon.

Às vezes, ele pode ter significados diferentes para você e para o seu público e, assim, causar o efeito contrário ao desejado.

Evite o uso excessivo ou inadequado

Como todos sabemos, tudo em excesso faz mal, e isso se aplica aos emojis.

Não há uma quantidade ideal exata de emoticons para inserir em seus anúncios.

Isso varia de acordo com a sua persona e com o conteúdo divulgado.

Porém, o exagero pode causar um efeito negativo na mente dos usuários e aversão ao seu anúncio.

Além disso, encaixe os emojis em contexto propícios a tal ação, não adianta colocá-los aleatoriamente em seus anúncios, pois eles geram mais interação.

É preciso saber o momento e a situação adequada.

Enfim, o uso de emojis só cresce e é importante utilizá-los para deixar os anúncios e as publicações mais atrativas e leves.

Mas, fique atento a alguns aspectos como sua persona, momento adequado e, também, os significados.

Para que assim, você aumente o desempenho nas redes sociais e tenha maior presença digital.

Esperamos ter ajudado!

Para saber mais sobre estratégias, veja nossos outros conteúdos sobre redes sociais!

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