67% dos brasileiros estão propensos a clicar em anúncios de buscadores, diz estudo

Carolina Glogovchan

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Como você, sendo usuário, reage aos anúncios na SERP do Google?

Simplesmente ignora e corre para o resultado orgânico ou dá aquele voto de confiança ao link patrocinado?

Confiança é maior em resultados orgânicos

Em 2017, um estudo realizado pela Conversion indicou que os resultados de busca orgânica têm uma confiança maior em relação a links patrocinados.

A entrevista com 707 usuários brasileiros mostrou que 33,6% afirmam confiar mais em resultados orgânicos, enquanto que 19% confiam mais em links patrocinados.

Grande propensão a clicar em anúncios pagos

Segundo a pesquisa “Só investir não basta: as expectativas do consumidor para marketing digital no Brasil”, realizada pelo The Boston Consulting Group, 67% dos usuários da internet se revelam propensos a clicar em um anúncio exibido como resultado de busca no Google.

O mesmo estudo ainda mostra que a influência dos anúncios digitais já levou 66% dos usuários a realizar algum tipo de compra online!

Esses números são muito importantes para reduzir a rivalidade divulgada pelo mercado entre SEO (otimização para sites de busca) e links patrocinados.

Desde sempre, na Conversion, defendemos a ideia de que investir nos dois caminhos é uma forma de conquistar uma estratégia de marketing digital mais completa e abrangente para uma marca.

E essa realidade tem sido cada vez mais aceita pelo universo de marketing digital.

O estudo, que entrevistou mais de três mil consumidores (julho/2018), mostra justamente que o Ads, principal serviço e fonte de receita do Google, também é uma ótima forma de conquistar novos consumidores para e-commerces e empresas de outros segmentos.

O melhor caminho é sempre investir em orgânico e pago

Vale destacar, por fim, que quem deseja investir em links patrocinados colhe resultados mais rapidamente a partir do pagamento das palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Já quem aposta no SEO usufrui de resultados permanentes e tem retornos dentro de um prazo médio/longo.

Se você já investe em SEO e, até então, nunca trabalhou com o serviço de anúncios pagos, vale reconsiderar a possibilidade e investir, também, em uma boa estratégia de mídias de performance para sua marca.

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