Experiência do Usuário: saiba tudo sobre o conceito + Dicas

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Experiência do Usuário é um conceito cada vez mais aplicado pela empresas, e você não quer ficar de fora dessa!

Devido ao crescimento do meio digital e a todas as facilidades que vieram junto a ele, as pessoas exigem resoluções mais rápidas e práticas para seus problemas e dúvidas.

Não só isso, elas também querem se sentir confortáveis no ambiente digital, em locais onde possam satisfazer seus desejos, por meio de um processo que estimule bons sentimentos.

Logo, as marcas agora buscam a melhor maneira de atender esses usuários e oferecer a eles a melhor experiência possível, tanto em relação a aspectos funcionais, quanto emocionais.

Quer saber mais sobre o conceito e como aplicá-lo em seu negócio?

Então, fique com a gente e entenda o que é, quais as vantagens e ainda aprenda algumas dicas para ajudá-lo a colocar o conceito na prática!

Índice de Conteúdo

  1. O que é Experiência do Usuário ou, simplesmente, UX (User Experience)
  2. Vantagens ao proporcionar a melhor experiência para o usuário
  3. Dicas para oferecer a melhor experiência aos usuários

O que é Experiência do Usuário ou UX (User Experience)

A Experiência do Usuário consiste em como as pessoas se sentem em relação a todo o processo de marketing de uma empresa – desde a etapa de consideração até a conversão e fidelização.

E o papel das empresas ao aplicar esse conceito em sua estratégia é fazer com que esse sentimento dos usuários seja positivo.

Como fazer isso?

Como dito antes, é necessário considerar alguns aspectos funcionais e emocionais, que colaboram para a melhor experiência.

Entre eles, acessibilidade do site, facilidade de navegação pelas páginas, design agradável e bonito da interface, entre outros.
Os elementos visuais, ou seja, de design da interface, compõem uma parte da UX (User Experience) chamada de UI (User Interface Experience).

Para dispor da melhor experiência, é necessário combinar os diversos aspectos e aplicá-los nas etapas do marketing que envolvem contato direto com as pessoas.

Vamos, então, entender melhor o que são cada um desses aspectos.

Arquitetura do site

Essa parte é muito importante, pois se refere a toda a estrutura do site.

Portanto, é essencial que ela seja bem organizada e descritiva para que, assim, os usuários consigam navegar com facilidade entre as páginas.

Isso auxilia as pessoas a se localizarem e serem direcionadas a outras páginas, que tenham conexão com aquela na qual elas estavam.

Atente-se também a como as informações mais importantes e relevantes são dispostas em seu site.

É preciso dar destaque a aquelas mais importantes para captar a atenção do usuário e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão.

Conteúdos cativantes e envolventes

Os conteúdos que você posta em seu site ou blog devem focar na Experiência do Usuário também.

Vale ressaltar algumas características que colaboram para tal fim, como o tipo de linguagem – que deve ser convidativo e cativar as pessoas -, a relevância ao seu público e se o conteúdo é informativo e prático.

Sem elas, os conteúdos podem prejudicar a Experiência do Usuário como um todo.

Design para UI

O design do site deve deixar o usuário confortável e ser prático, sem muitas enrolações com elementos visuais desnecessários.

O design deve ser atrativo e facilitar a navegação, com elementos que direcionam as pessoas para onde elas desejam.

Isso ajuda na imagem da empresa e transmite confiança aos visitantes da página.

Funcionalidade

Rapidez e eficiência são duas palavras que descrevem bem a internet.

Entre tantas possibilidades nesse meio, a prioridade sempre é por plataformas que, além de possuir estética agradável, relevância e organização, resolvam as dores dos clientes imediata e efetivamente.

Foque em características funcionais para seu site, que agreguem valor.

Agora que você sabe os principais aspectos a serem levados em conta para proporcionar uma boa experiência, vamos entender um pouco melhor o motivo de fazer isso, ou seja:

O que minha empresa pode ganhar com isso?

Vantagens de proporcionar a melhor experiência ao usuário

As marcas que consideram a Experiência do Usuário completa, ou seja, todos os contatos que um usuário tem com ela, só têm a se beneficiar.

Um usuário satisfeito – com todas suas dúvidas esclarecidas de maneira eficiente -, que se sentiu feliz, confortável e com sentimentos positivos durante todo o processo pré-venda e pós-venda, pode ser considerado conquistado.

E é muito mais provável que um usuário conquistado por sua empresa interaja com seus conteúdos, dê feedback e se relacione com sua marca ativamente, de forma produtiva.

Destacamos alguns pontos que trazem vantagens significativas e resultados promissores, por meio do aperfeiçoamento da Experiência do Usuário.

Aumento da taxa de conversão

Ao contemplar conteúdos relevantes e informativos, experienciar um design atrativo e conseguir tirar todas suas dúvidas no seu site, o usuário confia mais em sua marca e também se identifica com ela.

A probabilidade de ele optar por você na decisão de compra é grande, aumentando, assim, a taxa de conversão , o que traz mais e mais clientes ao seu negócio.

Isso ocorre pois, ao gerar um sentimento bom com os aspectos citados acima, a sua marca é associada a coisas boas na mente das pessoas.

Fidelização

Além da experiência pré-venda, é importante estar presente no pós-venda, ou seja, oferecer serviços de suporte e manutenção, além de fazer promoções exclusivas e novas propostas ao cliente.

Dessa forma, seus clientes tendem a comprar novos produtos ou serviços de sua empresa por se sentirem seguros com ela.

Assim, você fideliza seus clientes, que agora têm preferência por sua marca.

Recomendação

Quando o usuário estiver completamente satisfeito e tiver uma experiência incrível, naturalmente ele sentirá a necessidade de compartilhar isso com seu círculo de amigos e família, para que eles também se beneficiem.

A confiança em sua marca crescerá, assim como o número de clientes e o tráfego de seu site.

Entendeu por que você deve aplicar a User Experience (UX) em sua estratégia?

Fica com a gente um pouco mais, pois ainda daremos alguma dicas para que você ponha na prática seus conhecimentos.

Dicas para oferecer a melhor experiência aos usuários

Para que o usuário tenha uma experiência completa, você precisa considerar alguns fatores e. constantemente. adaptar sua estratégia, para que ela esteja alinhada com as necessidades dos usuários.

Por isso, resolvemos dar alguma dicas para que você consiga proporcionar essa experiência.

Dá só uma olhada!

Pesquise

Primeiro de tudo, faça pesquisas de sua persona para definir quais são suas dores e como melhor resolvê-las, além de determinar quais conteúdos seriam mais relevantes a ela.

Dessa forma, você consegue criar conteúdos mais direcionados e, com o uso de táticas de Content Experience, oferecer uma experiência única de conteúdo para o usuário.

Fazendo isso, você garante uma estratégia baseada em informações concretas e focada no público-alvo.

Faça perguntas e enquetes

Além das pesquisas de mercado por conta própria, converse com seu público.

Pergunte a opinião dele em relação a alguma atualização, faça enquetes para descobrir do que ele mais gosta.

Isso é bom para criar um relacionamento com o público, transmitir confiança e transparência.

Sua marca começa a ser vista de maneira mais amigável.

Não confunda o usuário

A organização visual do seu site é essencial. Dessa forma, não jogue muitas informações de uma vez ao visitante da página, pois isso pode assustá-lo e trazer um sentimento negativo.

É importante que todos os elementos estejam dispostos de modo que seja fácil de acessá-los, sem serem invasivos.

Além da organização visual, muitos confundem o usuário em uma das partes mais importantes, que é a descrição do produto ou serviço que está sendo oferecido.

Procure ser bem claro e objetivo com sua proposta, vá direto ao ponto. Caso contrário, o usuário fica confuso e pode optar por não fazer negócio.

Experiência mobile

Um erro muito comum é desconsiderar a experiência mobile do usuário.

Principalmente agora, que o celular é utilizado por muitas pessoas diariamente, é extremamente importante adequar todo o seu site ao formato mobile.

Gatilhos

Insira gatilhos em sua página para incentivar os usuários a fazer alguma ação – por exemplo, inscrever-se para receber conteúdos diários ou links de acesso a outras páginas que você acredita serem relevantes.

Porém, cuidado para não colocar muitos gatilhos e interferir na Experiência do Usuário.

Mensure os resultados

Por fim, não esqueça de mensurar os resultados de sua estratégia para saber o que pode ser negativo para o usuário e, então, alterar o que for necessário.

Sempre acompanhe os resultados: a internet é um ambiente em constante mudança, por isso, algo que funciona agora pode não trazer mais resultados no futuro.

A Experiência do Usuário é um termo muito atual e tende a compor uma das bases do Marketing Digital.

Por isso, use seus conhecimento adquiridos neste post, e outros relacionados, para complementar suas estratégias de marketing como um todo e ter mais presença online.

Aplicar esse conceito em seu negócio pode significar um grande diferencial em relação a outras empresas do mesmo segmento.

Quer se aprofundar mais no assunto e ter uma estratégia completa no meio digital ?

Confira nosso post sobre Content Experience, que fala sobre um conceito muito novo no mercado que tende a ser o futuro do Marketing de Conteúdo.

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