Facebook Audience Insights: o que é, importância e como utilizar esse recurso

Conversion

Por ,
em

O Facebook Audience Insights é uma ferramenta ideal para auxiliar aqueles que desejam impulsionar sua página no Facebook e ter mais sucesso com a estratégia na rede social.

É essencial para qualquer usuário que deseja empreender no Facebook saber qual público ele almeja atingir com sua estratégia.

Definir o público da maneira correta pode não ser uma tarefa tão fácil. Nessas horas, os dados analíticos, gráficos e as estatísticas são salvadores da pátria.

E o Facebook Insights auxilia exatamente nisso: é uma plataforma ótima que pode te ajudar bastante a ter mais sucesso no Facebook e uma performance muito maior.

Para te auxiliar, nós da Conversion, agência de marketing digital, resolvemos escrever este post.

Nele, você aprenderá mais sobre o que é o Facebook Audience Insights, como ele funciona, sua importância e como você mesmo pode utilizá-lo de maneira didática.

Fique com a gente nos próximos minutos para saber mais!

Índice de conteúdo

O que é Facebook Audience Insights ?

O Audience Insights é uma plataforma do Facebook que fornece um registro de atividades dos usuários na rede para quem tem uma página.

Nela, é possível visualizar gráficos, estatísticas e análises de todos os diferentes públicos que estão presentes no Facebook.

Podemos visualizar desde interesses e dados demográficos até informações adicionais e mais pessoais, como relacionamento e acontecimentos.

É uma ferramenta gratuita e, por meio dela, você pode criar vários públicos diferentes para sua página, de acordo com seus objetivos na rede.

Ela dá um direcionamento muito bom para a criação de anúncios e a veiculação dos mesmos no Facebook.

Mas por que insights?

Insights significa ver as coisas com mais clareza, ter ideias ou discernimento. A palavra está relacionada a uma informação que você descobre muito útil e importante.

E o Audience Insights te ajuda exatamente nisso. Por meio dele, é possível ter insights em relação ao seu público e como você pode melhorar sua estratégia como um todo. Afinal, sem o público, nossas estratégias seriam todas em vão.

Por que essa ferramenta é tão importante assim?

Por que o Facebook Audience Insights é importante?

Quando você pretende fazer qualquer tipo de comunicação, conhecer a sua audiência é essencial.

Tipo de abordagem, maneira de falar, didática, elementos visuais, outros aspectos da comunicação… Todos dependem do que é mais adequado ao público que almejamos atingir com a comunicação.

Isso se aplica a anúncios e posts no Facebook também. É essencial que você saiba como despertar o interesse de seu público para que sua página tenha sucesso na rede.

Uma página de uma loja que vende roupas para skatistas, por exemplo, não pode ter uma abordagem muito formal — isso afasta a marca do público e não gera bons resultados nas vendas.

É preciso que o público se identifique com sua marca, para que se crie uma conexão mais profunda com os possíveis clientes, facilitando a conversão.

Com o Facebook Insights, você pode ter acesso ao comportamento do seu público e diversas características importantes que te ajudam a entendê-lo melhor e ter mais eficiência na comunicação.

Seus posts na rede podem ter mais engajamento e ótimos resultados, pois são voltados ao seu público específico.

Aprenda agora como funciona o Audience Insights e como utilizá-lo de maneira simples.

Funcionalidades do Facebook Audience Insights

Primeiro de tudo: você deve ter uma página no Facebook para criar um público para ela.

As análises de público do Facebook Audience Insights são feitas com base no comportamento das pessoas na rede e nas informações fornecidas pelos próprios usuários.

Nele, você pode criar um ou mais públicos para sua página com base em dados demográficos, interesses, comportamentos e outras características.

Após criar seu público, a ferramenta fornecerá comparações analíticas entre o público selecionado e os usuários do Facebook ou entre os seguidores da sua própria página.

Dessa forma, é possível definir se você está atingindo o público certo para seu negócio e quais são as exclusividades do seu público.

As informações que ele oferece sobre o público são divididas em quatro:Inofrmações demográficas, interesses e compartamento Facebook Insights

  • Dados demográficos: Nos dados demográficos, podemos encontrar comparações de idade, gênero, relacionamento (solteiro, relacionamento sério, etc), nível educacional e cargo. Isso em comparação com os usuários do Facebook ou de sua página.
  • Curtidas na página: As curtidas dizem respeito ao interesse do público selecionado, ou seja, as páginas que eles mais curtem e interagem e que podem ser possíveis concorrentes.
  • Localização: Na localização, são mostrados os locais em que seu público está mais presente, em comparação com todos do Facebook ou de sua página.Localização Facebook Insights
  • Atividade: Na atividade, podemos ver quais interações o público selecionado mais faz, como curtir, compartilhar ou comentar um conteúdo e de quais dispositivos eles acessam o Facebook (celular, desktop, tablet, etc).Atividade Facebook Insights

Na criação do público, você pode inserir informações de:

  • LocalizaçãoLocalização Facebook Insights
  • Idade e gênero
  • InteressesInteresse do Público Facebook Insights
  • Página: caso você queira comparar o público selecionado com o de uma determinada página sua. Se você deixar em branco, a comparação será feita com os próprios usuários do Facebook em geral.
  • Idioma 
  • Relacionamento: qual status de relacionamento do público que você deseja atingir.
  • Nível de educação
  • Trabalho: algum cargo específico de pessoas que você deseja alcançar com sua estratégia.Avançado Facebook Insights

Há outras informações também, como acontecimentos, que são mais específicas. Opte pelas que fazem mais sentido para seu público ideal.Defina seu público Facebook Audience Insights

É possível salvar os públicos que você já criou e editá-los em outro momento (quantos você quiser).

Por isso, faça testes sem medo para encontrar com mais eficiência sua persona ideal.

Aprenda agora como usar o Facebook Audience Insights na prática!

Como utilizar o Facebook Insights passo a passo

  1. Acesse a ferramenta aqui.
  2. Ao entrar nela, opte por fazer um tour para conhecer a plataforma melhor.Facebook Insights Introdução
  3. Para criar seu público, insira as informações na janela à esquerda da página, onde está escrito criar público.
  4. Navegue entre as janelas acima dos gráficos para visualizar as informações que deseja.
  5. Para salvar um público, clique em Salvar na parte superior da tela.Salve seu público Facebook Insights
  6. Clique em abrir na parte superior da tela para selecionar um público salvado por você.
  7. Para criar um público novo, basta clicar em criar novo, também na parte superior da telaEscolha um público Audience Insights do Facebook

Simples, não é mesmo?

Com a prática, você começa a entender melhor a ferramenta e pode ter muitos benefícios para sua página.

Lembre-se que são os clientes que devem servir como guias para toda sua estratégia. Se você aplicar essa filosofia de negócio, terá resultados muito melhores e uma performance incrível no meio digital.

É importante que você explore também outros recursos do Facebook, como o gerenciador de anúncios, que também impulsionam sua página na rede social.

Quer saber mais?

Visite nosso post sobre como gerenciar sua página no Facebook.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento