Como funciona o feed de notícias do Facebook

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Já se perguntou por que alguns posts de pessoas e páginas específicas aparecem em seu feed de notícias do Facebook enquanto outros não?

É uma pergunta que quase sempre fazemos, seja apenas por curiosidade, seja para obter alcance maior de suas publicações.

O Facebook ranqueia os posts de maneira customizada para cada usuário por meio do seu algoritmo e, para isso, considera alguns fatores.

Se não houvesse a customização pelo sistema do Facebook, certamente não seria possível administrar a plataforma devido ao grande número de postagens apresentadas.

Nós, da Conversion, resolvemos explicar melhor como funciona esse algoritmo e também ensinar algumas dicas para quem almeja adquirir destaque na plataforma.

Para qualquer usuário que queira obter mais interações e alcance com suas publicações, é importante compreender como funciona o feed de notícias do Facebook.

Neste post, vamos entender o que é o feed de notícias do Facebook, o motivo de sua existência e quais fatores são levados em consideração no ranqueamento.

Isso não é tudo…

Ainda daremos cinco dicas para páginas do Facebook que deseja alcançar maior destaque no feed.

Fique com a gente nesses próximos minutos!

Índice de Conteúdo

  1. O que é feed de notícias ?
  2. Por que criar o feed de notícias ?
  3. Como funciona o algoritmo do Facebook ?
  4. 5 dicas para ter destaque no feed de notícias

O que é feed de notícias?

Sabe quando você está no Facebook e, na página inicial, são apresentadas as publicações de outras páginas e pessoas, atividades dos usuários e anúncios?

Esse é o feed do Facebook. Todo o conteúdo ali disposto é direcionado para cada usuário de acordo com seu engajamento na plataforma — explicarei melhor isso depois.

Feed de notícias

O feed é, de forma resumida, a base do Facebook, onde os conteúdos são visualizados, compartilhados e reagidos.

Para alcançar mais pessoas e obter sucesso na rede social mais influente do mundo, é necessário aprender quais aspectos são levados em consideração pelo sistema ao direcionar os conteúdos mais relevantes para os participantes.

Por que criar o feed de notícias?

Os usuários da rede têm – de acordo com pesquisa do Pew Research Center -, em média, 200 amigos. Isso torna difícil acompanhar o que cada um deles publica, pois são muitos posts.

Por isso, o Facebook separa os conteúdos mais relevantes, melhorando a experiência que temos ao acessar a rede.

Entenda o que é levado em consideração pelo Facebook e como se destacar no feed.

Como funciona o algoritmo do Facebook

Algoritimo facebook

Primeiro, vamos definir algoritmo: ele é um conjunto de procedimentos lógicos utilizado para resolver algum problema com o uso de dados.

O algoritmo do Facebook que posiciona as publicações é chamado ranking, e é constituído por três etapas: Inventário, Sinais e Palpites.

Inventário

No inventário, ficam todos os conteúdos que podem ser mostrados em seu feed, como publicações de páginas e amigos, anúncios, atualizações de status, eventos, posts compartilhados, entre outros.

Sinais

A segunda etapa, dos sinais, é quando são registrados dados relacionados à atividade do usuário no Facebook.

Os comportamentos considerados são muitos, entre eles:

Interação com os posts, como curtidas, compartilhamentos e comentários;

Qual formato mais prende sua atenção e desperta interesse – seja vídeo,
imagem ou texto;

Qual dispositivo é utilizado no Facebook, como celular ou computador;

Qual rede (wi-fi ou 3G) é utilizada no Facebook.

Enfim, todas essas informações comportamentais são analisadas para que, na terceira etapa, o conteúdo que será apresentado seja determinado.

Palpites

Na terceira etapa, dos palpites, o Facebook determina quais conteúdos devem ser apresentados em seu feed de acordo com as informações dos sinais.

O algoritmo dá uma nota para cada componente do inventário, considerando sua relevância ao usuário, e organiza o feed de forma que as com maior nota fiquem em posição de destaque.

5 dicas para ter destaque no feed de notícias

1. Faça enquetes em seus posts

A interação com os usuários é muito boa para conseguir um feedback positivo. Mas lembre-se,faça perguntas relevantes.

Ao fazer perguntas sobre algum tema interessante relacionado ao seu conteúdo, a possibilidade de reações positivas e atenção à publicação aumentam significativamente.

2. Crie conteúdos compartilháveis

Um conteúdo compartilhável seria aquele que, através de alguma chamada para ação, incentiva o usuário a, de alguma forma, divulgar a publicação.

É possível alcançar esse objetivo de diversas maneiras. Uma das principais é oferecer algo em troca caso compartilhem ou comentem algo em seu post, como participação em sorteios.

3. Diversifique o conteúdo

Procure utilizar imagens, vídeos e animações dinâmicas em seus posts.

Edite suas fotos e vídeos, utilize cores que despertem o interesse e imagens relevantes.

As pessoas prestam mais atenção e valorizam mais um conteúdo que tem esses elementos.

4. Atente-se às tendências

Faça publicações sobre assuntos atuais e relevantes, pesquise antes sobre o tema e verifique se o mesmo ainda é uma tendência.

Conteúdos atualizados tendem a possuir mais visualizações e reações.

5. Seja prestativo

Sempre tente ajudar e compartilhar informações úteis ou curiosidades para seu público.

Isso pode constituir uma boa imagem de sua página ou perfil e trazer reconhecimento.

Se você seguir as dicas deste post e conseguir adequar sua estratégia ao algoritmo do Facebook, é possível atingir maior autoridade e reconhecimento de sua página ou perfil.

Para se aprofundar mais no tema, dê uma olhada em nossas outras publicações sobre como criar uma página no Facebook e gerenciá-la.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e agregue mais valor aos seus conhecimentos!

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