Fotos para loja virtual: com tirar as melhores e mais atrativas

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As fotos para loja virtual são essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

São elas que causam a primeira impressão nos usuários e influenciam diretamente na decisão de compra dos consumidores.

Tirar as melhores fotos é muito importante para que seu e-commerce tenha bons resultados e aumente as conversões.

As fotos dos produtos são um dos primeiros elementos que avaliamos antes de comprá-los.

Uma foto com qualidade ruim prejudica a visualização do conteúdo e, por isso, desistimos facilmente de comprá-lo.

Neste artigo, você aprenderá algumas dicas sobre como tirar fotos para e-commerce, aumentando sua taxa de conversão e o desempenho da sua loja virtual.

Confira!

A importância das fotos para uma loja virtual

Um dos grandes receios dos consumidores online é o fato de eles não conseguirem interagir com o produto ou ter qualquer contato com o mesmo.

Isso os deixa inseguros na hora de comprar algo, pois se baseiam na qualidade da imagem para decidir a compra .

Já que não é possível experimentar o produto ou ter uma amostra, o consumidor se guiará pela melhor divulgação do mesmo.

Por isso, você deve transmitir confiança para os usuários com suas fotos, de forma que eles tenham uma experiência tão boa que adquiram preferência por seus produtos, exatamente pelos mesmos terem sido divulgados da maneira certa.

Além das características da própria foto, você deve lembrar de considerar aspectos que complementam a foto, como descrição do produto, cores diferentes e detalhamento técnico.

Vamos agora às dicas.

Dicas para tirar as melhores fotos para e-commerce

Use a luz a seu favor

Hoje em dia existem vários equipamentos emissores de luz criados estritamente para obter as melhores fotos.

Porém, como muitos fotógrafos sabem, nada supera a luz natural. Com ela, é possível tirar fotos incríveis e sem comparação.

Por isso, procure utilizar a luz natural para fotografar seus produtos. Ela possibilita fotos mais nítidas e conseguimos ver o objeto fotografado com mais detalhes.

Porém, você deve levar em consideração os horários ideais para tirar as fotos com luz natural.

O início da manhã e fim de tarde são os melhores períodos, em que a luz está mais equilibrada.

O cenário é muito importante

Evite ambientes com muitos elementos e poluição visual, pois isso pode desviar a atenção de quem vê a fotografia para outros elementos que não o produto.

Procure um ambiente para tirar a foto mais limpa possível em que seu produto está em destaque.

Se necessário, desfoque o fundo para dar destaque ao produto.

Você pode utilizar um fundo infinito também, muito comum em e-commerces, por ser uma cor única. Seu produto é o único elemento para o qual os usuários darão atenção.

Lembre-se de escolher o melhor ângulo

O ângulo em que a foto é tirada faz uma grande diferença.

É importante conhecer os diferentes ângulos e escolher o mais adequado para seu produto.

Dependendo do ângulo, seu produto pode ficar desvalorizado, ou o contrário. Por isso, escolha o mais adequado para seu cenário.

Em geral, ângulos de baixo enaltecem o objeto fotografado, valorizando mais o mesmo.

É importante também tirar a foto de diferentes ângulos para que o consumidor possa ter uma visão geral do produto, o mais próximo do real possível.

Afinal, como dissemos antes, eles não podem experimentá-lo. Logo, devem ter a apresentação mais completa possível.

O produto deve estar impecável

Manchas, sujeiras, arranhões e sinais de uso são alguns dos aspectos que você deve considerar antes de tirar a foto de seu produto.

Ele deve estar em perfeitas condições e limpo para causar uma boa impressão e valorizá-lo na foto.

O uso de tripés é muito importante

Ninguém gosta de ver uma foto tremida. Isso interfere bastante na experiência dos usuários, que querem ver o produto com mais nitidez.

Por isso, vale a pena o investimento em um tripé para sua câmera. Dessa  forma, suas fotos saem bem mais estáveis e com uma qualidade maior.

Tire fotos de qualidade

A qualidade da foto no quesito resolução é de extrema importância. Para tirar a foto na melhor resolução, é necessário ter uma boa câmera.

É um investimento que vale a pena e pode trazer bons resultados para seu e-commerce.

Se você quiser mais qualidade ainda, há softwares de edição, como o Lightroom, em que você pode melhorar suas fotos e deixá-las mais bonitas.

Atente-se ao tamanho da imagem

As dimensões da imagem que você utiliza devem ser adequadas ao tamanho requerido pela plataforma de sua loja virtual.

Divulgar suas fotos nas redes sociais também é importante e, para isso, você deve saber as dimensões ideais para que a foto caiba inteira no post e tenha a melhor qualidade.

Evite o uso do flash

O flash é um dos piores recursos para uma foto de e-commerce, pois, além do objeto ficar com um centro de luz que prejudica muito a qualidade da imagem, ele também gera a sombra do objeto, podendo piorar a foto mais ainda.

Por isso, evite ao máximo o uso de flash. Mesmo que o ambiente seja escuro, um efeito de HDR pode te ajudar.

Otimize suas fotos para os mecanismos de busca

Os resultados orgânicos dos mecanismos de buscas como o Google são responsáveis por uma grande parte do tráfego de sua loja virtual.

Por isso, é importante aplicar práticas de SEO que podem deixar seu site nas melhores posições dos resultados orgânicos, aumentando seu reconhecimento e sua autoridade no mercado.

Suas fotos também podem ser otimizadas para SEO, e é muito importante que você as otimize.

Para fazer isso, você deve inserir a tag alternativa em todas as fotos que for postar, para que o algoritmo do Google identifique seu conteúdo e possa ranqueá-lo.

Mas o que é tag alternativa?

É como uma descrição da imagem, com palavras-chave que a descrevem da melhor maneira, de forma que o usuário consiga achá-la nos mecanismos de busca.

Agora que você sabe como tirar as melhores fotos para e-commerce, aplique as dicas em sua loja virtual e veja como isso pode melhorar sua taxa de conversão.

Mas é claro que não são apenas as fotos que aumentam suas conversões. Conheça também algumas estratégias para e-commerce que vão otimizar seu negócio como um todo.

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