Funil de Vendas: O que é e Como usar em Marketing Digital

Diego Ivo

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O Funil de Vendas é uma das ferramentas mais importantes para construir uma estratégia de Marketing Digital, porém ainda é muito pouco explorada no Brasil.

Aplicando corretamente Funis de Vendas em campanhas de Marketing Digital, sua marca poderá aumentar drasticamente a eficiência e, portanto, obter um ROI muito maior.

Neste artigo criado pela Conversion, agência especialista em SEO & Performance com 8 anos de experiência, você irá entender o que é um Funil de Vendas, como funciona e como começar a modelar um para o seu negócio.

E por que você deveria considerar ter um funil?

Porque traz resultados.

Aqui na Conversion, nós continuamente aplicamos funis de vendas às estratégias digitais de clientes e, com isso, conseguimos, inclusive, gerar e criar demanda para marcas, assim como aumentar o ROI de nossos clientes.

Um exemplo disso, foi o lançamento do JAC T5 CVT, da JAC Motors, em que aumentamos em 91% a venda de carros pela Internet e o automóvel emplacou como o importado mais vendido no Brasil alguns meses após o lançamento.

Quer aprender mais?

Então leia este artigo preparado especialmente para gestores de marketing digital que desejam aumentar os seus resultados.

Índice de Conteúdo Funil de Vendas

  1. O que é?
  2. Benefícios
  3. Etapas
  4. Exemplo
  5. Conclusão

O que é funil de vendas?

Funil de vendas é um modelo estratégico que descreve o processo de compra do consumidor, e que pode ser aplicado a todo o marketing digital.

Quais os benefícios de um funil de vendas?

As empresas geralmente investem somente no meio ou fim do funil, onde a concorrência é maior.

O benefício é impactar o consumidor em cada uma das etapas, com a mídia e a mensagem certas, aumentando as vendas e o ROI.

Quem pode utilizar?

Qualquer empresa pode utilizar. As empresas mais maduras utilizam funis avançados em suas estratégias de marketing digital.

O que é necessário para aplicar?

Basicamente, entender o fluxo de compra do seu consumidor.

Como aplicar de modo simples em uma estratégia focada em varejo?

O modo mais simples de começar a aplicar é em seu plano de mídias pagas, mas um funil de vendas pode ser expandido à estratégia digital.

Como mensurar os resultados?

Aumento da eficiência do marketing, melhora de ROI e/ou mais leads.

Quais são as etapas de um Funil de Vendas?

Não há um modelo único de Funil de Vendas, uma vez que ele deve ser criado conforme cada negócio.

Porém, geralmente, os funis de vendas possuem pelo menos três etapas (topo, meio e fim de funil).

Além disso, sugerimos que, sempre que possível, também se utilize uma etapa adicional focada na fidelização de clientes.

A etapa de fidelização é importante, principalmente, porque é sempre mais barato vender para quem já compra de você do que para um novo cliente.

Conheça, então, um exemplo de etapas existentes em um funil de vendas focado em varejo ou serviço para o consumidor final (B2C), que, porém, poderia ser aplicada também para B2B.

Exemplo de Funil de Vendas

Na imagem abaixo, você verá um exemplo de funil de vendas e, a seguir, explicaremos cada uma das etapas.

Exemplo de Funil de Vendas

Topo de Funil (Conhecimento)

No topo do funil, invista em publicidade direcionada ao seu público-alvo com o objetivo de ele passar a conhecer a sua marca, não em vender. Investir em conteúdo pode ser uma ótima maneira de causar boa experiência para o consumidor.

Meio de Funil (Consideração)

Agora que sua marca já é conhecida, invista em apresentar os benefícios e características de seu produto ou serviço. É também um bom momento de gerar leads para serem nutridos com conteúdo, e-mail marketing, etc. Este é o momento mais demorado do funil e que deve ter muita atenção, até porque a próxima etapa já é a de conversão

Fim de Funil (Conversão)

Geralmente, o fim do funil está associado a palavras institucionais de sua marca, que costumam ter o melhor ROI (Return On Investment), bem como o tráfego direto.

Se o trabalho das etapas anteriores estiver bem feito, esta irá muito melhor! Invista, aqui, também em Remarketing e Retargeting, para “forçar” a compra de usuários que já estão propensos.

Fim de Funil (Fidelização)

Geralmente, o fim do funil costuma ser deixado de lado – mas é muito mais barato vender para quem já comprou da sua marca do que trazer novos clientes. Chamamos de fidelização aquele tráfego que será investido para gerar recompra.

Conclusão: aplicando funis de vendas, clientes aumentam em até 200% o faturamento

Um bom funil de vendas pode mudar tudo!

Ele, atualmente, é muito importante em todas as estratégias de marketing digital e é fundamental em gestão de mídias de performance, inclusive Google Ads e Facebook Ads.

Aqui na Conversion, aplicando funis de vendas, já vimos marcas aumentarem suas vendas off-line em 91% e vendas online em mais de 250%.

Comece hoje a construir seu funil de vendas e aumente seus resultados.

PS: Precisa de apoio na aplicação deste conhecimento? Conte com a nossa consultoria.

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