Guia do Gerenciador de Anúncios Facebook e Instagram: O que é & Como Usar

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Veicular anúncios em redes sociais é essencial para marcas que almejam aparecer e manter seu público engajado.

Facebook e Instagram, principalmente, são redes sociais mais amplas e que já fazem parte do dia a dia das pessoas.

Devido ao volume de marcas e empresas que disputam a atenção dos usuários, aparecer nessas mídias não é nada fácil.

Não basta apenas criar um perfil ou uma página nas plataformas, para alcançar os usuários é essencial veicular anúncios.

Há duas formas de criar anúncios nas plataformas, uma delas (a mais simples) é através da própria página no Facebook.

Já a outra é utilizando o Gerenciador de Anúncios, ou, como chamava-se antes, o Power Editor.

Essa é uma ferramenta mais avançada e que traz resultados significativamente positivos.

Ela possui as mais variadas possibilidades e te ajuda a economizar tempo, organizar-se melhor e aumentar o desempenho.

Pensando nisso, nós da Conversion – agência de Marketing Digital com mais de 8 anos de experiência – resolvemos fazer esse guia introdutório da plataforma.

Para que você saiba as funcionalidades mais importantes e melhore sua estratégia como anunciante, falaremos mais sobre o que é o Gerenciador de Anúncios, como ela funciona e como utilizá-lo.

Fica com a gente nos próximos minutos!

Se preferir, clique abaixo para ir direito ao tópico de seu interesse:

Índice de conteúdo

  1. Gerenciador de anúncios ou Power Editor?
  2. O que é gerenciador de anúncios ?
  3. Quais são as funções e como utilizá-las?
  4. Visão geral da conta
  5. O que é relatório criativo?
  6. Campanhas
    1. Tipo de compra: Leilão do Facebook
    2. Objetivo de campanha
    3. Recursos de campanha
    4. Teste A/B
    5. Otimização do orçamento da campanha
    6. Desempenho das campanhas
    7. Como criar uma campanha passo a passo
  7. Como criar um anúncio ou conjunto de anúncios no gerenciador
  8. Edições em massa

Gerenciador de anúncios ou Power Editor?

Antes o Power Editor e o Gerenciador de Anúncios eram duas ferramentas diferentes para veicular anúncios do Facebook.

Pode-se dizer que os dois estavam em níveis diferentes.

Mas, qual era a diferença entre eles?

Enquanto o Power Editor era uma ferramenta mais profissional, para anunciantes mais experientes, o Gerenciador não possuía tantas funcionalidades e era mais básico.
Porém, em 2017, o Facebook decidiu unificar as duas ferramentas.

Agora, ambas estão na mesma plataforma com o nome de Gerenciador de Anúncios.

Mas não se preocupe!

A ferramenta ainda possui grande utilidade e as mesmas funcionalidades do Power Editor, porém, com apenas algumas mudanças.

Vamos agora ao Gerenciador de Anúncios!

O que é Gerenciador de Anúncios?

O Gerenciador de anúncios é uma ferramenta para gestão de campanhas de anúncios.

Nela, é possível administrar os anúncios de todas suas páginas e plataformas (Facebook e Instagram) simultaneamente.

Além disso, podemos organizar conjuntos de anúncios, duplicá-los e editar várias campanhas ao mesmo tempo sem muita dor de cabeça.

Essa ferramenta facilita todo o processo de criação e análise dos resultados de anúncios.

Vamos agora aprender mais sobre como funciona o gerenciador de anúncios do Facebook e como utilizá-lo.

Quais são as funções do Gerenciador de Anúncios e como utilizá-las?

Para acessar a ferramenta é preciso estar logado — no dispositivo que você está utilizando — em sua conta que contêm suas páginas no Facebook .

Caso já esteja logado, acesse aqui o Gerenciador de anúncios.

Na primeira tela que aparecerá, podemos perceber uma estrutura parecida com as abas do google.

Há quatro opções: Visão geral da conta, Campanhas, Conjunto de anúncios e Anúncios.

Vamos falar um pouco mais sobre as principais delas.

campanhas gerenciador de anúncios

Visão geral da conta

Na visão geral da conta, podemos ter um panorama sobre o desempenho dos principais anúncios veiculados no Facebook e no Instagram.

Os dados analíticos apresentados dizem respeito ao alcance, valor gasto, impressões, ações, idade, gênero e outras informações de seus anúncios.

No menu à esquerda dessa página, tem duas opções de exibição.

Uma delas, que abre inicialmente, é sobre a visão geral propriamente dita.

Já a outra apresenta o relatório criativo.

E o que é Relatório criativo?

Nos relatórios criativos, você pode acompanhar o processo da veiculação de seus anúncios e métricas por cada unidade de criativo como alcance, valor gasto, impressões e custo por resultado.

Os relatórios podem ser referentes à unidade criativa de um único anúncio ou de um conjunto deles.

Relatório criativo Facebook

Como assim unidade de criativo ?

Unidade de criativo é um termo que designa cada elemento (unidade) criado em um anúncio como imagem, vídeo, texto, etc.

O gerenciador verifica os resultados isolados de cada um deles.

Essa função é muito relevante, pois você tem uma noção maior sobre quais aspectos agradam (ou não) ao seu público.

A partir dessas informações, é possível adequar as campanhas da maneira correta e melhorar a performance dos anúncios.

Anúncios Facebook

Campanhas

Nas Campanhas, estão localizadas as funções mais vantajosas do gerenciador de anúncios.

É possível criar e gerir campanhas, anúncios e conjuntos de anúncios para o Facebook e o Instagram.

Além disso, são apresentadas todas informações sobre as campanhas como desempenho, orçamento e status.

Ainda há a possibilidade de gerir mais de uma campanha ao mesmo tempo.

Isso é muito prático, pois você pode alcançar maior unicidade em seus anúncios e alterar alguns elementos em conjunto deles rapidamente.

Antes de entrarmos no passo a passo para a criação de uma campanha, vamos entender algumas das opções que o gerenciador oferece.

Tipo de compra: Leilão do Facebook

O leilão do Facebook é onde os anúncios são processados pelo sistema e direcionados para o público.

Porém, sempre há mais de um anúncio com o mesmo público-alvo.

E é no leilão que são escolhidos quais anúncios apresentam mais relevância e serão apresentados ao público.

Para estipular a relevância dos anúncios o sistema de leilões do Facebook atribui valores a eles.

Para isso, os aspectos levados em consideração são:

  • Anunciantes;
  • Total de ações estimadas;
  • Qualidade e relevância do anúncio.

Inicialmente, o único tipo de compra para campanha oferecida pelo gerenciador é o leilão.

Objetivo da campanha

Nessa opção, você escolhe o que quer alcançar com seus anúncios, ou seja, o objetivo.

É importante ter um objetivo claro em mente, pois a campanha será totalmente direcionada a ele, inclusive na hora de mensurar os resultados.

Os objetivos principais apresentados são: Reconhecimento de marca, consideração e conversão.

Eles englobam outros objetivos secundários que te ajudam a atingir resultados mais precisos.

Recursos de campanha:

Há dois recursos de campanha oferecidos pelo Facebook para melhorar o desempenho delas e facilitar o processo de análise.

Ambas opções são ótimas e trazem bastante resultados. Escolha, então, a que melhor se encaixa em sua estratégia.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre elas.

Teste A/B

O teste A/B possibilita testar duas versões diferentes do anúncio, ou seja, é possível verificar quais as variáveis do mesmo anúncio geram melhores resultados.

Com os resultados, pode-se determinar quais anúncios serão mais veiculados ou quais aspectos devem ser alterados para aumentar a performance da campanha.

É possível comparar até cinco conjuntos de anúncios diferentes.

Por exemplo…

Você pode testar o impacto que um mesmo anúncio causa em públicos diferentes.

O anúncio A seria veiculado para os públicos X e Y por exemplo.

Isso é bom para responder na prática as dúvidas que você tinha em relação a qual seria o melhor público-alvo.

O gerenciador de anúncios possibilita a comparação de variáveis já predeterminadas, são elas:

  1. Criativo (algum elemento do anúncio como imagem ou CTA);
  2. Otimização para veiculação (relacionado aos objetivos para os quais você otimiza os anúncios);
  3. Público;
  4. Posicionamento ( Facebook ou Instagram e feed ou stories);

O conjunto de anúncios vencedor é determinado de acordo com o custo por resultado, ou seja, o quanto você gastou para obter alguma interação e ação.

Os resultados são notificados por e-mail para você.

Otimização do orçamento da campanha

Outro recurso para facilitar o gerenciamento das campanhas que podemos escolher é a otimização do orçamento da campanha.

Esse recurso abre a possibilidade para o anunciante estipular um orçamento único para toda a campanha.

O orçamento será gerenciado de forma automatizada de acordo com o desempenho dos anúncios.

Isso quer dizer que, se o sistema encontrar uma oportunidade para um dos anúncios da campanha, ele irá direcionar uma parte maior do orçamento para esse anúncio em específico.

O Gerenciador não passará do orçamento com essa ações, pois o sistema sempre busca equilíbrio, logo, caso aumente o investimento em um anúncio, outro que apresenta menos oportunidades diminuirá.

Você pode determinar um orçamento diário ou vitalício, depende de sua estratégia e disposição.

Desempenho das campanhas

O Gerenciador de Anúncios faz uma análise completa e detalhada de suas campanhas.

Podemos visualizar alguns dos dados analíticos na própria página inicial como resultados e status da campanha.

Mas, não é só isso…

Ao selecionar alguma campanha, logo abaixo do nome aparecem algumas opções, uma delas é a de visualizar gráficos.

Nessa opção você tem acesso a todos os gráficos referentes ao
desempenho da campanha
.

É sempre bom acompanhar a performance para otimizar seus anúncios e aumentar os resultados.

Essas são as principais opções oferecidas para as campanhas.

Vamos, agora, a um passo a passo para que você consiga criar suas campanhas com sucesso.

Como criar uma campanha passo a passo

Separamos por etapas o processo de criação:

  • Primeiro, clique no botão verde è esquerda da tela “+ Criar”;
  • Após isso você deverá escolher entres criação guiada ou rápida;

A criação guiada possui as mesmas opções que a rápida, porém, é mais indicada para quem está começando pois há algumas dicas e, também, um passo a passo.

Como anunciar no Facebook e Instagram

  • No início há um campo para preenchimento do nome da campanha
  • Após selecione o tipo de compra (leilão)
  • Determine então qual o objetivo da campanha Objetivo de campanha
    • Logo após você pode optar entre o teste A/B ou a otimização do orçamento;
    • Caso opte pelo teste A/B, abrirá uma tela para escolha da variável e quantos conjuntos de anúncios serão  analisados;

Objetivo de campanha

  • Se você escolher a otimização de orçamento, escolha o tipo e o valor do orçamento; Anúncios Instagram e Facebook
  • Você pode escolher entre criar um anúncio ou conjunto de anúncios, basta inserir o nome deles;
  • Clique em salvar como rascunho e você será redirecionado para uma tela onde é possível editar os anúncios e ter uma visão geral da campanha;Gerenciador de Anúncios
  • Edite seus anúncios, inserindo todos os elementos que achar necessário e preenchendo todas informações requeridas;

Após isso, basta clicar em publicar e pronto, seus anúncios serão veiculados. (=

Como criar um anúncio ou conjunto de anúncios no gerenciador ?

Você pode criar anúncios e conjuntos de anúncios na própria funcionalidade de Criação de Campanha.

Mas, antes, é preciso encaixá-los em alguma campanha para que fiquem mais organizados e bem direcionados.

Para acompanhar os anúncios ou conjuntos isoladamente basta acessar respectivamente as janelas de anúncios e de conjuntos de anúncios.

Edições em massa

Uma das opções mais úteis oferecidas pelo gerenciador é para administrar mais de uma campanha de uma vez.

Você pode editar e duplicar vários anúncios e campanhas ao mesmo tempo.

Para editá-las basta selecionar as que deseja alterar, clicar em editar e escolher o que deseja mudar. As alterações valem para todas as campanhas selecionadas.

Duplicar as campanhas ou anúncios também é bem simples.

Basta selecionar a campanha, anúncio ou conjunto de anúncios que deseja duplicar, abaixo do nome aparecerá uma opção para duplicar.

Após clicar em duplicar, você poderá, caso queira, editar alguns aspectos da nova campanha ou anúncio e então realizar a publicação.

Esse foi o guia com TUDO o que você precisa para começar a utilizar as principais funções do gerenciador de anúncios.

Vale lembrar que essas são apenas as principais possibilidades. Afinal, não seria possível falar sobre todas elas em um único post.

Por isso, explore bem a ferramenta para obter melhores resultados e mais experiência como anunciante.

Esperamos ter ajudado!

Quer saber mais sobre redes sociais ? Dá uma olhada nesses outros posts a respeito: Como Gerenciar uma Página no Facebook.

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