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Google acrescenta aba “Especialistas” em cartões de informações de saúde

16/03/2020
2 min de leitura

Quem nunca recorreu pelo menos uma vez ao “Dr. Google” para saber mais sobre alguma doença ou sintoma?

Se você também faz parte desse grupo, a última novidade na visualização dos cartões de informações sobre saúde da SERP é especialmente interessante.

Agora, além das abas de informações gerais, sintomas e tratamentos, a aba de especialistas informa ao usuário quais são as especialidades médicas responsáveis pelo tratamento da condição ou doença pesquisadas.

Para tornar o resultado ainda mais completo, ainda é possível, através dos resultados de busca local, saber quais são os especialistas mais próximos de você.

Por exemplo: ao pesquisar os termos dermatite atópica, uma irritação de pele muito comum em crianças, uma mãe pode ter acesso fácil e rápido aos dermatologistas e pediatras mais próximos de sua casa, caso seu filho esteja sofrendo com determinados sintomas naquele momento.

google health search

Desde o lançamento dos health condition knowledge cards, em 2015, o Google deixa claro que sua missão é “tornar as informações sobre saúde universalmente acessíveis e úteis”, além de permitir que todas as pessoas tenham direito a receber esclarecimentos confiáveis sobre condições médicas.

Em tempos de fake news, mais do que nunca a seriedade na disseminação de informações sobre saúde pode salvar vidas.

Oportunidade para SEOs

Além de sua grande importância para os usuários comuns, a mudança também é uma fantástica oportunidade de SEO para quem produz conteúdo sobre saúde ou para profissionais que desejam ter mais visibilidade no Google.

Por isso, se você é responsável pelo marketing de reputação de algum profissional, ou se você mesmo cuida de sua reputação como especialista, seguem abaixo cinco dicas para extrair o máximo desta abertura:

  1. Garanta que seu site esteja perfeitamente otimizado para o algoritmo de busca local. Entre as melhores práticas estão: ter em local privilegiado informações como endereço, telefone e geolocalização do seu negócio e publicação de conteúdo local, além de ter um site 100% mobile-friendly.
  2. Inclua a maior quantidade possível de informação relevante e dados sobre o seu negócio no seu perfil no Google My Business.
  3. Tenha perfil ativo em diretórios sobre saúde como Doctoralia, Doutor.pro, WebMD e etc.
  4. Incorpore dados estruturados nas suas páginas relacionadas à saúde, principalmente os Schemas para Physician e Local Business.
  5. Construa uma reputação online sólida ao disseminar conteúdo de qualidade em sites sobre saúde com grande autoridade. Utilize link building a seu favor, além de assinar artigos, colunas e estar presente com outros modos de distribuição de informação.

Devido ao grande número de buscas por sintomas, é possível deduzir que a mudança terá um grande impacto nas buscas locais. E você, o que acha dessa nova oportunidade?

Escrito por

Bruna Rodrigues

SEO

é redatora especializada em marketing digital, SEO e link building. Já trabalhou em empresas como Ituran, BTG Pactual, Grupo Nova Concursos e é responsável pelas notícias de marketing no Conversion News.

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