Google Keyword Planner: como encontrar as palavras-chave certas

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Já não há dúvidas que as keywords são essenciais quando queremos uma estratégia de marketing digital eficiente.

É essencial utilizar palavras-chave para o bom posicionamento de sites e blogs nos mecanismos de busca como o Google.

Para produzir bons conteúdos na web, nos deparamos com o desafio de encontrar as palavras-chave certas para ter sucesso com o conteúdo e maior alcance.

Mas, afinal, como encontrar as keywords certas?

Essa é uma dúvida frequente que pretendemos responder neste post.

Há diversas ferramentas, muitas delas gratuitas, que podemos utilizar para pesquisa de palavras-chave.

Focaremos no Google Keyword Planner, que é uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave que muitos utilizam.

Confira!

O que é Google Keyword Planner?

O Google Keyword Planner, ou planejador de palavras-chave do Google, é uma das mais conhecidas ferramentas de pesquisa por palavras-chave.

Ela foi desenvolvida pelo Google e oferece dados valiosos que podem ser utilizados tanto para sua estratégia de SEO, quanto de mídia.

É uma ótima ferramenta encontrar as palavras-chave mais relevantes e ter uma análise completa das mesmas.

E o melhor de tudo?

Ela é gratuita. Para acessá-la, basta criar uma conta no Google Ads e você pode acessar suas análises e explorar a ferramenta.

O keyword planner também apresenta informações mais detalhadas de quantos cliques, impressões e outras informações relevantes como CPC(Custo por clique) um anúncio em mídia paga traria.

Ele faz um plano completo com base nas palavras-chave selecionadas por você e algumas preferências que falaremos mais adiante. Dessa forma, você cria campanhas de anúncio com mais facilidade e planejamento.

A importância das palavras-chave e do Google Keyword Planner

As palavras-chave, como dissemos antes, podem beneficiar estratégias de mídia e SEO.

Mas por quê?

Um dos principais fatores de ranqueamento de uma página nas buscas é se o conteúdo da página contém as palavras-chave mais relevantes aos usuários.

Para que seus conteúdos tenham um bom posicionamento nas buscas, é essencial que as palavras-chave certas tenham sido utilizadas, que tenham sentido no contexto do que se fala e sejam relevantes aos visitantes.

Com o Google Keyword Planner, você pode encontrar com facilidade as palavras-chave que fazem mais sentido para seus conteúdos e ainda ter uma análise delas, com volume de buscas e outras informações importantes.

Para mídia, quando são veiculados anúncios no Google e na rede de display, é necessário que você segmente seus anúncios por palavra-chave.

E não adianta nada ter um anúncio para uma palavra-chave que não faça sentido com o conteúdo ou não seja relevante aos usuários.

Por isso, a pesquisa e análise das palavras-chave é essencial, além, é claro, de que a plataforma já faz as projeções para campanhas de anúncio de acordo com as palavras-chave escolhidas.

Aprenda agora como funciona na prática essa ferramenta de maneira simples.

Como funciona o Google Keyword Planner

No Keyword Planner, você pode buscar por palavras-chaves específicas ou inserir a URL de uma página/site para analisar as palavras-chave já presentes no conteúdo.

Ao entrar, podemos navegar por 6 janelas ao todo; são elas:

  • Ideias de palavra-chave
  • Ideias agrupadas
  • Visão geral do plano
  • Grupo de anúncios
  • Palavras-chave
  • Locais

Pesquisa por palarva-chave Google Keyword Planner

Ideias de palavra-chave

Em Ideias de palavras-chave, que é a tela inicial, podemos observar um gráfico e, logo abaixo, uma análise das palavras-chave relacionadas a que você pesquisou e da própria palavra pesquisada.

Nessa análise há as seguintes informações:

  • Média de pesquisas mensais: para a palavra-chave exibida
  • Concorrência: o nível da concorrência para a palavra-chave (médio, baixo e alto)
  • Parcela de impressões do anúncio: divisão entre o número de impressões do anúncio pelo total de pesquisas correspondentes exatamente à palavra-chave na rede e local em que você segmentou
  • Lance na parte superior da página (menores valores)  
  • Lance na parte superior da página (maiores valores)
  • Status da conta: mostra o status da palavra-chave em sua conta ou plano de campanhaAnálise das palavras-chave Google Keyword Planner

Há três análises gráficas que você pode visualizar:

  • Tendência do volume de pesquisa: indica uma comparação entre o volume de buscas para as palavras-chave por meio de smartphones e outros dispositivos
  • Dividir por plataformas: indica em porcentagem uma comparação entre os dispositivos (computador, tablet e celular) com base na média de pesquisas mensais para as palavras-chave
  • Dividir por locais: indica uma comparação entre os principais locais (cidade ou estado) onde são pesquisadas as palavras-chave

Gráficos da análise do Google Keyword Planner

Caso você tenha inserido a URL de seu site/página específica, você tem acesso às palavras-chave que você já possui em seu site com as mesmas informações.

Ideias agrupadas

Nesta janela, é possível agrupar as palavras-chave que possuem termos similares para segmentá-las por relevância.

Visão geral do plano

Na visão geral do plano, o Google Keyword Planner faz um planejamento para as palavras-chave que você selecionou.

Esse planejamento contém os resultados médios que determinada campanha para as palavras pode trazer de acordo com o tempo de veiculação e orçamento.

Você pode visualizar nesta janela métricas de projeções para:

  • Número de conversões que uma campanha pode ter
  • CPA médio (custo por aquisição)
  • Valor da conversão
  • ROAS
  • Cliques no anúncio
  • Impressões
  • Custo total
  • CTR (cliques/impressões)
  • CPC médio (custo por clique)
  • Posição média do anúncio nas buscas.

Visão geral do plano Keyword Planner

É possível visulaizar uma análise por palavra chave de CTR, CPC médio, cliques, custo e impressões, além de ser possível visualizar a comparação entre os diferentes dispositivos e locais de acesso com as mesmas métricas.

Grupos de anúncios

Nesta janela, é possível criar mais de um grupo de anúncios com algumas palavras-chave escolhidas e visualizar as métricas dos grupos já existentes.

Palavras-chave e Locais

Na janela de palavras-chave e locais são exibidas as métricas por palavra-chave selecionada e pelos locais de acesso dos anúncios.

Tipos de correspondência

Os tipos de correspondência do Google Ads são utilizados frequentemente para facilitar na segmentação de palavras-chave.

É importante que você conheça cada uma delas para entender melhor como funciona o Keyword Planner.

São elas:

  • Exata: buscas pelo termo exato diferenciando [casa] de [casas]
  • Ampla: busca por termos relacionados, sinônimos, variações e também erros de ortografia. Ex.: casa, caas, casas
  • Frase: busca por 2 ou mais termos juntos, incluindo a palavra-chave. Ex.: “alugar casa”, “como decorar minha casa”,  “casa para temporada”

Tipos de correspondência palavras chave

Os resultados de palavras-chave exatas são exibidos dentro de colchetes [] para diferenciar dos outros tipos de correspondência.

Os resultados de palavras-chave amplas são exibidos sem nenhuma marcação.

Os resultados de palavras-chave frases são exibidos dentro de aspas para diferenciar dos outros tipos de correspondência.

Então, para facilitar o entendimento, temos:

[casa] – quantidade de buscas na exata

casa – quantidade de buscas na ampla

“casa” – quantidade de buscas na frase

Tipo de Correspondência Exata

O termo quando pesquisado em sua forma exata ou completa, como é chamada por alguns dos SEOs do mercado, apresenta os resultados mais reais.

Isso porque a palavra é buscada em sua forma concreta, sem erros ortográficos e associações com outros termos.

Assim, conseguimos ótimas palavras para otimizar alguns importantes elementos On-page como a Arquitetura da Informação, o title e o H1 – elementos onde a palavra usada não pode conter erros nem variações em sua forma escrita.

Para entender essa importância, a  palavra “carros” tem 450.000 consultas no Google, ao passo que “carro” (no singular) tem 110.000 buscas.

Então, é melhor usar no site a palavra “carros” do que “carro”, porque é a forma mais procurada pelas pessoas.

Tipo de Correspondência Ampla

Já a busca com correspondência ampla exibe números surpreendentes, mas nem sempre são os melhores para o SEO.

A correspondência ampla exibe a soma de buscas por palavras relacionadas, sinônimos, diferentes formas gramaticais e erros de ortografia.

Por exemplo: a palavra óculos, quando pesquisada na forma exata, possui cerca de 20 mil pesquisas mensais.

Mas, quando escolhida a forma ampla, o termo apresenta 100 vezes mais buscas, número resultante da soma de pesquisas por palavras como oculos, óculo, ócuol, oculso, etc.

Tipo de Correspondência Frase

O tipo de correspondência por frase exibe o volume de buscas por frases (2 ou mais termos) que contêm a palavra-chave que você digitou.

Continuando com óculos, alguns exemplos de frase são: óculos armani exchange, óculos oakley, óculos escuros masculinos.

Palavras-chave negativas

Um termo importante que você deve conhecer ao utilizar o Keyword Planner são palavras-chave negativas.

Afinal, o que são?

As palavras-chave negativas são aquelas para as quais você não deseja aparecer nos resultados de buscas.

Ao negativar uma palavra, você impede que seu anúncio apareça caso alguém pesquise por ela.

Por exemplo, se você não quer que seus anúncios apareçam para uma palavra específica com óculos escuros, basta negativá-la.

Adicionar palavra chave negativa Keyword Planner

Saiba agora como usar o Google Keyword Planner na prática.

Como utilizar o Google Keyword Planner

  1. Primeiramente, você deve ter uma conta no Google Ads.
  2. Após criar e configurar sua conta com alguns dados de sua empresa, basta ir em ferramentas e selecionar o planejador de palavra-chave.
  3. Ao acessar o planejador, você poderá escolher duas opções; clique em “Descubra novas palavras-chave”.Google Keyword Planner Introdução
  4. Na barra que aparecerá, digite a palavra-chave que deseja analisar e encontrar relacionadas, ou a URL do site/página que quer analisar.
  5. Após clicar em Começar, você irá para a primeira janela da ferramenta, “Ideias de palavra-chave”.
  6. Para alternar entre as análises gráficas, clique no canto esquerdo do gráfico na seta para baixo e escolha a que deseja.

Gráficos da análise do Google Keyword Planner

Filtros

Chegou a hora de saber a forma certa de configurar seus filtros de pesquisa para atingir de forma completa seus objetivos de SEO.

É possível escolher alguns filtros que facilitarão sua vida na hora da pesquisa, como escolher o tipo de dispositivo (PC, laptop, celular), o idioma e principalmente a região geográfica utilizados nas buscas do Google.

Você pode selecionar todas ou algumas informações adicionais para serem exibidas em sua página a partir do botão “colunas”, presente na lateral esquerda da página.

Colunar Keyword Planner

Podemos, por exemplo, analisar a quantidade de buscas mensais e a tendência de buscas por palavras-chave, identificando palavras que são sazonais (exemplo “bronzeador”) e palavras que têm volume de busca constante (exemplo “cuidar da pele”).

Coluans Google Keyword Planner

Criando um plano

Os planos do Keyword Planner podem te ajudar bastante a ter uma visão geral de uma estratégia de anúncios com as palavras-chave selecionadas.

Além de possibilitar insights para otimizar sua estratégia, você pode por os planos em prática, ou salvá-los para estratégia futuras no próprio Google Ads.

  1. Nas palavras-chave, selecione as que deseja incluir no plano clicando no quadrado ao lado esquerdo delasSelecioanndo palavras-chave
  2. No quadro azul que aparece acima, selecione se deseja adicionar as palavras-chave a uma campanha já existente ou adicionar a plano
  3. Após, crie um grupo de anúncios para elas
  4. Selecione o tipo de correspondência para elas e clique em ADICIONAR PALAVRAS-CHAVEFazendo um plano de keywords

Elas serão adicionadas ao plano e, para acessar as métricas e projeções, basta acessar a janela de visão geral do plano.

Você pode também negativar algumas palavras-chave para as quais não quer que seus anúncios apareçam.

Para alterar a data de veiculação ou das análises, clique na parte superior da tela mais para a direita na data e escolha a que desejar.

Data Google Keyword Planner

Conclusão

O Keyword Planner é uma ótima ferramenta digital que você pode utilizar para otimizar suas estratégias e ter ótimos resultados.

Ela é uma ferramenta bem completa e possui diversos recursos; é importante que você explore ela para encontrar as palavras-chave e planos ideais para sua empresa.

Agora que você sabe como ela funciona e como utilizá-la, ponha seus conhecimentos em prática e faça você mesmo!

Quer saber mais?

Confira nosso post sobre palavras-chave e conheça outra maneiras de pesquisá-las e algumas dicas de como utilizá-las nos conteúdos.

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