Nos últimos dias, a atualização do algoritmo chamada de Google Speed Update, anunciada em janeiro, tem causado alerta na comunidade de SEO.
A atualização do Speed Update, como foi chamada pelo próprio Google, irá levar como sinal de rankeamento o tempo de carregamento de páginas mobile.
A velocidade de carregamento de páginas já era um dos fatores de rankeamento do Google nas experiências desktop.
A partir de julho deste ano, serão influentes também nos sites ou versões mobile.
Segundo o Google se pronunciou, estudos comprovam que os usuários realmente se importam com o tempo de carregamento de uma página.
Qual o impacto do Google Speed Update?
A atualização afetará páginas que não ofereçam boa experiência ao usuário e apenas uma pequena parcela dos resultados. Por enquanto, só os mais lentos.
Assim, as que não tenham o tempo de carregamento otimizado, mas tiverem conteúdo relevante, ainda poderão rankear bem. Entretanto, potencialmente pior do que as páginas mais rápidas.
Isso significa que a velocidade não será fator determinante e excludente, porém como todo componente influencia no resultado final do rankeamento, o ideal é adequar as páginas até o meio do ano.
Mantenha sua página no topo
Para não ser penalizado e manter uma boa posição, considere verificar todos os fatores que influenciam no rankeamento.
Aproveite das ferramentas Google para analisar e alterar a performance do seu site e a experiência do usuário: Chrome User Experience Report , Lighthouse e PageSpeed Insights.
Reduzir tamanho de imagens e simplificar o layout podem ajudar a garantir bons resultados na mudança.
“O Speed Update apenas afetará páginas que entreguem as experiências mais lentas para usuários”, disse o Google em seu blog.