Google Update de Fevereiro: entenda o que está acontecendo

Conversion

Por ,
em

Na última semana, muitos SEOs reportaram oscilações fora do comum em seus rankings de palavras-chaves, indicando uma possível atualização do Google.

Diversas empresas, dentre elas a Moz, SEMRush e SERPMetrics, possuem um índice que mede a “volatilidade” (ou seja, de mudanças) de posicionamento de termos nos resultados de busca do Google.

Na prática, quanto maior o valor, mais as posições estão variando. Para se ter ideia, na Moz essa flutuação atingiu um pico de mais 75% em relação ao menor índice.

‘Termômetro’ de mudanças na SERP explodiu

Nos gráficos a seguir, você poderá ver como cada uma das empresas avaliou as mudanças percebidas nos resultados do Google; em todas elas, houve grande variação.

Gráfico de barras, em que o período de 7 a 12 de fevereiro possui um aumento significativo em relação ao resto
Fonte: Mozcast

Gráfico de área do SEMrush, em que o período de 7 a 12 de fevereiro possui um aumento significativo em relação ao resto
Fonte: SEMrush

Gráfico de curva da SERPmetrics, em que o período de 7 a 12 de fevereiro possui um aumento significativo em relação ao resto
Fonte: SERPmetrics

Google é evasivo em relação à possível atualização

Diante das indagações do público, um dos porta-vozes do Google, Danny Sullivan, se pronunciou nas redes sociais para esclarecer a situação:

Tweet de porta-voz do Google

Segundo Sullivan, “nós [o Google] fazemos mudanças o tempo todo. Eu sugiro que você releia nossas dicas gerais sobre isso” e retuitou um post de 12 de novembro de um perfil do Google.

Segundo esse tweet, mudanças são feitas o tempo todo, e que só as grandes atualizações do algoritmo são avisadas com antecedência.

Atualizações menores, no entanto, não são reportadas antes porque não existe nada que possa ser feito para se adequar a elas.

Ou seja: na visão do Google, não se trata de uma grande atualização; mas fica claro que pequenas atualizações podem gerar grandes impactos.

E no Brasil?

Aqui no Brasil, nós da Conversion temos percebido bastante flutuação nos rankings desde o início do ano e é possível que continuemos a ter picos de mudanças nos próximos meses.

Embora o Google não tenha atribuído as flutuações da última semana a uma grande atualização, está em curso uma das maiores – se não, a maior – mudanças de todos os tempos do Google.

O algoritmo está cada vez mais focado em posicionar sites que proporcionem a melhor experiência para o usuário, que respondam as suas dúvidas e que tenham alta retenção.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento