Google Voice Search e o impacto em SEO

Thaís Yumi

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De acordo com estudo da ComScore, até 2020, cerca de 50% das pesquisas feitas em aparelhos móveis serão feitas por voz. Entre as razões para tal crescimento entre os usuários, destaca-se o fato de o Voice Search, ferramenta de busca por voz desenvolvida pelo Google,  permitir que as tarefas cotidianas sejam feitas em tempo real, especialmente aquelas relacionadas às compras.

Além disso, a tecnologia por trás de assistentes pessoais inteligentes, como a Siri, da Apple, a Cortana, da Microsoft, entre outros, tem evoluído a ponto de se tornar cada vez mais confiável, o que tem contribuído para um grande aumento no interesse dos usuários por esse tipo de serviço.

Ok, Google, mas como o SEO está sendo impactado com isso?

Essa grande transformação no comportamento das buscas tem gerado implicações diretas às marcas que dependem de pesquisas para direcionar o tráfego ao site. E é exatamente aqui que o SEO entra em ação.

Pensando nisso, reunimos as principais mudanças e tendências no SEO, geradas pelo crescimento das buscas por voz.

Foco nas long tails

O Voice Search, diferentemente da pesquisa digitada, possui um outro tipo de funcionamento, em que o usuário está em busca de respostas mais completas, justamente por se tratar de uma busca frasal.

Uma vez que as pesquisas por voz não se limitam a termos-chave, as long tails têm ficado ainda maiores. Isso porque, mais importante do que as keywords individuais, são as frases geradas por uma conversação natural, que, na maioria das vezes, começam com as palavras, quem, o quê, onde, por quê, quando e como.

Dessa forma, o conteúdo apresentado está mais associado ao campo semântico ligado à oralidade da língua  (veja a importância de adaptar as palavras-chave para este tipo de linguagem!).

Mobile first

Devido a sua conveniência, o serviço de voz tem ganhado cada vez mais força no mobile. Ainda mais se considerarmos que mais da metade das buscas na internet são feitas nos dispositivos móveis.

De olho nesse contexto, o Google passará a indexar a versão mobile first do desktop, o que deve ocorrer ainda neste ano. Isso mostra a extrema importância da otimização de um conteúdo para a versão móvel a fim de um melhor posicionamento no ranking de voice search.

Uma maneira de atingir esse rankeamento é testar o conteúdo no Google Mobile-Friendly,  ferramenta do Google que informa se a página da web está bem classificada na pesquisa móvel.

Em busca da Posição Zero

A “Posição Zero” está acima de todos os resultados mostrados na primeira página do Google. É também conhecida como snippet, aquela caixa destacada no topo da página de resultados da pesquisa, evidenciando o link para a fonte.

Com a ascensão das buscas de voz no mobile, estar na Posição Zero pode ser um grande impulso para a visibilidade, bem como o tráfego orgânico do site. Para se ter uma ideia, em fevereiro de 2016, o HubSpot realizou um estudo com um grande volume de palavras-chave, mostrando que a o ranking #0 gerou um aumento de 114% no CTR, mesmo quando as páginas estavam na posição #1 nas buscas orgânicas.

Além disso, o Snippet pode ocupar grande parte da tela do dispositivo móvel, podendo, inclusive, ser lido pela voz do buscador, o que acaba aumentando o protagonismo da Posição Zero.

Se a intenção é melhorar a otimização do Snippet, é preciso focar nas métricas de engajamento e na produção de um conteúdo com as melhores respostas às dúvidas dos usuários.

A busca por voz é o futuro do SEO?

A popularidade da busca por voz é fascinante, principalmente para as gerações mais jovens, atraídas pelo seu fator “cool”. Ainda assim, muitas mudanças e aprimoramentos devem ser feitos nesse tipo de serviço, especialmente no que diz respeito à verossimilhança com os padrões naturais da fala humana, um desafio às máquinas.

Enquanto isso, é  fundamental que os webmasters prestem atenção em como esse tipo de serviço pode impactar o SEO, ficando à frente das técnicas de otimização já utilizadas no Voice Search.

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