Hotjar: saiba o que é e conheça essa ferramenta de Mapas de Calor que pode transformar seu site

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A Hotjar é uma das ferramentas que estão se tornando mais populares no Marketing Digital, não porque ela é completa, mas justamente porque é simples e cumpre exatamente o que promete.

Neste artigo criado pela Conversion, agência de SEO & Performance, você irá entender o que é, como funciona, como usar Mapas de Calor e como transformar seu site para melhor.

Com a Hotjar, você terá insights incríveis sobre o comportamento do seu usuário – como lugares em que ele clica, como navega, pontos de atenção etc. – e assim, melhorar a experiência do usuário.

Está interessado em melhorar a navegação e conversão de seu site? Então leia este artigo!

Índice de Conteúdo

Neste artigo, você encontrará os seguintes conteúdos:

  1. O que é Hotjar?
  2. O que são Mapas de Calor?
  3. Ferramentas e Recursos da Hotjar
  4. Como funciona e quais os benefícios da Hotjar
  5. Alternativas à Hotjar
  6. Conclusão

O que é Hotjar?

Hotjar é uma ferramenta muito simples e eficiente, que disponibiliza mapas de calor, para blogueiros, profissionais e agências de marketing analisarem o comportamento do usuário.

Ao contrário de muitos de seus concorrentes, a Hotjar não disponibiliza, por exemplo, Testes A/B, e não é, prioritariamente, uma ferramenta de Otimização de Conversão.

Nós entendemos a Hotjar como uma poderosa ferramenta de insights de comportamento do usuário, para gerar melhoria contínua da experiência com seu site e sua marca.

A função primordial da Hotjar é disponibilizar Mapas de Calor, para você fazer a leitura do comportamento do usuário, mas ela também disponibiliza ferramentas de pesquisa que podem ser especialmente úteis.

O que são Mapas de Calor?

Mapas de Calor são um modelo de representação de dados na forma de mapas ou diagrama, em que os valores são representados por cores (geralmente, a cor vermelha, que é uma cor quente, é onde o valor é mais alto).

Em Marketing Digital, os mapas de calor, ou simplesmente heatmaps, são utilizados, em geral, para gravar o comportamento do usuário em páginas, a fim de gerar insights estratégicos para melhoria contínua.

Há basicamente, três tipos de mapas de calor:

  • Clique (Click): mostra a intensidade de cliques em determinados elementos de uma página.
  • Movimento (Move): mostra a intensidade por onde o mouse passa em uma determinada página.
  • Rolagem (Scroll): é um mapa de calor que mensura o quanto o usuário desce a barra de rolagem de uma página.

Na imagem abaixo, da própria Hotjar, você irá observar um exemplo de mapa de calor:

hotjar-features-heatmaps.jpg

Ferramentas e Recursos da Hotjar

Mesmo a Hotjar sendo bastante simples, há uma abundância de recursos, dentre os quais podemos destacar os seguintes.

Mapas de Calor: como já dito, dos tipos de clique, movimento e rolagem.

Gravação de Usuários: visualize em formato de vídeo toda a interação em uma página de uma sessão específica, o que ajuda a encontrar insights de dificuldades que o usuário encontra em seu site.

Funil de Conversão: crie um funil de conversão ou funil de vendas, e entenda em qual etapa você está perdendo vendas.

Análise de Formulários: muito semelhante ao recurso acima, analise cada campo de um formulário, veja onde está perdendo conversão e quais campos mais atrapalham a experiência do usuário.

Enquetes: faça pesquisas abertas, fechadas, de múltiplas escolhas ou até NPS, para obter um feedback valioso do usuário.

Feedback Instantâneo: deixe o usuário mostrar visualmente o que ele acha de uma determinada página de seu site.

Pesquisas de Mercado: você pode fazer pesquisas mais aprofundadas para conhecer mais a sua audiência e, assim, gerar insights de negócio e de experiência do usuário.

Como funciona e quais os benefícios da Hotjar

A implementação da Hotjar é bastante simples e exige apenas a implementação de um código em seu site (inclusive, há um plugin de WordPress).

A Hotjar oferece um Plano Básico e Gratuito, que permite coletar dados de até 2 mil pageviews por dia, o que é suficiente para sites pequenos e alguns médios.

Entre seus principais benefícios estão:

Insights para Melhoria de Experiência do Usuário: lendo o comportamento do usuário, você irá entendê-lo melhor e, assim, gerar melhorias para deixá-lo mais satisfeito.

Melhoria de Dwell Time: em SEO, está cada vez mais importante melhorar o Tempo de Permanência, e a Hotjar é uma excelente ferramenta para isso.

Conheça melhor a sua Audiência: apesar de mais estratégico, conhecer efetivamente sua Audiência é a melhor forma de aumentar sua base, seu engajamento e seus resultados.

Há alternativas à Hotjar?

Sim, há diversas alternativas à Hotjar, mas, em nossa opinião, nenhuma cumpre o prometido como essa ferramenta.

As principais razões para buscar outras ferramentas são, principalmente, para realizar Testes A/B, recurso não disponível na Hotjar.

Se você quer alternativas à Hotjar, considere as seguintes ferramentas:

CrazyEgg, uma ferramenta completa para Testes A/B e Mapas de Calor

Entre os principais recursos da Crazy Egg, encontram-se:

  • Mapas de Calor
  • Testes A/B
  • Gravação de Sessões
  • Snapshots (retratos de interação em áreas de seu site)

Smartlook, ferramenta acessível e intuitiva

Principais recursos da Smartlook:

  • Análise de websites
  • Gravações de Sessões
  • Heatmaps
  • Eventos
  • Funis
  • Análise de Apps

Mouseflow: uma ferramenta simples porém robusta para Mapas de Calor

Principais recursos da Mouseflow:

  • Gravações de Sessões
  • Mapas de Calor
  • Funis de Conversão
  • Análise de Formulários
  • Feedbacks

Conclusão

Provavelmente, a Hotjar é a melhor ferramenta se o seu foco for melhorar a experiência do usuário.

Apesar de ela não disponibilizar Testes A/B, a solução inicialmente gratuita do Google Optimize irá atender bem suas necessidades.

Mapas de Calor são, sem dúvida, muito poderosos para melhorar o engajamento e a satisfação do usuário.

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