IGTV do Instagram: O Que É, Como Usar + 3 Dicas Essenciais!

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Já conhece o IGTV?

Essa é uma das mais recentes ferramentas do Instagram que promete grande mudança na forma como compartilhamos e consumimos conteúdos de vídeo no meio digital.

O IGTV – espécie de TV do Instagram – entrou com tudo!

Esse recurso compete diretamente com outras redes sociais de compartilhamento de vídeos, como o próprio YouTube.

É importante sempre estar atualizado em relação aos novos recurso das mídias digitais para adequar sua estratégia de marketing digital e pensar sempre à frente.

Conhecer mais sobre o IGTV e participar da ferramenta pode trazer um diferencial em relação a outros participantes do Instagram.

Principalmente, por que essa é umas das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos.

Pensando nisso, resolvemos criar esse conteúdo para te auxiliar melhor nesse recurso e para que você consiga utilizá-lo hoje mesmo!

Vamos entender o que é o IGTV, como criar uma conta no IGTV e quais benefícios essa nova ferramenta pode te trazer.

Fica com a gente nos próximos minutos.

Se preferir, navegue através do nosso índice de Conteúdo:

Índice de Conteúdo

    1. O que é IGTV
    2. Como funciona o IGTV do Instagram ?
    3. Como criar um canal no IGTV
    4. Como postar vídeos no IGTV
    5. 3 dicas de conteúdos para o IGTV

O que é IGTV?

O IGVT do Instagram é uma ferramenta que permite a exibição de vídeos mais longos na rede.

Os vídeos são verticais, ou seja, com o foco nos dispositivos mobile.

O que é IGTV

Ele foi lançado em junho de 2018 e já está sendo utilizado tanto pelos criadores de conteúdo quanto por quem quer apenas consumir os vídeos.

A ideia é que os usuários tenham acesso a uma nova forma de assistir a vídeos online, como se fosse um televisão mobile, seguindo a tendência para o aumento do consumo de vídeos.

Com esse recurso, o Instagram compete com um novo segmento nas redes sociais, que, hoje, tem o YouTube como o principal atuante.

Os vídeos podem ter até 60 minutos de duração, devem ser no formato vertical e são exibidos no próprio Instagram e no aplicativo IGTV do Instagram.

Criar vídeos de 60 minutos é possível apenas para quem possui uma conta verificada (figuras públicas ou celebridades, geralmente) no Instagram.

Quem não possui a conta verificada pode postar vídeos de até 10 minutos no IGVT.

A exibição dos vídeos é feita de acordo com o algoritmo do Instagram, que determina quais conteúdos seriam mais relevantes para os diferentes públicos.

Como funciona o IGTV do Instagram

Todos os usuários do Instagram podem acessar o IGTV, tanto através do ícone na tela inicial – ao lado do botão de direct na área superior direita da tela – quanto pelo próprio aplicativo IGTV do Instagram, disponível para IOS e Android.

Ao entrar no IGTV, inicialmente, aparecem os vídeos sugeridos para você de acordo com seu perfil. Há quatro opções de navegação:

“Para Você”: como dito antes, são os vídeos indicados ao seu perfil;
“Seguindo”: vídeos no IGTV de pessoas que você segue;
“Populares”: vídeos do IGTV que estão em alta;
“Histórico”: vídeos que você já visualizou no IGTV.

Como começar no IGTV

Todos os vídeos são adequados na direção vertical para que o usuário tenha uma melhor experiência mobile.

Assim como os stories e o feed do Instagram, você pode acompanhar as métricas e insights dos vídeos que você postou no IGTV.

Além disso, como ocorre no feed, os usuários podem interagir com seus vídeos no IGTV através dos comentários, curtidas, compartilhamento e, também, salvando os vídeos.

Você pode adicionar título e descrição aos vídeos, além de ser possível publicá-los no Facebook.

Todos os vídeos que você postar no IGTV ficaram disponíveis em seu perfil, ao lado dos stories destacados.

Ideia para IGTV

Ficou interessado ?

Veja agora como participar do IGTV!

Como criar um canal no IGTV

Vamos ao passo a passo para a criação de uma conta no IGTV:

1. Acesse o ícone da TV no canto superior ao lado do Direct ou baixe o aplicativo IGTV do Instagram;
2. Vá no símbolo de configurações;
3. Selecione a opção ”Criar Conta”;
4. Sua conta será criada automaticamente com o nome de seu Instagram;

Como postar vídeos no IGTV

Postar um vídeo na plataforma é muito simples, porém, você não pode gravá-lo diretamente do Instagram.

É preciso fazer o upload do vídeo de seus arquivos do computador ou galeria do próprio celular.

A resolução dos vídeos pode ser de até 4K e eles devem ter no máximo 5,4 GB de memória.

Vamos então ao passo a passo para que você comece a postar vídeos no IGTV:

1. Ainda no IGTV, clique no ícone de seu perfil;
2. Toque no sinal de “+”;

Como postar videos no IGTV

3. Em sua galeria, escolha o vídeo que deseja postar;
4. Toque em “avançar”;
5. Adicione um título e uma descrição ao vídeo;
6. Opte por tornar o vídeo visível (ou não) no Facebook;

Como postar no IGTV

7. Clique em “publicar”.

Seu vídeo será, então, publicado e seus seguidores notificados.

3 dicas de conteúdos para o IGTV

Para que você tenha um diferencial no novo recurso do instagram, vamos dar umas dicas sobre alguns conteúdos mais relevantes aos usuários e que podem ajudar a sua estratégia.

Mas, antes, é preciso de atenção a alguns elementos que seus vídeos devem ter em geral, são eles :

  • Conteúdo relevante: ao criar os seus vídeos, priorize a opinião do seu público e sempre desenvolva um conteúdo relevante para ele;
  • Qualidade dos vídeos: ninguém gosta de ver um vídeo de má qualidade; por isso, faça vídeos com boa resolução;
  • Aparência do vídeo: preste atenção aos elementos visuais de seu vídeo e procure deixá-lo o mais atraente possível.

Conheça os tipos de conteúdos que são interessantes para o IGTV

Tutoriais

Um tutorial tem como propósito final ensinar algo para alguém.

Há todo o processo de aprendizagem que varia de acordo com o material do tutorial.

Os vídeo tutoriais geralmente são curtos e práticos, auxiliando as pessoas por meio de um passo a passo, por exemplo.

Eles são ótimos para um estratégia de sucesso de marketing digital pois, além de serem muito práticos devido ao formato em vídeo e à curta duração, o usuário sai satisfeito do vídeo, pois consegue adquirir novos conhecimentos.

Isso atribui uma boa imagem a seu negócio e confiabilidade com seus seguidores, o que pode ocasionar, futuramente, na fidelização do usuário com sua marca.

Não esqueça de fazer tutoriais com temas relacionados ao seu perfil de negócio.

Webinars

Os webinars são bastante utilizados por profissionais de marketing nos meios digitais.

Eles começaram a ser mais valorizados e utilizados há não muito tempo e trouxeram bons resultados para quem os utiliza.

Webinar é uma espécie de seminário, aula ou palestra, que são exibidos em ambiente totalmente online.

Eles são bem interativos e didáticos e usados, principalmente, para geração de leads.

Curiosidades

Um dos tipos de conteúdo em vídeo que faz muito sucesso é o que fala sobre curiosidades.

Uma boa opção é falar sobre algumas curiosidades divertidas e que, ao mesmo tempo, agreguem valor ao seu público.

Esse tipo de vídeo desperta a própria curiosidade dos usuários, gerando mais interações e reconhecimento.

Fique por dentro das novidades e saiba aproveitar melhor os recursos disponíveis no Instagram!

O IGTV é um recurso novo do Instagram e, assim como outras ferramentas da rede, pode ter atualizações a qualquer momento.

Por isso, procure estar atualizado sobre as novidades do Instagram.

Esperamos ter te ajudado a entender como funciona esse recurso e que você já consiga utilizá-lo em suas estratégias.

Quer saber mais sobre marketing no Instagram?

Aprenda mais sobre stories em nosso guia completo sobre Instagram Stories!

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