Influenciadores Digitais: Quem São, O que Fazem, Desafios & Estatísticas

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Uma profissão que surgiu nos Estados Unidos em 2015 e se popularizou no Brasil entre 2016 e 2017, os Influenciadores Digitais hoje são peças muito importantes em estratégias de marketing de influência de empresas de micro à grande porte.

Em pesquisa com 700 pessoas, o Instituto QualiBest revelou que 49% dos consumidores confiam em influenciadores digitais para tomar a decisão de compra, perdendo somente para amigos e parentes.

Neste guia completo sobre influenciadores digitais, produzido pela Conversion, consultoria em Marketing e SEO, apresentaremos tudo sobre influenciadores, os tipos de influencers e porque são importantes para sua estratégia de marketing.

Além disso, você entenderá o que é preciso fazer para se tornar um digital influencer.

Se preferir, navegue pelos tópicos de conteúdo.

Tópicos de Conteúdo

  1. O que são Influenciadores Digitais?
  2. Mas o que é Marketing de Influência?
  3. Marketing de Influência funciona?
  4. Medir o ROI do Marketing de Influência ainda é um grande desafio
  5. Os principais Tipos de Influenciadores para ações de marketing
  6. Quais as principais redes sociais para os influenciadores?
  7. Estatísticas sobre o Mercado de Influenciadores
  8. Como se tornar um influenciador digital?

O que são Influenciadores Digitais?

Antes de entender a definição, saiba que os influenciadores também são conhecidos como:

  • Creators
  • Produtores de Conteúdo
  • Digital Influencers (termo original em inglês)

Os 3 termos são muito comuns e você pode usar a opção que desejar para se referir aos influenciadores digitais.

Segundo o Wikipedia, os digital influencers são pessoas, personagens, marcas ou grupos populares em redes sociais como Instagram, YouTube, Facebook, Snapchat ou quaisquer outras redes sociais, criando conteúdo, atraindo um público massivo que acompanha as publicações e eventualmente compartilha com os amigos, fazendo o conteúdo viralizar.

O sucesso dos digital influencers é notório e os números comprovam o interesse pelo tema.
Conforme demonstra o gráfico do Google Trends, há um pico acima da média em Fevereiro de 2017 e um crescimento exponencial entre maio e agosto de 2018.

Em estratégias de marketing de influência, os creators já possuem presença cativa, e não é para menos já que 74% dos consumidores confiam nas redes sociais para tomar decisões de compra.

Mas o que é Marketing de influência?

Como o termo sugere, marketing de influência são ações de marketing aplicadas em conjunto com digital influencers que possuem grande influência junto ao público-alvo da marca.

O Marketing de influência exige uma abordagem diferenciada e consiste em atuar em conjunto com influenciadores digitais para transmitir mensagens e experiência para os seguidores e induzi-los à executar ações, como por exemplo, comprar um produto da marca.

O Marketing de Influência é aplicado há muito tempo, no entanto, foi em 2015, nos Estados Unidos, quando a abordagem começou a ser aplicada em conjunto com digital influencers e se popularizar como uma alternativa para estratégias de marketing digital.

Celebridades da TV também podem ser influenciadores digitais?

Sim! Influenciadores Digitais são pessoas que criam conteúdo online e possuem uma grande quantidade de seguidores, nesse contexto, muitas celebridades da TV migraram para a internet nos últimos anos com o objetivo de aumentar sua popularidade, ter um canal para se relacionar com sua audiência e aumentar ganhos com publicidade.

Tatá Werneck, Bruna Marquezine e até mesmo a Gretchen fazem muito sucesso nas redes sociais como influenciadoras e já possuem uma legião de seguidores.

A única diferença é que os creators que surgiram e cresceram através da internet, são chamados de nativos, título que as celebridades de TV não possuem pois migraram de outras plataformas.

Marketing de Influência Funciona?

É muito provável que você já tenha sido impactado e até mesmo influenciado por uma campanha de marketing de influência.

Segundo dados revelados pela Influency.me, 38% das empresas estão dando os primeiros passos no marketing de influência, enquanto 16% dos entrevistados já realizam regularmente campanhas com influenciadores digitais, no Brasil.

O report “O State of Influencer Marketing 2018”, produzido e divulgado pela linqia, também sugere um cenário que muitos profissionais de marketing estão propensos a investirem em marketing de influência.

  1. 86% dos profissionais de marketing usaram marketing de influência em 2017, 92% acharam eficaz;
  2. 92% dos profissionais de marketing citam o Instagram como a rede social mais importante para marketing de influenciadores em 2018, seguido pelo Facebook (77%). Com 71%, os blogs estão em terceiro lugar, acima dos 48% do ano passado.
  3. 52% dos profissionais de marketing estão planejando programas que aproveitam vários tipos de influenciadores (celebridades, de primeira linha, blogueiros, micro-influenciadores) como parte de uma estratégia integrada.
  4. 44% dos profissionais de marketing planejam usar o conteúdo de influenciadores para melhorar o desempenho de outros canais digitais e 36% integrarão o conteúdo de influenciadores ao comércio eletrônico para impulsionar as vendas de produtos em 2018.

Whindersson Nunes é um dos principais influenciadores do Brasil e atua junto à grandes marcas, como nesse comercial para a empresa de telefonia “OI”.

Medir o ROI do Marketing de influência ainda é um grande desafio

Medir o retorno de campanhas de marketing de influência ainda é um desafio para profissionais de marketing, de acordo com a pesquisa divulgada pela “Linqia”.

A pesquisa mostra que 78% dos entrevistados tem como o principal desafio medir o retorno das ações de marketing de influência.

O principal indicador de performance que os profissionais de marketing entrevistados utilizavam é o engajamento com o conteúdo.

Os principais Tipos de Influenciadores para ações de marketing

Com tantas nomenclaturas e categorias, muitas pessoas ficam em dúvida sobre os tipos de influenciadores.

Mas, entender as categorias é de suma importância, principalmente na hora de buscar um digital influencer para divulgar a sua marca.

Sendo assim, listamos abaixo as categorias mais comuns e seus significados:

Top Celeb

Um influencer “Top Celeb” pode ser muito útil para ações de branding, já que atingem públicos diversificados e produzem conteúdos genéricos.

É o tipo de influencer que não se limita a um nicho, e por isso consegue atingir um público muito maior.

Muitas vezes, ações com “Top Celeb” não refletem em vendas instantaneamente, logo, é indicado criar ações paralelas com Fit Celeb’s.

Fit Celeb

O “fit Celeb” geralmente tem menos seguidores, mas possuem uma grande aproximação com o público do seu mercado e tem tudo a ver com a sua marca.

Ações com os ‘fit Celeb’ tem como objetivo aumentar o reconhecimento de marca, sendo mais assertivas, assim como ações com foco em vendas.

Autoridade

O influencer “autoridade” tem seguidores cativos, é referência em um nicho de mercado e é especialista no assunto.

É o tipo ideal para estratégias com foco em vendas, mesmo possuindo um público pequeno, em relação aos “Top Celebs”, tem grande influência no momento de compra, o que aumenta a taxa de conversão.

Ecossistema

Não é um tipo, e sim um modelo de atuação.

No ecossistema as ações são executadas por um grupo de creators.
Muitas vezes, os próprios influencers usam este modelo de atuação para atingir outros públicos e aumentar o número de seguidores.

Trendsetter

São influenciadores que defendem ideologias e possuem uma relação de confiança com público, por isso, não trabalham para qualquer tipo de empresa, principalmente para àquelas que não respeitam os princípios básicos defendidos.

Priscilla Alcantara, ex-apresentadora do programa de TV “Bom dia e Companhia”, é um ótimo exemplo. Defende princípios cristãos, possui mais de 2 milhões de seguidores no YouTube, tem uma relação muito próxima com eles, mas não faz parcerias com empresas que vão contra seus princípios.

Intrainfluenciador

O conceito é muito semelhante ao de intraempreendedor.
Este tipo de influenciador pode ser um funcionário de uma empresa dedicado a se relacionar com a audiência e engajá-la.

O Intrainfluenciador possui pouco poder de trazer novos seguidores para a marca, mas possui papel importante em estratégias de engajamento.

Estatísticas sobre o Mercado de Influenciadores

Uma pesquisa feita com 414 influenciadores e divulgada pelo MarketingProfs, revelou que 93% dos entrevistados se concentraram no Instagram em 2018.

94% disseram que dariam preferência para Youtube e Instagram em 2019.

Já prevendo a importância do Instagram para os influencers, a plataforma lançou novos recursos nos últimos anos e, com isso, segundo a pesquisa, é a plataforma que possui maior quantidade de ferramentas úteis para os digital influencers.

É muito importante ter em mente estes dados na hora de planejar ações de marketing para sua empresa, já que o público estará mais ativo nas redes sociais que o influencer priorizar.

Logo, antes de firmar parcerias, analise em quais redes sociais o público é mais ativo e se isso faz sentido para os objetivos da estratégia de marketing.

Outros Dados Importantes

  • 48% dos profissionais de marketing aumentaram o orçamento com ações de marketing de influência em 2017 [Linqia];
  • Custo por engajamento e custo por clique são as formas de precificação de campanhas preferidas por profissionais de marketing [Linqia];
  • Uma pesquisa com 414 influenciadores revela que 99,3% trabalham com Instagram, 70% trabalham com Facebook e 47% trabalham com Snapchat [Hashoff];
  • Em pesquisa com 1.140 influenciadores, 11% precifica as campanhas com base em performance e 49% cobra um preço fixo por postagem [Influence.co].

Como se tornar um influenciador digital?

Não existe uma fórmula perfeita para se tornar um creator de sucesso.

Whindersson Nunes, Felipe Neto e outros influencers de sucesso simplesmente começaram a postar vídeos e conquistaram a audiência com conteúdo de qualidade.

Mas, para você que está começando, preparamos 4 dicas muito úteis:

1. Definir público-alvo, tema central e plataformas

Para traçar metas de ganhos e o plano editorial, é essencial entender o que seu público-alvo gosta e acompanha nas redes sociais, bem como definir o tema central do canal.

Em pesquisa divulgada pelo influence.com, 66% dos 1.140 influenciadores entrevistados, tem como tema central de seu canal no Instagram como Moda, Beleza ou Estilo de Vida.

Agora, qual plataforma dar preferência?

Já dissemos aqui que os influenciadores dão maior preferência para Instagram e Youtube, porém, é importante atuar em outras plataformas requisitadas por empresas para parcerias, já que o Facebook é o terceiro canal mais requisitado para conteúdo promocional, atrás apenas do Instagram e blogs.

2. Ter um posicionamento claro

O mesmo estudo divulgado pela influence.co, revelou que os influenciadores digitais recebem ao menos 4 propostas de marketing de influência por mês e aceitam menos de ¼ delas.

Entendemos que o custo para ser influenciador e criar conteúdo de qualidade não é baixo, no entanto, firmar parcerias com empresas ruins ou vincular sua imagem à campanhas ruins podem distanciar sua marca de empresas grandes, que investem alto.

Por isso, analise bem se todas as propostas estão de acordo com o posicionamento da sua marca e contribuirão de alguma forma para alcançar os objetivos traçados.

3. Contratar uma agência?

74% dos influenciadores entrevistados não possuem uma agência gerenciando sua carreira, mas elas podem ser muito úteis em algumas situações específicas.

  • Muitas agências possuem contato direto com promoters e podem facilitar a negociação entre as partes, além de captar (muitas vezes) um volume maior de clientes.
  • Muitas empresas não valorizam influencers que não possuem agenciadores, já que muitos deles não sabem como se posicionar e negociar contratos, passando uma imagem ruim.

4. Definir quanto cobrar por cada post

Se você já tiver um número considerável de seguidores e quer se tornar um influencer, saiba que existe uma ferramenta – não oficial – que pode ajudá-lo a precificar seus posts promocionais no Instagram e Youtube.

A ferramenta foi criada pelo portal “Influencer Marketing Hub”, e deve ser usada com moderação, os valores apresentados podem não representar a realidade do seu canal.

Para perfis do Instagram, basta acessar a página da ferramenta e inserir o username do canal.

Segundo a ferramenta, o Neymar poderia cobrar entre 216 e 361 mil por cada publicação no Instagram.

Já para canais do Youtube a ferramenta possui mais funcionalidade e apresenta além de uma estimativa de ganho por cada vídeo, a estimativa de ganho do canal, de acordo com as métricas do seu canal.

Conclusão

Pronto! Agora você já aprendeu quase tudo sobre influenciadores digitais, desde o conceito até qual tipo de influenciador pode trazer mais resultados para a sua marca.

Não vá embora ainda!

Neste outro guia completo, nós apresentamos o que você precisa saber sobre Instagram e como anunciar na plataforma.

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