Instagram Ads: Guia Completo Sobre os Anúncios no Instagram

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O Instagram foi a rede social que mais cresceu nos últimos anos e não para de crescer.

Como resultado, mais de 80% dos usuários seguem 1 ou mais perfis de marcas na rede social.

Os esforços de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook e Instagram, em criar novas features que facilitem a geração de novos negócios com a ferramenta, tem deixado o Instagram Ads – ferramenta de anúncios do Instagram – cada vez mais robusto.

Neste guia completo, vamos apresentar todos os benefícios de anunciar no Instagram Ads, as principais ferramentas que compõem o pacote de funcionalidades do Instagram para empresas, os formatos de anúncios e trazer estatísticas da rede social.

Além disso, apresentaremos cases de sucesso de ações social media marketing implementadas dentro da rede social para ativar a sua criatividade.

Confira os principais tópicos sobre o que você vai aprender hoje:

Tópicos Importantes

 

O que é Instagram?

Instagram é uma rede social com grande apelo visual, inicialmente focada em compartilhamento de fotos, mas hoje também focada em vídeos.

A dinâmica da rede social é bem simples: pessoas seguem umas às outras para acompanhar suas postagens.

Há opções curtir as postagens e também de trocar mensagens por meio do “Direct”.

Hoje, um de seus principais formatos são os Stories, postagens temporárias que duram 24 horas.

Não é possível curti-las, mas tem a opção de responder com directs (mensagens privadas).

A rede social foi adquirida pelo Facebook em 2012 pelo valor de US$ 1 bilhão, e desde então vem crescendo a cada ano.

Confira o gráfico de crescimento entre 2013 e 2018:

Estatísticas do Instagram: Usuários

Mark Zuckerberg tem investido alto na criação de novas features para a rede social, o que tem atraído grande parte dos influenciadores digitais e consumidores para a rede social.

  • Em pesquisa com 700 pessoas, o Instituto QualiBest revelou que 49% dos consumidores confiam em influenciadores digitais para tomar a decisão de compra, perdendo somente para amigos e parentes.

E o que seria dos influenciadores digitais sem as redes sociais?

  • 92% dos profissionais de marketing citam o Instagram como a rede social mais importante para marketing de influenciadores em 2018.

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais desde 2018 e grande aceitação do público, os números comprovam a eficácia da rede social para ações de marketing digital.

Para isso, confira agora o que são as vantagens do Instagram Ads para empresas.

 

Anúncios no Instagram: Veja o que é & Como Funciona o “Insta Ads”

Instagram Ads é o nome popular para se referir a plataforma de “links patrocinados” do Instagram.

A ferramenta de criação de anúncios faz parte do pacote de novas features do “Instagram para Empresas” e possibilita a criação de anúncios com vídeos e imagens dentro da plataforma, veiculados no feed de notícias e Stories.

O Insta Ads, na verdade, faz parte da plataforma de anúncios do Facebook Ads, do gigante Facebook, que ainda permite anúncios no Facebook, Messenger e parceiros, em diversos formatos, desde geração de leads, passando por vídeos, até campanhas focadas em vendas para e-commerce.

A evolução dos anúncios na rede social podem ser enxergadas através do gráfico, do Google Trends, que demonstra a evolução do interesse pelo termo ao longo dos anos.

O gráfico indica um pico de interesse acima da média entre Maio e Junho de 2015 e desde então, o interesse só aumenta.

Isto é, para criar anúncios profissionais na rede social, é preciso ter uma conta Business no Facebook.

 

A história recente do Instagram: nada se cria, tudo se copia?

Você provavelmente conhece essa história: Mark Zuckerberg tentou comprar o aplicativo Snapchat.

Na recusa de seus proprietários, Zuckerberg decidiu copiar suas features – principalmente o stories (ou histórias, em português).

Isso foi em agosto de 2016. Levou apenas 7 meses para haver mais stories publicados no Instagram do que no próprio Snapchat, segundo Statista.

número de stories no instagram e snapchat

O gráfico demonstra o esforço de Mark Zuckerberg em angariar uma parcela cada vez maior dos investimentos publicitários em redes sociais.

 

Instagram: estatísticas da rede social que chegou a 1 bilhão de usuários ativos em 2018

Você já deve ter reparado que, a cada dia, mais pessoas usam o Instagram e as estatísticas comprovam esse fato.

Confira alguns dados oficiais de 2017:

  • 800 milhões de usuários ativos no Instagram;
  • 500 milhões ativos diariamente;
  • 300 milhões de usuários diários do Stories;
  • 4,2 bilhões de curtidas por dia;
  • Cerca de 65% de seus usuários são mulheres;
  • O Instagram atinge 32% de toda a internet;
  • 58% de usuários entre 18 e 29 anos.

Agora compare com alguns dados oficiais de 2018:

  • Mais de 1 bilhão de contas ativas mensalmente;
  • Mais de 500 milhões de contas ativas diariamente;
  • Mais de 400 milhões de pessoas usam o Instagram Stories todos os dias;
  • 80% das pessoas seguem, ao menos, uma empresa.

Em 2017, a previsão era que o Instagram atingisse 1 bilhão de usuários já em 2018.

Em junho de 2018, a rede social alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais.

Fonte: Instagram

 

Veja Quanto Custa e os Benefícios de Anunciar no Instagram Ads

Instagram Ads está caminhando para se tornar uma das principais plataformas de mídia de performance mais utilizadas do mundo e angariando grande parte do orçamento de mídia juntamente com o Facebook Ads.

Pensando nisso, não é difícil descobrir os benefícios de anunciar na plataforma:

  • Público: Grande parte do seu público-alvo utiliza a rede social;
  • Segmentação avançada:  Assim como no Facebook Ads, é possível criar anúncios para audiências específicas, com interesses específicos ou, até mesmo, segmentar por renda e interesse em bens de alto padrão. Essas são algumas das muitas possibilidades;
  • Ligação com Facebook: Os anúncios do Instagram são criados dentro da plataforma de anúncios do Facebook, facilitando a criação de ações integradas entre ambas as rede sociais.

Além disso, por ser uma rede social focada em compartilhamento de imagens, se tornou o ambiente perfeito para marcas que têm apelo visual, como marcas de roupas, celebridades ou carros fabricantes de carro.

Mais recentemente, tornou-se possível anunciar em formato de stories que, além da performance, também demonstra o quanto a marca está antenada às inovações.

De acordo com isso, há a impressão de que o investimento precisa, obrigatoriamente, ser alto.

Ledo engano!

Um estudo divulgado pelo blog Marketing Land indica que o CPC e o CPI do Insta Ads é mais barato que no próprio Facebook.

Confira os resultados:

Marketing Land

Portanto, conclui-se que, em alguns casos, anunciar no Instagram pode ser mais barato e o retorno sobre o investimento pode ser maior.

 

Formatos de Anúncios para Insta Ads

As features que compõem o Instagram para empresas estão cada vez mais robustas e completas.

Para entender e escolher o formato de anúncio ideal para o seu negócio, confira a lista dos formatos disponíveis e seus conceitos:

  • Anúncios Carrossel: Ótimo para anúncio de produtos físico, o modelo de carrossel consiste em apresentar diversas imagens ou vídeos no mesmo anúncio, onde o usuário pode “rolar” a tela para o lado para visualizar todas as imagens ou tocar na tela para ser direcionado à pagina de destino;
  • Anúncios de Foto: O modelo mais tradicional de anúncio. Neste formato, é possível adicionar apenas uma imagem, juntamento com a descrição e título do anúncio;
  • Anúncios de Vídeo: No formato de vídeo é possível adicionar um vídeo promocional de até 60 segundos no lugar de imagens;
  • Anúncios com Stories: Nos Stories, é possível anunciar imagens ou vídeos em tela cheia para o usuário. No entanto, fique atento às medidas e margens necessárias para que nenhum conteúdo seja ocultado em dispositivos móveis com tela pequena;
  • Anúncios de coleção ou vitrine: Lançado recentemente, o anúncio de vitrine permite anunciar produtos e direcionar o usuário para seu e-commerce de forma mais rápida e prática.

Em todos os formatos de anúncios é possível adicionar um call-to-action.

 

Segmentação de Anúncios para Instagram Ads

Assim como o Facebook Ads, o Instagram Ads permite segmentações superficiais, como gênero e sexo, e segmentações específicas, como interesses e comportamentos.

Confira a lista completa e atualizada e as aplicações de cada um:

  • Localização: Veicule anúncios em cidades ou regiões específicas;
  • Interesses: Segmente por interesses específicos, como as contas que seguem ou apps que utilizam;
  • Comportamento: Mostre anúncios específicos de acordo com as atividades dos usuários dentro e fora da rede social;
  • Dados demográficos: Limite a exibição para homens, mulheres, idade e etc;
  • Públicos Semelhantes: Monte uma lista com clientes ou leads e deixe o Facebook encontrar pessoas semelhantes;
  • Públicos Personalizados: Mostre anúncios para clientes que já conhecem a sua marca;
  • Direcionamento automatizado: Deixe a plataforma escolher o público ideal para a sua campanha.

Fonte: Instagram

 

Tamanho de Imagens para Instagram

Em outro artigo nós já escrevemos sobre os tamanhos de imagens para Instagram e os formatos de publicação.

Confira as medidas ideias para postar no feed e stories sem que nenhum conteúdo fique oculto:

 

1. Tamanho da foto de perfil

A foto de perfil do Instagram segue o padrão square, ou seja, deve ser quadrada.
O espaço disponível é de 110 x 110 pixels, mas o indicado é adicionar uma foto com tamanho mínimo de 600 x 600 pixels.

2. Tamanho de fotos para o Feed

O Espaço disponível para fotos e vídeos no feed do Instagram é de 600 x 600 pixels.
No entanto, o mais indicado é criar postagens com 1080 x 1080 pixels, no formato square, JPG ou PNG.

3. Tamanho de vídeos e gifs para o Feed

Muitas pessoas acreditam que o tamanho ideal de vídeos para Instagram é o mesmo das fotos. Ledo engano!
O tamanho padrão é 1200 x 630 pixels no formato landscape ou 1080 x 1350 no formato portrait.

4. Tamanho do conteúdo para Stories

Instagram é a rede social “oficial” dos Stories.

Pensando nisso, é importante sempre prestar atenção no tamanho ideal das publicações para que nenhuma informação importante deixe de ser exibida ao usuário.

Tamanho ideal para o Stories: 1080 x 1920 pixels ou 720 x 1280 pixels
Formato ideal: Vídeo em MP4 ou Imagem em JPG ou PNG

 

Cases de Sucesso de ações com Instagram

No marketing digital é sempre muito importante unir ações de tráfego pago e orgânico, com o objetivo de melhorar consideravelmente a performance e resultados.

Para te ajudar com isso, veja 10 casos de sucesso de social media marketing com o Instagram.

Case: La La Land

Para marcar a chegada de La La land, a Lionsgate UK criou uma série de vídeos vibrantes feitos especialmente para o Instagram.

Usando a mesma linguagem visual e sonora do filme, o estúdio contou com 10 vídeos personalizados que foram direcionados as pessoas com interesses em alguns dos temas mais populares no Instagram.

As produções consistiam em versões adaptadas do trailer do filme, destacando os atores, o roteiro e foram usadas para cativar e inspirar os Instagrammers à ir aos cinemas.

Como resultado, a campanha rendeu um aumento de 24 pontos em lembrança de anúncios, 8 pontos em reconhecimento e 4 pontos em intenção de assistir – particularmente entre o público-alvo mais jovem.

Fonte: Instagram

 

Case: Lowe’s

Os projetos de “faça você mesmo” (ou “do it yourself”, na expressão original) são uma oportunidade para deixar a criatividade brilhar – e a Lowe’s (@loweshomeimprovement) usou o Stories para mostrar sua habilidade de ajudar os consumidores a pensar fora da caixa mesmo em espaços pequenos.

Uma de suas campanhas mais recentes mostra a transformação de um espaço vertical em uma série de mais de 50 micro-vídeos com menos de 1 segundo de duração. A marca conseguiu, assim, mostrar à audiência como tornar um cômodo pequeno algo bonito e funcional.

Fonte: Instagram

 

Case: Inovathi

Com Anúncios de Cadastro e Stories no Instagram, a marca de bolsas Inovathi conseguiu aumentar as conversões e aproveitar melhor os leads gerados na Semana do Consumidor de 2018.

Do dia 12 ao dia 19 de março de 2018, a Inovathi veiculou uma campanha no Instagram para gerar mais vendas durante a Semana do Consumidor, segmentando seus anúncios para pessoas interessadas em viagens, entre 18 e 54 anos e antenadas em promoções. A principal estratégia foi aproveitar a busca por descontos, natural do período para aumentar o tráfego e as conversões no site. Assim, foram feitos descontos progressivos em todo o e-commerce, que eram postados diariamente na conta da marca.

Durante os dias 13 e 14, o foco maior foi na geração de leads e, por isso, foram utilizados Anúncios de Cadastro, que geram informações de contato de pessoas com interesse nos produtos oferecidos pela marca. Do dia 14 ao dia 15, a Inovathi publicou Stories com “batalhas entre produtos”, onde os itens mais votados ganhavam um desconto extra de 20% no site.

Como resultado, houve um aumento de 80% no tráfego do site originado do Instagram e, durante o período da campanha, houve um crescimento de 31% nas conversões, facilitando o aproveitamento dos leads gerados.

Além disso, a campanha foi responsável por um aumento de 73% no faturamento, 25% na quantidade de pedidos feitos e 38% no ticket médio durante o período.

Fonte: Instagram

 

Agência de Performance para gestão de Instagram Ads

Os anúncios no Instagram são feitos por meio da plataforma Facebook Ads, uma vez que Mark Zuckerberg é o “dono” de ambas as redes, assim como do WhatsApp (nesta, ainda não é possível anunciar).

Por meio do Facebook Ads, os anúncios podem ser criados com baixa curva de entrada, assim como as principais plataformas de anúncios self service.

Quando seu investimento for relevante, recomendamos contar com uma agência especializada em marketing de performance para fazer a gestão de seus anúncios de Instagram Ads e integrá-los a uma estratégia digital.

Quer um guia completo sobre como anunciar no Instagram Ads?

Então deixe um comentário e seja avisado quando lançarmos o e-book com o passo a passo completo.

Estamos preparando um guia completo e mais técnico ensinando como anunciar no Instagram, compartilhando técnicas e estratégias de alta performance aplicada pela equipe de mídia e performance da Conversion.

 

Conclusão

Com 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram não para de crescer e tomar parte do mercado publicitário do Facebook e outras redes socais.

Juntamento com o crescimento de seguidores, a rede social investiu na criação de novas ferramentas para gerar novos negócios para empresas, atraindo além de novos anunciantes, os influenciadores digitais.

Neste guia completo sobre Instagram Ads, você aprendeu tudo o que é necessário para obter resultados positivos com ações de social media marketing.

Mas, não pare por aqui!

Confira este guia completo sobre Facebook Ads e obtenha conhecimento suficiente para tirar o melhor proveito de ambas as redes sociais.

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