Linha criativa é o estilo adotado em uma estratégia de comunicação. Basicamente, é a base para iniciar o processo criativo de uma campanha, seja para um produto, um serviço ou uma marca.
A qualidade do criativo é responsável por 75% do impacto dos anúncios
Já investiu em anúncios, mas não teve o resultado esperado? O problema pode estar relacionado ao criativo dos anúncios.
Criar peças inteligentes, interessantes e envolventes é a chave do sucesso para alcançar consumidores cada vez mais ocupados.
Para se ter ideia, segundo o Google, 75% do impacto dos anúncios está relacionado à qualidade do criativo.
De modo geral, as pessoas esperam que os anúncios sejam atrativos e altamente relevantes, isto é, significativos para elas naquele momento.
O lado criativo dos anúncios
Com tantos recursos e ferramentas como o Facebook Ads e o Google Ads, por exemplo, torna-se possível segmentar anúncios com cada vez mais precisão.
No entanto, mesmo em mídias pagas, criar anúncios personalizados, atraentes e relevantes é o que realmente traz os melhores resultados.
Por isso, antes de começar a investir em anúncios, pense nas seguintes perguntas: qual é a abordagem do anúncio? E qual o tipo de comunicação?
A definição desses pontos é o que chamamos de linha criativa.
A produção de uma linha criativa leva em conta três fatores básicos:
OBJETIVO: lançamento de um produto ou de um serviço, um reposicionamento da marca etc.
POSICIONAMENTO: a postura da marca em relação à ação que será realizada;
ABORDAGEM: a forma como essa campanha será apresentada, ou seja, a quantidade e o formato das peças criativas.
Práticas recomendadas para linha criativa eficiente
O Google Best Practices destaca boas práticas para a linha criativa dos anúncios. Veja o que levar em conta na hora de produzir as peças de anúncios com imagens e textos.
Imagens
1. Use imagens relevantes e que façam sentido
Utilize imagens que façam sentido para o anúncio e que foquem no objetivo principal da campanha.
2. Prefira imagens com cenários naturais
De acordo com o Google Best Practices, imagens que focam em um único produto em um cenário natural tendem a alcançar melhores resultados.
Esse é um exemplo de imagem que pode ser usada para o lançamento do novo iPhone X.

3. Cuidado com imagens de baixa qualidade
Imagens de baixa qualidade trazem uma experiência ruim para o usuário. Evite imagens com bordas, distorcidas ou com cores desbotadas.

4. Evite logotipos ou textos em cima das imagens
Não coloque informações que podem competir com a imagem e com o texto do anúncio, como logotipos em locais inapropriados ou textos em cima da imagem.
5. Não utilize botões enganosos nas imagens
Botões enganosos são motivos comuns de reprovação de anúncios.
Texto
6. Transmita uma mensagem clara e convincente
Não basta apenas incluir imagens, é importante transmitir uma mensagem convincente e que fale por si só.
7. Foque nos benefícios para o usuário
As pessoas focam em conteúdos que correspondem às suas necessidades. A dica é evitar perguntar e dar respostas.
8. Utilize palavras-chave no criativo
Os usuários tendem a interagir com anúncios que parecem mais relevantes às suas pesquisas. Por isso, utilize pelo menos uma palavra-chave.
9. Use palavras específicas para ação
Crie chamadas para ação convincentes e que despertem interesse. Se está vendendo um produto, diga o que as pessoas podem comprar. Se está oferecendo um serviço, deixe claro como elas podem entrar em contato.
10. Destaque os diferenciais
Frete grátis, ofertas… Destaque aquilo que faz a sua marca ser única.
11. Inclua preços e exclusividades
Mostre preço competitivo, produtos e serviços. Se a promoção é por tempo limitado ou há poucos produtos em estoque, diga isso.
12. Construa anúncios que se adaptem a qualquer dispositivo
A qualidade e o tamanho dos anúncios são importantes e determinam o desempenho dos anúncios.
13. Faça testes e otimizações
Por fim, crie diferentes anúncios, realize testes e faça otimizações. Por meio do comportamento do consumidor, identifique oportunidades que podem tornar o criativo atraente e cada vez mais interessante.