Multicanal: o que é e como usar essa estratégia em sua empresa

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Ter uma empresa multicanal é essencial para negócios de todos os tipos e pode trazer muitos benefícios.

Já não há dúvidas de que o mercado mudou muito com o surgimento das novas tecnologias e a mudança na própria sociedade, que refletiu diretamente no comportamento dos consumidores.

Novos canais de comunicação surgem a cada momento, e os consumidores são diversificados e estão presentes em mais de um.

Cada canal tem suas características próprias e pode ser utilizado para alcançar diferentes objetivos e metas de sua empresa.

Ter presença em vários canais é um requerimento para empresas de sucesso no mercado.

Se sua empresa ainda não é multicanal, é importante que você entenda o conceito e aplique em seu negócio.

Neste artigo, você aprenderá o que são multicanais, como ter uma empresa multicanal e algumas dicas para ter sucesso com sua estratégia.

Confira!

O que são multicanais ?

Os multicanais são, como o próprio nome induz, vários canais em que sua empresa pode estar presente e aplicar estratégias de comunicação e vendas.

Eles podem ser utilizados como pontos de venda da sua marca. Por meio dos canais, é possível aplicar estratégias mais completas e abrangentes.

Isso ocorre porque sua empresa estará presente em vários canais e, portanto, poderá atingir mais pessoas com sua comunicação.

Você provavelmente já ouviu falar em e-commerce, m-commerce ou marketplaces. Essas são algumas das alternativas que você pode utilizar para que sua empresa tenham canais de vendas atualizados e onde os consumidores estão presentes.

Consumidor multicanal: afinal, o que é ?

Estamos falando bastante sobre como o comportamento dos consumidores mudou no mercado e como isso influencia sua empresa.

Mas, afinal, o que mudou?

O consumidores têm cada vez mais possibilidade de adquirir novos produtos e serviços.

Eles não consomem apenas em lojas físicas, mas também pelo próprio celular e computador, e o fazem por meio de diversos canais diferentes, como marketplaces e e-commerces, que falamos antes.

Para o consumidor multicanal, é natural utilizar mais de uma plataforma no processo de compra.

Na prática, vemos isso ocorrer frequentemente em lojas físicas, quando os consumidores pegam o celular para comparar preços online.

Benefícios de ter uma empresa multicanal ?

Alcance, eficiência e conversões são alguns dos benefícios que ter uma empresa multicanal pode trazer.

Ao participar de mais de um canal, você garante a presença de sua marca na jornada de compra dos consumidores. Isso pode facilitar na hora de decisão de compra do consumidor.

Além disso, pode ser que o público de sua empresa esteja presente em outros canais que não o do seu negócio.

Ao analisar em quais canais seu público está mais presente e participar dos mesmos, sua empresa garante uma comunicação mais efetiva e com alcance maior.

E, é claro, uma estratégia multicanal pode aumentar suas vendas significativamente por atingir mais pessoas na comunicação.

Além disso, é mais fácil de fidelizar os clientes quando se está presente em vários canais, pois o mesmo tem onde tirar suas dúvidas e tem acesso a suportes mais rápidos e eficientes.

Como ser uma empresa multicanal?

Não adianta começar a participar de todos os canais aleatoriamente. Para saber como se tornar uma empresa multicanal, é preciso realizar um planejamento prévio e ter atenção a alguns aspectos.

O primeiro fator que você deve considerar é a sua persona. Ou seja, qual é o comportamento de seu cliente ideal no mercado? Quais fatores ele considera para comprar? Quais canais mais utiliza para isso e como prefere fazer as compras?

Tendo isso claro em mente, é possível escolher os canais em que sua empresa participará.

É importante ressaltar que cada canal possui suas características e funcionalidades, e as pessoas interagem de maneiras diferentes em cada um deles.

Por isso, é necessário que você entenda como funciona cada um deles, para criar estratégias específicas para cada um e ter mais eficiência e resultados promissores com elas.

Lembre-se de que ter uma empresa multicanal requer bastante organização para atuar de maneira correta em cada canal.

Agora que você sabe o que é uma estratégia multicanal e como aplicá-la em sua empresa, ponha na prática seus conhecimentos.

Isso pode trazer diversos benefícios ao seu negócio e aumentar suas conversões.

Caso queira se aprofundar mais no assunto, confira nosso post sobre omnichannel e saiba a importante diferença dele para o multicanal.

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