logo

Google Maps agora aponta acessibilidade em estabelecimentos comerciais

26/05/2020
2 min de leitura

Com o lançamento do seu mais novo recurso, o Google Maps agora mostra se os estabelecimentos são acessíveis para pessoas com deficiência.

Lançada na última quinta-feira, no Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, a nova ferramenta disponível no Maps inclui um pequeno ícone junto com as informações básicas do estabelecimento, como horário de funcionamento, nota e categoria.

O anúncio foi feito por Sasha Blair-Goldensohn, engenheiro de software do Google Maps. Sasha, que é cadeirante, apontou que um dos objetivos da ferramenta é prevenir PCDs (Pessoas com Deficiência) da situação de sair de casa e se deparar com a falta de acessibilidade em restaurantes ou lojas:

“Imagine se planejar para ir a um lugar novo, percorrer todo o caminho até lá e, ao chegar, ter que ficar do lado de fora, impedido de sentar com sua família ou, ainda, não poder, por exemplo, usar o banheiro.”

A ferramenta chega para ajudar cerca de 130 milhões de pessoas que se locomovem por cadeiras de rodas no mundo todo, incluindo 30 milhões de americanos e 45 milhões de brasileiros.

Construindo um Google Maps para todos

Hoje, no Google Maps, mais de 15 milhões de estabelecimentos comerciais já contêm informações sobre acessibilidade.

Graças a mais de 120 milhões de Guias Locais e voluntários, o número de lugares acessíveis na plataforma dobrou nos últimos três anos. Com a nova ferramenta, ficou mais fácil para PCDs e cuidadores encontrarem essas informações.

Vale lembrar que, para continuar disponibilizando cada vez mais informações aos que têm necessidades especiais, donos de negócios também podem atualizar seus perfis no Google My Business com esclarecimentos mais específicos, como acessos a vagas especiais e banheiros adaptados.

Em sua publicação de anúncio, Blair-Goldensohn ainda aponta que os benefícios da nova feature não se restringem apenas a quem utiliza cadeira de rodas, mas também facilita a vida de pessoas que carregam muitos itens, pais que utilizam carrinho para bebê, idosos e pessoas que se encontram debilitadas e não conseguem, por exemplo, subir escadas.

Outros esforços do Google para transformar sua plataforma de mapas em um lugar cada vez mais inclusivo são as possibilidades de construir rotas para quem utiliza transporte público, bicicletas ou anda a pé.

Ferramenta deve ser ativada

Para poder utilizar o recurso, porém, é necessário ativá-lo. Disponível para Android e iOS, para ver essa informação em seu aplicativo vá até Configurações, selecione a categoria “Acessibilidade” e selecione o tipo de acessibilidade de sua necessidade. As disponíveis são: acesso especial em elevadores, portas de entrada, estacionamentos, banheiros e lugares para se sentar.

How to contribute accessibility information to Google Maps

O serviço, por enquanto, está disponível apenas para Austrália, Japão, Reino Unido e EUA, mas o suporte para todos os países que têm acesso ao Maps será ampliado em breve.

O que você tem achado das iniciativas do Google para transformar a internet e o mundo em um lugar mais inclusivo para todos? Conte para a gente!

Escrito por

Bruna Rodrigues

SEO

é redatora especializada em marketing digital, SEO e link building. Já trabalhou em empresas como Ituran, BTG Pactual, Grupo Nova Concursos e é responsável pelas notícias de marketing no Conversion News.

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Conteúdos relacionados

"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado."

Albert Einstein