Newsletter: o que é, como funciona + Dicas

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Newsletter é um e-mail informativo com periodicidade que, embora muitos confundam, diverge do e-mail marketing em alguns pontos.

Ao aplicar ela em seu negócio, é possível aumentar seus leads significativamente.

Por meio deles, é possível fazer estratégias mais assertivas e eficientes para fidelizar clientes e criar um relacionamento mais profundo e completo.

Para isso, há várias táticas e técnicas de conversão que podemos aplicar, e a newsletter ajuda muito nesse ponto.

Se você quer aumentar seus leads, obter mais assinantes para a sua newsletter e aumentar as conversões, você está no post certo.

Neste post você aprenderá o que é newsletter, sua importância, como funciona e um passo a passo para criar uma.

E tem mais!

No final do conteúdo ainda daremos algumas dicas para que você consiga fazer ótimas newsletters.

Confira!

O que é newsletter?

Newsletter é um e-mail informativo enviado periodicamente a um grupo de pessoas que se interessam pelos seus conteúdos.

Esses e-mails são focados em um assunto e funcionam como uma assinatura de revista, totalmente online, em que os interessados fornecem o e-mail e recebem os periódicos.

Os objetivos de uma newsletter, em geral, não são comerciais.

As empresas que têm uma newsletter, geralmente, almejam entregar valor aos assinantes, sendo o mais relevante e prestativas possível, para aumentar o tráfego orgânico de seu site/blog.

Para recebê-las, é preciso fornecer o endereço de e-mail, portanto, é mais difícil uma newsletter ser classificada como spam.

Por que utilizar a newsletter em seu negócio?

Gerar leads, criar relacionamentos mais concretos e aumentar o tráfego são algumas das metas que se pode atingir ao utilizar uma newsletter.

Por meio dela, é possível criar uma longa lista com e-mails de pessoas interessadas no seu negócio e que têm o potencial de serem futuros clientes.

Sua lista de leads é mais qualificada e permite mais assertividade.

Por meio dela, você pode criar um relacionamento mais duradouro com os clientes, comunicar as novidades de sua empresa e projetos.

Com isso você pode despertar mais o interesse das pessoas e incentivá-las a visitar seu site, blog ou redes sociais.

Lembre que a newsletter não faz parte do processo de vendas diretas, e sim do marketing de relacionamento, com a finalidade de conquistar os leads e convertê-los em clientes fiéis à marca.

Como funciona uma newsletter?

Pense que um usuário acessa um artigo de seu blog ou site.

Caso ele se interesse pelo seu conteúdo, naturalmente vai querer saber mais e se aprofundar nos conceitos.

Para isso, o usuário considera assinar sua newsletter, que possibilita o acesso a conteúdos relevantes, sem a necessidade de pesquisar pelos mesmos na página.

Isso facilita o acesso do usuário à sua página, que sempre terá um lembrete para acessar seus conteúdos.

O formulário de inscrição deve pedir informações básicas e estar em destaque na sua página, para que o usuário o encontre e preencha com facilidade.

As informações pedidas, em geral, são apenas e-mail e nome, não é necessário pedir mais dados, pois o usuário está apenas começando a criar uma intimidade com sua marca.

Depois de preencher o formulário, os dados do usuário são registrados em uma lista de e-mails que você pode utilizar em outras estratégias.

Então, basta enviar conteúdos que acha relevantes ao assinante para despertar seu interesse.

Confira agora como fazer uma newsletter.

Como criar uma newsletter em um passo a passo simples e rápido

Primeiro de tudo, você deve pensar em sua persona, seus hábitos, momentos de disponibilidade e interesses.

Você deve considerar também como será feita a estrutura do e-mail.

Esses são alguns aspectos iniciais que você deve considerar. Para desenvolver uma newsletter, é preciso atenção a alguns fatores essenciais.

Pensando nisso, criamos o passo a passo a seguir para que você consiga criar uma newsletter com eficiência.

1. Tenha em mente objetivos e metas claros

É importante que você saiba exatamente que objetivos deseja alcançar com a newsletter.

Ter objetivos claros em mente ajuda em todo o processo de criação da newsletter. mas não só isso: você sabe exatamente o que o usuário deve fazer para alcançar esse objetivo.

Já falamos antes sobre alguns dos objetivos que se pode alcançar com uma newsletter, são eles: aumentar o tráfego orgânico, gerar leads e promover eventos.

Dica: insira calls to action (CTA) no e-mail para conseguir direcionar o usuário para onde deseja – página, rede social ou qualquer outro conteúdo.

2. Escolha a frequência de envio dos e-mails

Tendo em mente como sua persona se comporta em relação aos meios digitais, escolha com que frequência serão enviados os e-mails.

O ideal é enviar conteúdos, no mínimo, uma vez ao mês para que sua marca não caia no esquecimento.

Dica: após escolher uma frequência, tenha dias e horários de disparo bem definidos e tenha constância neles, para que o usuário adapte sua rotina para ler seus e-mails.

3.Escolha a ferramenta de automação

Após definir os objetivos e a frequência de sua newsletter, escolha a ferramenta de automação dos e-mails mais adequada a eles.

Há várias ferramentas de e-mail marketing, algumas delas inclusive, gratuitas.

É importante que você as utilize para facilitar significativamente o envio dos e-mails e manter a frequência constante.

Dica: evite o disparo de e-mails aleatórios para os assinantes. Procure enviar apenas e-mails relevantes, de acordo com o interesse dos assinantes.

Caso contrário, seus e-mails podem causar uma má impressão e ser classificados como spam.

4. Crie o layout da newsletter

Agora é hora de fazer o design de sua newsletter!

Mantenha a identidade visual de sua marca e não polua a newsletter com muitos elementos.

Algumas ferramentas de automação de e-mails já oferecem determinados modelos e você pode fazer algumas alterações.

Dica: faça layouts simples e não esqueça de inserir informações de contato e as páginas nas redes sociais.

5. Defina o conteúdo

Os conteúdos são muito importantes para que sua estratégia com a newsletter dê certo.

E-books, artigos do blog, cases de sucesso, promoções, eventos e webinars são alguns dos conteúdos que você pode utilizar em sua estratégia.

Como dito antes, a newsletter não está em um estágio avançado do funil de vendas, portanto, envie conteúdos educativos e sem muitas promoções, que podem causar uma má impressão.

Dica: faça os conteúdos de forma que eles despertem o interesse dos usuários a algum produto/serviço seu.

Mas lembre-se de não fazer um e-mail comercial – fale de maneira indireta, sem necessariamente citar o que sua empresa oferece.

6. O rodapé é importante

Não esqueça de inserir mais informações sobre sua empresa, localização, contato e redes sociais para que os usuários possam encontrá-la.

Além disso, demonstre que respeita seu público e insira um link ou botão para que a pessoa possa cancelar a assinatura com mais facilidade e rapidez.

Ao fazer isso, você mostra que sua marca realmente valoriza e respeita a opinião dos clientes, gerando uma boa imagem.

7. Responda todos os seus assinantes

A newsletter constitui uma comunicação mútua e interativa.

Para criar um relacionamento mais concreto, profundo e duradouro, é importante que você tenha sempre alguém à disposição para responder as perguntas ou os feedbacks dos assinantes.

Nós não gostamos quando alguém nos ignora, isso causa uma má impressão e pode resultar em sentimentos negativos.

E isso é válido para uma relação entre empresa e cliente também, por isso, não esqueça de responder cada um de seus assinantes.

8. Cuidado com e-mails muito “pesados”

Como assim, e-mails “pesados”?

São aqueles e-mails que demoram muito tempo para carregar e que, às vezes, até fechamos para não gastar muito tempo.

Nem todos os seus leads tem uma boa internet/celular/computador, por isso, evite imagens muito pesadas ou muitos elementos visuais desnecessários.

Além de poluir o conteúdo, isso pode aumentar o tempo de carregamento do e-mail para algumas pessoas.

Não só isso: muitos serviços de e-mail também bloqueiam imagens, necessitando de uma autorização do usuário para exibi-las.

Se a imagem for necessária, não esqueça de colocar a tag alt (texto alternativo) que descreve a imagem para que o usuário saiba do que se trata a mesma sem precisar visualizá-la.

9. Mensure os resultados

Não adianta fazer toda a estratégia e não ter como avaliar se ela teve algum impacto positivo ou negativo para sua empresa.

Por isso, faça uma coleta de dados analíticos para definir se sua estratégia precisa de otimizações e quais aspectos podem ser alterados para melhorar os resultados e proporcionar a melhor experiência aos usuários.

Separamos algumas métricas que você pode considerar para fazer essa análise de desempenho, confira:

  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques;
  • Número de cadastros.

Dicas para criar uma boa newsletter

Confira agora algumas dicas gerais que você pode considerar para obter melhores resultados com sua newsletter.

Considere a experiência mobile

Ser mobile friendly não é mais um diferencial para empresas inseridas no meio digital: é necessário.

A maioria das pessoas hoje em dia acessa os e-mails pelo celular, por isso, seus e-mails devem ser adequados a esse formato. Caso contrário, o usuário pode ficar confuso e não visualizar todas as informações no e-mail.

Por isso, leve em conta o tamanho de imagens, botões e outros componentes de seu e-mail para que eles sejam mobile friendly.

Faça um e-mail introdutório

Após o usuário assinar sua newsletter, envie um e-mail de boas-vindas, apresentado sobre quais assuntos a newsletter trata, frequência e algumas informações da empresa e dos próprios produtores dos conteúdos.

Dessa forma, você pode causar uma boa primeira impressão e o usuário sabe exatamente o que esperar dos próximos e-mails.

Se necessário, faça mais de uma newsletter

Se o seu público pode ser segmentado em grupos com diferentes preferências, o ideal é criar uma newsletter para cada persona.

Fazendo isso, você consegue distribuir conteúdos relevantes a todo o seu público, sem focar em apenas um dos segmentos do mesmo.

Agora que você sabe o que é uma newsletter e como criar uma de sucesso, é hora de criar a sua!

Vale a pena investir em newsletter para o seu negócio, pois, se bem feita, ela trará ótimos resultados.

Quer saber mais?

Confira nosso post sobre como criar um blog em passos simples.

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