Call to action: o que é, importância e exemplos

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Mesmo não sabendo o que é, você com certeza já viu alguma CTA (call to action) em algum lugar.

Quando você está mais inserido no meio digital, esse termo começa a aparecer mais, e surge a dúvida:

O que é uma call to action?

Ou ainda:

Como fazer uma CTA que converta?

É importante que você conheça mais sobre o conceito e aplique-o em toda estratégia de Marketing Digital.

Neste post você aprenderá o que é uma call to action (CTA) e como aplicá-la da maneira correta em suas publicações e conteúdos em geral.

Além disso, você verá alguns exemplos práticos de CTAs e entenderá como elas podem ser mais atrativas.

O que é call to action?

Call to action (CTA) significa chamada para a ação.

Mas o que isso significa de fato?

Provavelmente, enquanto lê algum artigo de blog, por exemplo, ou post nas redes sociais, você já viu alguma frase como “Saiba mais”, “Compre agora” ou “Visite nosso site”.

Um chamada para ação é quando alguém tenta fazer você realizar alguma ação, como informar seu e-mail, visitar um site ou comprar algum produto/serviço.

Há várias calls to action que você pode fazer!

Elas serão feitas de acordo com suas metas no meio digital e as características de seu público – afinal, elas devem convencer sua persona a efetuar alguma ação.

A call to action serve como um elo entre as etapas do funil de vendas, e é por meio dela que os usuários são direcionados às outras etapas do funil.

A grande questão é: em quais plataformas e conteúdos colocar as CTAs e quais usar ?

É sobre isso que falaremos agora. Confira!

Como fazer uma call to action passo a passo

Agora que você sabe o que é uma call to action, ensinaremos como aplicá-la da maneira correta e quais fatores você deve considerar ao estruturar uma.

Não basta apenas colocar CTAs aleatoriamente, você deve colocá-las no momento correto e elas devem ser relevantes a quem está consumindo seu conteúdo, seja qual for.

Caso a CTA não faça sentido no contexto do usuário, ela não trará bons resultados e pode até causar uma reação negativa nas pessoas.

Por isso, separamos alguns aspectos principais que você deve considerar ao criar uma CTA.

1. Etapa na jornada de compra

Antes de tudo, você deve saber para qual etapa da jornada de compra foi produzido o conteúdo em que colocará a call to action.

Os consumidores passam por todo um processo antes de realizar a compra em si, e esse processo pode ser dividido em algumas etapas.

Em cada etapa, a abordagem que você utilizará deve ser diferente.

Por exemplo, uma pessoa que está lendo um artigo sobre o que é Marketing de Conteúdo ainda não está interessada em comprar alguma ferramenta relacionada à área, pois ela não conhece o que é o conceito ainda.

Por isso, nesse caso, a CTA deve ser para outros conteúdos mais aprofundados que naturalmente criam a necessidade por seu produto, sem apresentá-lo de vez.

2. Saiba com quem você está falando

Outro aspecto essencial é que você conheça seu público.

Saber qual a sua persona pode ajudar a definir o que despertaria o interesse dela e com que chamada você pode fazer isso.

Por isso, antes de fazer a call to action, atente-se à ficha de persona, e não apenas ao conteúdo.

3. Defina um objetivo para a call to action

Antes de inserir a CTA, você deve ter em mente o que deseja alcançar com ela.

O objetivo vai depender das necessidades de sua empresa e como ela pode auxiliar sua estratégia.

Para te ajudar a definir um objetivo, listamos algumas das principais metas que uma CTA pode ajudar a atingir.

  • Aumentar o tráfego em seu blog ou artigo específico
  • Conseguir uma inscrição em newsletter ou para baixar um e-book
  • Aumentar o tráfego em uma landing page ou site institucional
  • Ganhar mais curtidas, compartilhamentos e seguidores

Enfim, os objetivos são muitos. Você pode alcançá-los pedindo curtidas aos usuários, que eles sigam sua página ou preencham algum formulário.

4. Formato da CTA

A CTA tem muitos formatos, e ela pode ser utilizada de diversas maneiras.

Destacamos os três principais formatos de uma call to action que você pode usar.

Links: você pode utilizar links de várias formas, como em um blog ou e-mail. Eles são muito bons para que o usuário seja direcionado a outras páginas que você deseja.

Botões: os botões são ótimas CTAs – você pode editar o design deles para que fiquem mais atrativos e utilizá-los em vários locais, como páginas de cadastro ou simples posts de blog.

Banners: esse é um dos formatos mais utilizados atualmente, pois é dinâmico e você pode fazer uma CTA completa, com imagem e texto.

Onde colocar uma call to action

São vários os locais onde você pode divulgar algum conteúdo ou produto.

Você deve conhecer algumas das plataformas onde mais se utilizam CTAs para ter calls to action mais assertivas e eficientes.

Sites e blogs

Explore bastante as CTAs no site e blog.

Há diversas formas de usá-las, e elas podem atender a vários objetivos.

Por exemplo, em blogs é comum encontrar banners que indicam e-books ou links internos para outros posts do blog em palavras-chave do conteúdo.

Use as calls to action em seu site também pedindo para que os usuários se inscrevam em uma newsletter ou que redirecionam à descrição de outros produtos.

Redes sociais

É essencial que você participe das redes sociais para conseguir uma estratégia digital de sucesso.

Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, enfim, são muitas redes sociais das quais você pode participar.

Você pode utilizar as CTAs em redes sociais para pedir curtidas, seguidores, visitas a outras páginas, entre outras ações, impulsionando assim o seu perfil nessas plataformas e ganhando reconhecimento.

Anúncios

Um anúncio gera resultados mais promissores se acompanhado de uma CTA como “visite o site para saber mais” ou qualquer outra.

Isso incentiva os usuários a fazerem alguma coisa e pode criar um senso de urgência também, como “Descubra agora mesmo como fazer isso clicando aqui”.

E-mail

É claro que não podiam faltar os e-mails.

Os e-mails são ótimos meios para converter um novo cliente. Com eles você pode se aproximar mais de sua persona e construir uma comunicação personalizada e pessoal com os potenciais clientes.

Fazendo isso, as chances de que ele confie em sua marca e faça alguma ação aumentam significativamente.

Avalie a performance da CTA

Após ter aplicado seus conhecimentos e divulgado a CTA, não se contente com qualquer resultado que vier.

Faça análises da performance de suas CTAs e, caso necessário, altere alguns aspectos para conseguir melhores resultados em sua estratégia.

Para isso, você pode utilizar diversas ferramentas de análise oferecidas na web, basta escolher a que achar mais completa e adequada a seus objetivos.

Agora que você sabe o que é uma call to action e como utilizar uma da maneira correta, faça testes, veja o que funciona em seu negócio e não tenha medo de errar!

Quer saber mais sobre o tema?

Dá uma olhada em nosso post sobre o gerenciador de anúncios do Facebook e Instaram.

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