LinkedIn: o que é, para que serve & como aproveitar essa rede social

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LinkedIn é a mais conhecida rede social de negócios.

Essa rede cresceu bastante nos últimos anos, e profissionais dos mais variados perfis e locais do mundo já participam dela.

Segundo o Statista, a rede tem mais de 300 milhões de usuários e está entre as 20 redes sociais mais utilizadas no mundo.

Ela é ótima para quem deseja mais conexões profissionais e presença digital.

Sua empresa com certeza não quer ficar fora dessa!

Fique com a gente nos próximos minutos e aprenda mais sobre o LinkedIn e como gerar bons resultados com essa rede social.

Neste post, você aprenderá o que é LinkedIn, para que serve e como usá-lo em seu benefício.

Confira!

O que é LinkedIn ?

Vamos começar pelo básico: afinal, o que é LinkedIn?

LinkedIn é uma rede social de negócios, para uso estritamente profissional.

Ela permite que profissionais de qualquer área criem conexões entre si, compartilhem conteúdos (como no feed do Facebook) e registrem atividades profissionais como portfólio, cursos realizados, conquistas e currículo.

Inicialmente, a plataforma foi criada com o objetivo de organizar o currículo dos profissionais.

Isso ainda é possível e ela é muito boa para quem deseja registrar conquistas profissionais.

Porém, com seu crescimento, ela adicionou novos recursos como o feed, que incentivou a participação de empresas para divulgar, contratar e compartilhar na rede.

Para que serve o LinkedIn

O LinkedIn é utilizado principalmente para:

  • Criação e consolidação de relacionamentos com outras empresas ou colegas de trabalho;
  • Divulgação de vagas de emprego;
  • Procura por empregos;
  • Promoção de marcas e empresas;
  • Registro de atividades profissionais.

Essas são algumas das atividades realizadas no LinkedIn. É claro que isso pode mudar, afinal, a rede cresceu bastante e pode fazer novas atualização com outros recursos.

Entenda agora como funciona na prática essa rede de negócios.

Como funciona o LinkedIn

Primeiro de tudo, você deve realizar o cadastro de seu perfil com algumas informações pessoais.

Após isso, preencha dados relacionados às suas informações acadêmicas e profissionais, como área de atuação, curso, currículo, link para algum site/blog, entre outras.

Além disso, você pode colocar outras informações como disponibilidade para entrevistas, o cargo de trabalho almejado e algumas preferências.

Após isso, é hora de criar novas conexões, confira abaixo.

Conexões do LinkedIn

As conexões do LinkedIn são como amizades do Facebook ou seguidores no Instagram.

O seu alcance na rede social é proporcional ao número de conexões que possui, ou seja, quanto mais conexões, mais visibilidade e reconhecimento.

Você pode conectar-se não só com conhecidos, mas também com pessoas com quem você almeja criar uma relação profissional ou empresas pelas quais quer ser contratado.

Conforme você adquire mais conexões, o LinkedIn apresenta outros perfis para você conectar, com área de atuação e outros aspectos similares.

Feed do LinkedIn

Assim como outras redes sociais, o LinkedIn tem um feed onde você pode compartilhar publicações com outros usuários.

Ele é usado geralmente para compartilhar alguns conteúdos criados, como textos de blog, e para divulgar algum projeto, palestra, enfim, há várias opções.

Você pode promover sua empresa ou marca e divulgar cases de sucesso, é um local livre para compartilhar com a comunidade.

Soluções do LinkedIn

LinkedIn SoluçõesLinkedIn Soluções

Um dos recursos mais úteis do LinkedIn são as Soluções – a plataforma oferece várias ferramentas e páginas que podem ajudar sua empresa a obter melhores resultados.

São elas:

Learning: página com conteúdos que ensinam sobre conceitos empresariais, estratégias e técnicas que você pode aplicar em seu negócio para otimizá-lo.

Insights: o Insights oferece uma análise de seu negócio e responde a algumas questões sobre o que fazer para aumentar as vendas e o tráfego do negócio.

Anunciar vaga: como o próprio nome diz, essa solução permite que você crie e divulgue anúncios de vagas de emprego que sua empresa oferece.

Veicular anúncio: é por meio dessa solução que você gerencia e veicula seus anúncios na plataforma.

Grupos: aqui você pode criar um novo grupo com suas conexões ou participar de um existente.

Nos grupos é possível compartilhar informações e insights ou apenas bater um papo.

ProFinder: por meio do ProFinder você consegue encontrar freelancers que condizem com seu perfil e objetivos e podem atendê-lo.

SlideShare: nesse recurso, é possível compartilhar conhecimentos por meio de infográficos, apresentações em slides, documentos e outros formatos.

Soluções de Talentos: é um serviço do LinkedIn que te ajuda a encontrar as pessoas certas para sua empresa.

Soluções de Vendas: é uma ferramenta para te auxiliar nas vendas, ela te ajuda a encontrar potenciais clientes e gerar leads.

Soluções de Aprendizagem: nessa solução são oferecidos alguns cursos profissionalizantes.

Essas são as soluções do LinkedIn, vale a pena explorar cada uma delas para estar bem inserido no mercado de trabalho e atualizado.

Além disso, elas podem ajudar a impulsionar sua marca e promovê-la com mais eficiência.

Vale lembrar que algumas dessas soluções são pagas.

LinkedIn Page

LinkedIn Pages

A LinkedIn Page refere-se à página de sua empresa.

Para criar uma você deve ter um perfil pessoal no LinkedIn.

Há quatro tipos de LinkedIn Page:

Pequena empresa: página para empresas pequenas, com, no máximo, 200 funcionários.

Média e grande empresa: páginas para empresas com mais de 200 funcionários.

Showcase Page: são páginas secundárias de outras páginas.

Instituição de ensino: páginas para faculdades, escolas e universidades.

Ter uma página no LinkedIn para a sua empresa pode trazer alguns benefícios para divulgar a marca, encontrar pessoas para contratar e compartilhar projetos e conquistas.

Lembrando que quanto mais seguidores sua página tem, maior o seu alcance e, consequentemente, mais autoridade e reconhecimento ela tem.

Vagas

A vagas de emprego são um dos focos do LinkedIn. Ele oferece diversos recursos para o anúncio e a busca de cargos.

De acordo com seu perfil e informações fornecidas em relação à disponibilidade de entrevistas, a rede social mostra algumas vagas disponíveis que possam ser de seu interesse.

Isso facilita o processo de envio de currículo, possibilitando uma contratação mais rápida e eficiente, com foco nos perfis que encaixam nos requerimentos das empresas.

Confira agora algumas dicas para usar o LinkedIn

1. Crie uma página para sua empresa

A LikedIn page pode melhorar a performance de sua estratégia como um todo.

Por meio dela, é possível divulgar posts de blog, eventos e utilizar CTAs (Chamadas para a ação) para que os usuários interajam com seus conteúdos.

Além disso, o LinkedIn é uma rede de negócios ótima para que você realize comunicação institucional, informando seus objetivos, planos e metas aos consumidores, possibilitando, assim, mais transparência e autoridade.

Por isso, sempre deixe sua página atualizada, com as últimas notícias de sua empresa.

2. Participe de grupos de discussão

Os grupos do LinkedIn são ótimos para adquirir novos conhecimentos.

É importante estar aberto a novas ideias e conceitos e atualizado em relação ao mercado.

As discussões em certos grupos do LinkedIn podem te ajudar a fazer isso.

Por isso, não só participe do grupo, mas também seja ativo, pergunte sobre uma ação que pretende fazer para ter novos pontos de vista, inicie uma discussão sobre um tópico que ainda não conhece bem.

Caso ache o contexto favorável, você pode até compartilhar conteúdos que fez relacionados ao tópico em discussão e ganhar reconhecimento e talvez algumas dicas para otimizá-los.

3. Veicule anúncios

O LinkedIn é ótimo para veicular anúncios, principalmente quando se trata de uma empresa B2B.

A segmentação é feita de acordo com o perfil profissional da pessoa, e você pode atingir os tomadores de decisão com facilidade.

Por isso, é importante que você utilize dos recursos que o LinkedIn oferece para veicular anúncios na plataforma e obter resultados promissores.

O LinkedIn é uma plataforma muito boa, que beneficia profissionais e empresas de todos os tipos.

Você pode encontrar milhões de profissionais e empresas nele, e são oferecidos vários recursos que podem beneficiar seu negócio.

Para saber mais sobre essa rede social, confira algumas dicas para deixar seu perfil mais atrativo.

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