Outbrain: O que é, Vantagens e Estatísticas

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Quer ser realmente reconhecido por seu público-alvo e conseguir atrair leads qualificados sem “forçar a barra”?

Com o Outbrain isso é possível!

E sabe o que é melhor?

O Outbrain pode ser usado por praticamente qualquer empresa e tem um enorme impacto positivo nas estratégias de marketing digital.

Neste artigo, preparado pelo time da de Marketing da Conversion, iremos te apresentar como a funciona o Outbrain e as principais vantagens de utilizá-lo para atrair mais leads para o seu negócio.

Continue conosco e aprenda tudo sobre o outbrain.

Se preferir, navegue pelo índice de conteúdo abaixo.

Tópicos de Conteúdos

  1. O que é Outbrain?
  2. Como funciona o Outbrain
  3. Vale a pena investir no Outbrain? Confira 5 estatísticas positivas
  4. Quais são os principais tipos de anúncios?
  5. Onde os anúncios do Outbrain são veiculados?
  6. Conheça as 5 principais vantagens do Outbrain
  7. Como anunciar no Outbrain?

Entenda o que é Outbrain

O Outbrain é uma das mais famosas e poderosas plataformas de Native Ads.

Com ele, você pode obter tráfego qualificado para seu negócio e escalar suas campanhas de marketing digital.

Basicamente, o Outbrain insere, em portais de conteúdo, links para outras notícias e conteúdos.

De forma simplificada, ele oferece aos usuários, conteúdos relacionados. Ou seja, o usuário pode continuar seu consumo de conteúdo.

A grande vantagem é que os anúncios se misturam ao conteúdo exibido no portal, e, por não parecer um anúncio, as taxas de cliques são mais altas.

Essa é a lógica de funcionamento de uma plataforma de Native Ads: oferecer anúncios de forma natural e amigável, para os leitores.

Como funciona o Outbrain (Exemplo prático)

Para você entender como funciona o Outbrain, veja o exemplo.

Você tem uma agência de turismo e criou um conteúdo de topo de funil, que fala sobre uma nova atração cultural.

Por exemplo: 5 praias de Salvador que você precisa conhecer!

Ao anunciar no Outbrain, você pode fazer uma chamada para este artigo.

Este anúncio irá aparecer em conteúdos relacionados a turismo, viagens, etc. (você escolhe esta segmentação ao criar o anúncio).

Mas ao invés deste conteúdo aparecer de forma intromissiva, ele aparece contextualizado.

Ou seja, na maioria dos casos, o usuário nem percebe que está clicando em um anúncio.

Vale a pena investir no Outbrain? Confira 5 estatísticas positivas

Existem muitas vantagens em apostar no Outbrain para sua estratégia de marketing.

Os números da plataforma no Brasil e no mundo são impressionantes, segundo dados da ComScore:

  • A plataforma está presente em mais de 100 mil sites e blogs em todo mundo;
  • 150 bilhões de links publicados mensalmente;
  • Audiência global alcançado por mês de quase 300 bilhões de pessoas;
  • 16 escritórios globais em diversos países e mais 55 parceiros de marketing e publicidade em todo mundo;
  • 800 milhões de visitantes únicos;
  • 308 bilhões de recomendações de conteúdo por mês.

Os números comprovam que o Outbrain gera uma série de possibilidades de negócios e um tráfego massivo para seu site.

Hoje, o Outbrain está entre as Top 3 plataformas de Native Ads no mundo.

Além de uma base enorme de publishers, eles possuem também uma avançada tecnologia de inteligência e segmentação dos anúncios.

Conheça os principais formatos e formas de anunciar

Quando você anunciar no Outbrain, estará colocando seu conteúdo em meio a notícias e artigos de grandes portais.

O Outbrain oferece 4 formas de anunciar:

  1. Anúncios no feed de notícias;
  2. Links patrocinados em resultados de pesquisas internas dos portais;
  3. Módulos e widgets de recomendação;
  4. Artigos promovidos em listagens.

De forma geral, estes anúncios são complementares e, dentro de sua estratégia de tráfego, todos podem ser usados.

Naturalmente, cada um deles tem mais resultados para determinados objetivos.

Por exemplo, os artigos promovidos em listagem e anúncios no feed de notícias, são mais eficientes para atração de pessoas em fase de descoberta de uma solução.

Já os anúncios em módulos ou widgets de recomendação, tem uma eficiência maior em captura de leads ou conversão no e-commerce.

Em termos de formato (tamanho), os principais formatos dos anúncios do Outbrain são: 200 x 200, 234 x 60, 125 x 125 e 120 x 240.

No entanto, eles podem ter qualquer formato pago integrado ao conteúdo editorial, de forma não disruptiva, “in feed”.

Onde os anúncios do Outbrain são veiculados?

O Outbrain tem uma grande gama de sites e portais parceiros, onde ele insere os anúncios.

Em contrapartida, estes portais recebem um percentual do valor investido pelo anunciante.

É um modelo de funcionamento muito parecido com os programas Google Ads/ Google Adsense.

No Brasil, os links do Outbrain são publicados em mais de 400 sites, incluindo os principais meios de comunicação de produção editorial do país, como:

  • Folha de São Paulo;
  • Gaúcha;
  • O Globo;
  • ESPN;
  • Omelete;
  • MSN;
  • Terra;
  • Zero Hora;
  • Gazeta Online;
  • R7;
  • IG;
  • Correio do Povo;
  • Brasil Post;
  • Info;
  • IGN;
  • Mdemulher;
  • PCWorlds;
  • PurePeople;
  • Tecmundo;
  • Mundo Positivo;
  • Konkero;
  • Baixaki;
  • VilaMulher;
  • Vírgula;
  • Revistas online da Editora Abril: Veja, Caras, Exame.com, Quatro Rodas, etc.

No mundo, o Outbrain reúne uma lista dos principais editores como:

  1. The New York Post;
  2. CNN, Time;
  3. The Wall Street Journal;
  4. US Weekly;
  5. The Daily Telegraph;
  6. Fortune;
  7. The Guardian;
  8. Fast Company;
  9. Mashable;

Além disso, ainda há muitos sites de nicho que podem exibir os anúncios.

As 5 principais vantagens do Outbrain para sua empresa

O Outbrain é uma das maiores plataformas de Native Ads em todo o mundo e uma das pioneiras desse tipo de anúncio.

Muitos editores apontam que o Outbrain fornece a monetização mais alta com o CPM (Custo por Mil).

1. Taxas de cliques melhores

O Outbrain possui maiores taxas de cliques do que os anúncios de banner tradicionais. São mais de 1% de CTR em média.

Além disso, quase 35% dos clientes se mostram mais abertos a compartilhar os anúncios com colegas de trabalhos, familiares e amigos.

Enquanto nos anúncios tradicionais somente 19% fazem esse compartilhamento.

2. Anúncio amigável e sutil

Uma das maiores vantagens do Outbrain é que os anúncios se encaixam perfeitamente aos sites sem parecer um anúncio.

Como a maioria das pessoas tem alguma resistência com anúncios “escancarados”, isso ajuda, principalmente na fase de descoberta da solução, no topo do funil.

O leitor estará navegando por um site e receberá uma chamada para outro conteúdo.

Como o anúncio é muito mais sutil, as taxas de clique aumentam consideravelmente.

3. Atração para o funil de vendas otimizada

Como o Outbrain usa anúncios contextualizados, ele é uma ótima ferramenta para o topo do funil de vendas.

Naturalmente, ele funciona muito bem para atrair pessoas que ainda não estão no estágio final de compra.

Ele vai levar a sua página ou site até pessoas que ainda precisam ser aquecidas para a venda.

Como o Outbrain tem o conteúdo como principal foco, ele melhora a fase de descoberta.

4. Diferentes formas de atração

Já que o Outbrain tem como foco o conteúdo, é possível atrair clientes em potencial de diferentes formas.

Por exemplo, você pode criar um anúncio direcionado para um conteúdo de seu blog.

Neste conteúdo, você não vende nada, mas usa um código de remarketing para impactar essas pessoas de outras formas no futuro.

Da mesma forma, pode direcionar o anúncio para uma landing page, onde a pessoa baixa um e-book.

Tudo vai depender da estratégia. Mas as possibilidades são muitas.

5. Maior liberdade para criar anúncios

Este é um tema, em partes polêmico. Muitos anunciantes reclamam das regras de outras plataformas e acabam indo para soluções como o Outbrain.

Não que as regras dele sejam inexistentes. Porém, no geral, as plataformas de Native Ads tem uma política mais liberal na hora de permitir determinados tipos de anúncio.

Como anunciar no Outbrain?

Primeiramente, você tem de ter, um objetivo claro.

O anúncio levará o visitante para onde? Qual o objetivo?

Em cima disso, você monta a sua estratégia.

O processo de anunciar em si, é simples. Você cria uma conta no Outbrain e lá configura seu anúncio, criando a imagem e o texto de chamada, além da segmentação.

Porém, como o Outbrain exige um investimento diário de R$ 200 no mínimo, ele precisa ser bem estruturado.

É fundamental que haja uma clareza de qual o objetivo ao anunciar no Outbrain. Em que etapa do funil o anúncio se encontra?

Como os usuários que clicarem nele devem se comportar para que tenhamos vendas?

Lembre-se que o Outbrain é uma plataforma de Native Ads que prioriza o conteúdo.

Se sua estratégia não tem conteúdo atraente ou as chamadas não tem uma copy chamativa você não terá bons resultados.

O Outbrain é uma ótima ferramenta, mas é sua estratégia e a forma como você a aplica que fará a real diferença em suas vendas.

Conclusão

O Outbrain oferece tráfego qualificado e em grande escala.

Quando usado da forma adequada, ele produz resultados fantásticos!

Imagine que, com ele, você trará ao seu site, landing page ou página de vendas pessoas realmente interessadas no que você oferece.

Além disso, o Outbrain tem regras muito mais flexíveis para os anunciantes, quando comparados ao Facebook Ads e ao Google Ads.

Para melhorar, ele ainda é uma plataforma focada em conteúdo, o que ajuda a atrair pessoas em estágios mais adequados de compra.

Ou seja, é uma ferramenta fantástica para usar em sua estratégia digital.

Para que você domine todas as outras formas de tráfego, nós preparamos um guia sobre mídia digital.

Com este guia, você poderá ter uma visão muito mais ampla do tema e conseguirá melhores resultados!

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