Página no Facebook : Como Gerenciar & 4 Dicas

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Criou sua página mas está confuso em meio a tantas ferramentas e recursos?

Pode ficar tranquilo que vamos ajudar!

O Facebook é a maior rede social do mundo, e para ter uma página no Facebook de sucesso não basta apenas criá-la.

Precisamos também saber como gerenciá-la da melhor maneira possível, alcançando assim nossos objetivos.

Já faz anos que a plataforma se desenvolve e busca as melhores alternativas para que os usuários possam gerenciar suas páginas e possibilitar a melhor experiência aos participantes.

As alternativas facilitam análises de desempenho e possibilitam personalizar diversos aspectos da página de acordo com suas preferências.

E isso não é tudo!

Há algumas ferramentas práticas e simples para gerenciar anúncios e publicações.

É importante conhecer cada opção para organizar-se na plataforma e alcançar os melhores resultados possíveis.

Por isso, resolvemos explicar a você como funciona cada uma das funcionalidades disponíveis para a sua página no Facebook.

Você poderá aplicá-las à sua página e aprimorá-las, otimizando a página o máximo possível, e, consequentemente, aumentando sua a performance.

Nesse post, você aprenderá da maneira mais prática as opções mais relevantes para utilizar em sua página.

Falaremos sobre as configurações, análises de desempenho, gerenciador de anúncios, publicações e muitas outras possibilidades!

Índice de Conteúdo

  1. Acessando as páginas no Facebook
  2. Opções no menu da página
    1. Página
    2. Caixa de entrada
    3. Notificações
    4. Informações da página
  3. Visualizações da página
  4. Promoções
  5. Ações na página
    1. Ferramentas
      1. Estúdio de criação
    2. Central de anúncios
    3. Configurações
      1. Publicação de visitantes
      2. Otimização de público
      3. Mensagens
      4. Notificações
      5. Instagram
      6. Funções administrativas
  6. Conclusão

Acessando as páginas no Facebook

É possível criar mais de uma página através de apenas um perfil no Facebook, para acessar a página desejada, clique no ícone de páginas que fica no menu ao lado esquerdo da tela inicial.

As suas páginas apareceram. É possível realizar algumas ações rápidas em suas páginas como fazer uma publicação e postar fotos e vídeos.

Em sequência, clique em cima do nome da página que deseja gerenciar. Você será redirecionado para a sua página como é apresentada aos usuários.

página no facebookpágina do facebook

Opções no menu da página

Ao acessar a sua página, há um menu localizado no topo, através desse menu é possível acessar todas as funcionalidades da página.

Página, caixa de entrada, notificações, informações, ferramentas, central de anúncios e configurações são as principais alternativas oferecidas o gerenciamento da página.

Mas como funciona cada opção ?

Agora vamos estudar mais a fundo cada uma das opções.

facebook

1. Página

O primeiro tópico, página, mostra um panorama geral da sua página. Ou seja, como a mesma será apresentada inicialmente aos visitantes.

Porque é importante ?

A primeira impressão que o usuário tem de sua página ocorre através dessa tela.

O layout é responsável por apresentar e direcionar o usuário a todos outros elementos da página, fator determinante para uma boa experiência nela.

É possível também criar, editar publicações e alterar algumas informações da página nessa opção.

Verifique sempre como está ficando o plano geral de sua página e deixe ele o mais apresentável e simples possível.

2. Caixa de entrada

Na segunda janela, caixa de entrada, você tem acesso às mensagens privadas que recebe tanto do Facebook quanto do Instagram.

Mas não só isso!

Também temos acesso aos comentários e avaliações feitas em publicações do Facebook e Instagram.

É possível interagir com os seguidores, respondendo suas perguntas e considerando sugestões.

Você pode alterar o status para ausente no ícone ao lado da lupa e, no ícone “Principal”, segmentar as mensagens de acordo com uma das categorias disponíveis:

Principal, não lidas, acompanhar, concluídos e spam.

Uma opção interessante na Caixa de entrada é a possibilidade de editar respostas automáticas. Basta clicar no ícone que diz “respostas automáticas.”

O Facebook oferece alguns padrões, mas você pode editar da maneira que quiser, incluir fotos, links e vídeos na resposta.

Elas são ótimas para gerenciar as mensagens de uma página com muitos seguidores e atendê-los com sucesso.

como gerenciar página do Facebook

3. Notificações

Nas notificações é possível verificar o engajamento dos usuários com sua página como curtidas, comentários, compartilhamento, enfim, a atividade de seus seguidores.

Conseguimos observar também, no ícone de atividade, as menções feitas à sua página.

Elas são importantes pois podem tanto beneficiar quanto prejudicar a imagem da página.

Acompanhar as interações é importante para mensurar a qualidade de sua página e seu desempenho.

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4. Informações da página

É nas informações que você pode examinar os resultados analíticos de suas estratégias na página.

página no Facebook

Como funciona ?

O Facebook processa todos os dados relacionados à página e, fundamentado nisso, faz uma análise da atividade na página.

Essa análise é exibida nas informações onde você pode visualizar o crescimento percentual, as curvas de crescimento em gráficos e os números concretos referentes à informação.

Vamos entender melhor!

Quais são as informações disponibilizadas ?

É uma análise completa de sua página que considera os seguintes dados:

A. Visualizações da página

Para acessar as métricas sobre as visualizações, basta clicar em “Visualizações da Página” na aba de informações.

Após isso apareceram alguns gráficos e possibilidades.

No topo da tela é possível escolher as datas de preferência para a análise, podem ser anos meses ou dias, dependendo da relevância do período para você.

Ao escolher a data os gráficos mostram as variações do período.

O primeiro gráfico é referente ao total de visualizações de sua página, seja por pessoas conectadas no Facebook ou não.

O segundo diz respeitos aos usuários logados que visualizaram a página.

E a melhor parte ?

Logo acima do gráfico há algumas opções para dividir a análise de acordo com alguns segmentos.

São eles: Por seção, faixa etária ou gênero, país, cidade e dispositivos (computador ou celular).

Isso é ótimo para mensurar os resultados mais relevantes à estratégia da página.

Por exemplo…..

Uma página promotora de eventos como baladas não tem interesse em alcançar um público menor de 18 anos, logo, as visualizações desse público não são relevantes à página.

Você pode também verificar quais são as seções mais visualizadas na página, para assim assimilar quais partes da página são mais interessantes aos usuários.

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B. Promoções

Na janela de promoções é apresentado o desempenho dos anúncios veiculados para a promoção de sua página.

Você pode visualizar as ações resultantes do anúncio e o desempenho do mesmo em determinado período.

Além disso, é possível criar os anúncios tanto para obter mais curtidas e seguidores na página, quanto para promover o seu website.

Dica 1: Como promover a página no Facebook ?

  1. Escolha uma das opções que ficam logo acima da análise em promoções;
  2. Se for para promover um site, copie e cole a URL no campo indicado;
  3. Escolha o formato do anúncio (imagem, vídeo ou multimídia);
  4. Carregue a imagem ou vídeo de seu computador ou banco de imagens do Facebook;
  5. Escreva o texto que será exibido;
  6. Determine o público que deseja alcançar (Gênero, idade e localização);
  7. Escolha o período e data de veiculação do anúncio;

A partir desses dados o Facebook fará um orçamento, caso queira prosseguir basta clicar em promover e seu anúncio será veiculado na data por você escolhida.

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C. Ações na Página

Outra informação importante que exige atenção são as ações na página.

Nessa opção é possível visualizar uma análise bem detalhada de cada ação que foi realizada na sua página em determinado período à sua escolha.

Cada ação realizada pode ser segmentada de acordo com o perfil de pessoa – idade, gênero, localização e dispositivo – assim como nas visualizações de página.

Analisar o desempenho das ações pode te guiar a conclusões promissoras de sua página ou exigir alguma alteração em sua estratégia para atingir seus objetivos.

página no Facebook

Destaquei algumas das mais importantes informações, porém, ainda há diversas opções que você pode explorar e aprender, a plataforma é bem didática e completa.

Outros aspectos analisados nas informações são: Alcance, curtidas, seguidores, publicações, eventos, vídeos, stories ( Instagram), mensagens, prévias da página e pedidos.

5. Ferramentas

As ferramentas da página no Facebook são muito úteis.

Através delas você pode gerenciar suas publicações, leads, pedidos – caso seja uma página de loja – e até vagas de emprego.

Você pode criar novas publicações e há disponível uma análise do desempenho de publicações anteriores a qual mostra o alcance e ações realizadas em seu post.

Em formulários de anúncios de cadastro você pode gerenciar os leads da sua página.

Para isso antes é preciso cadastrar um CRM, o Facebook detalha o passo a passo para fazer isso.

Caso sua página seja de loja, você pode acompanhar e gerenciar seus todos seus pedidos.

Dica 2 : Como programar publicações no Facebook

É possível programar as publicações para uma data predeterminada por você em “Publicações Programadas”.

É bem prático caso você queira postar em finais de semana por exemplo.

Basta entrar nas publicações programadas, clicar em criar e após editar o post, clique em programar, prossiga para a escolha de datas e determine a data em que deseja publicar.

Estúdio de Criação

Uma ferramenta que merece destaque no Facebook é o Estúdio de Criação.

Lá é possível criar e agendar posts de todas as páginas que você possui.

E não é só isso…

Também é disponibilizada uma análise mais completa do desempenho de cada publicação.

A plataforma é bem completa, você pode acessar a coleção de sons do Facebook que é uma coletânea de efeitos sonoros e faixas para utilizar em seu conteúdo.

Além disso, é possível gerenciar funções administrativas – falarei melhor das funções mais à frente – de suas páginas, monetização e a própria caixa de entrada sobre a qual falei previamente.

6. Central de Anúncios

Na Central de anúncios, ao clicar em criar anúncio são oferecidas quatro opções, já falei sobre duas delas anteriormente que são para obter mais curtidas e visitantes no site.

As outras duas são para obtenção de cadastros e anúncios automatizados.

Na obtenção de cadastros você disponibiliza um formulário para os usuários preencherem e, consequentemente, gera leads que são registrados no Facebook.

Os anúncios automatizados são veiculados continuamente pelo Facebook.

Além disso o próprio Facebook sugere formato, imagem e um público para seus anúncios de acordo com sua resposta a algumas perguntas prévias.

página no Facebook

Na central de anúncios também é possível verificar a atividade dos anúncios e criar um público para a página de acordo com sua persona.

Dica 3: Anúncios do Facebook para celular

A maior parte dos usuários do Facebook utiliza o celular.

Você pode verificar qual dispositivo seu público em específico utiliza ao visitar sua página nas informações sobre visualização, como falado anteriormente nesse post.

O celular quase sempre mais utilizado pelo público, por isso é importante adequar seus anúncios à versão mobile.

E como fazer isso ?

Na janela de criação do anúncio há uma pré visualização onde você pode ver tanto a versão desktop quanto mobile do anúncio.

Procure deixar o anúncio o mais apresentável possível para os dois dispositivos.

7. Configurações

Nas configurações há infinitas possibilidades para a sua página. Já falamos sobre algumas alternativas no post sobre como criar uma página no Facebook.

Destacamos as alternativas mais relevantes para configurar sua página.

página no Facebook

E quais são elas ?

Publicações de visitantes, otimização de público para publicações, mensagens, notificações, Instagram, funções administrativas.

Então vamos começar…

A.Publicação de visitantes

Para acessar as publicações de visitantes basta ir em configurações gerais, é a segunda opção.

Nela você pode permitir ou não que visitantes publiquem na página.

Também é possível ativar a opção em que a publicação é te enviada antes para que você verifique e autorize a mesma.

Aconselho desativar as publicações ou optar por enviá-las antes para sua verificação com o fim de evitar que posts ofensivos ou irrelevantes sejam publicados na página.

B. Otimização de público para publicações

Essa opção também fica nas configurações gerais, nela você pode optar por direcionar todas suas publicações no feed de notícias apenas para usuários interessados.

As publicações apareceriam aos usuários com maior probabilidade de se envolver com seu conteúdo.

É possível também nessa opção restringir quem pode visualizar suas publicações de acordo com a faixa etária e localização.

Essa é uma boa funcionalidade, porém pode nem sempre funcionar e resultar na perda de potenciais visitantes.

C. Mensagens

Há duas maneiras de configurar as mensagens de sua página nas configurações, uma é nas opções gerais e outra no próprio ícone que diz mensagens.

Nas gerais há apenas a opção de permitir ou não que outras pessoas contatem sua página de maneira privada.

É bom ativar essa opção para atender melhor seu público.

No ícone de mensagens a principal funcionalidade é o assistente de respostas, ou seja, respostas padrões automáticas oferecidas pelo Facebook para o caso de você estar indisponível na hora da mensagem.

Aconselho ativar as respostas automáticas e personalizá–las de acordo com seus objetivos e público.

D. Notificações

No ícone de notificações é possível selecionar exatamente sobre quais atividades você deseja ser notificado e quais não deseja.

Dessa forma a página fica mais organizada e você consegue administrá-la melhor.

E. Instagram

Além de administrar o próprio Facebook, também conseguimos gerenciar algumas áreas do próprio Instagram.

São elas: Comentários, editar perfil e gerenciar anúncios.

Para isso basta vincular sua conta no ícone das configurações chamado Instagram.

F. Funções administrativas

Em funções administrativas conseguimos adicionar pessoas para auxiliar na administração da página.

Há 6 funções diferentes que podemos atribuir para os participantes da página mais engajados e de confiança.

Por ordem de hierarquia estas são as funções: Administrador, editor, moderador, anunciante, analista e gerente de empregos.

Dica 4: Como gerenciar a página do Facebook pelo celular ?

A versão mobile possui quase todas as opções oferecidas pela desktop.

É possível gerenciar pelo aplicativo principal do Facebook ou pelo Gerenciador de páginas oferecido pelo Facebook disponível para android e IOS.

É uma plataforma bem organizada e focada no gerenciamento de sua página, vale a pena usar!

Conclusão

Podemos reafirmar que há diversas funcionalidades para uma página no Facebook.

A rede oferece a mais variadas e completas opções para facilitar a experiência dos usuários e garantir estratégias diversificadas aos criadores da página.

Tentamos destacar as principais funcionalidade para te ajudar na hora de gerenciar sua página.

Quer saber mais sobre redes sociais ?

Dá só uma olhada em nossos outros posts sobre o assunto.

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