Como saber quais palavras-chave convertem mais no Google Analytics

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Uma dúvida que muitos profissionais de SEO têm é: como identificar as palavras-chave que mais convertem através do Google Analytics? Uma tarefa que, aparentemente, seria simples e resolvida apenas com um relatório, tornou-se um grande problema após outubro de 2011 com o aparecimento do Not provided.

O que é Not provided?

Ao analisar o seu relatório de palavras-chave no Google Analytics, você já se deparou com o termo “not provided” representando, muitas vezes, mais de 90% do tráfego? Caso sim, você faz parte da grande maioria dos profissionais de SEO!

Isso acontece porque, em outubro de 2011, o Google alterou sua política de privacidade, e caso o usuário esteja logado em um dos canais do Google (Gmail, Youtube, G+), a pesquisa realizada por esse usuário é definida como “Not provided” no Google Analytics.

E para nós, analistas e profissionais de SEO, a maioria dos usuários fica logada nesses serviços e interfere diretamente nos relatórios do Google Analytics.

Como analisar a conversão das palavras-chave?

Bom, a análise direta de conversões e receita por palavras-chave somente poderá ser realizada no caso de campanhas de links patrocinados. O Google Adwords não foi impactado pela alteração, e os dados continuam sendo exibidos na interface de gerenciamento de campanhas.

Para o tráfego orgânico, a solução mais plausível é analisar as páginas que trouxeram conversões e, através do Search Console, levantar os principais termos daquela página, que, provavelmente, serão os que mais estão convertendo.

Mas como fazer isso? Para cruzar essas informações, você precisa realizar os seguintes passos:

Integre o GA ao Search Console. Para realizar essa integração, basta acessar o seguinte caminho no Google Analytics:

Aquisição >> Search Console >> Página de destino

Se a sua conta não estiver integrada com o Search Console, será exibido o botão “Configurar o compartilhamento de dados do Search Console”.

Clicando no botão, a tela estará pré-configurada, sendo necessário ajustar somente o campo “Vista da propriedade padrão” para “Todos os dados do website”.

Após isso, clique em salvar. A integração será realizada!

Acesse novamente:

Aquisição >> Search Console >> Página de destino

Neste momento, abrirá um relatório com as informações padrões do Search Console (Impressões, Cliques, CTR etc). O diferencial, nesse caso, serão as últimas colunas de “Conversões”.

Com essas informações, você saberá quais são as páginas que mais convertem em seu site. Então, basta clicar na página em que deseja analisar e serão exibidas as palavras que mais trouxeram tráfego para aquela URL.

Apesar de não ser uma regra, a tendência é que a palavra com o maior número de cliques seja a responsável pela maioria das conversões.
Essa é a forma mais simples de identificar quais são os termos que trazem maiores conversões na busca orgânica através do Google Analytics.

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