Palavras-chave na página: qual quantidade e densidade devo utilizar?

Por ,
em

Uma pesquisa em mecanismos de busca é realizada a partir de uma ou mais palavras-chave. Na hora de construir um texto otimizado para SEO, a escolha da palavra-chave e sua disposição no texto são questões que têm grande influência quando o assunto é rankeamento e resultados. Por isso, a quantidade de palavras-chave em um texto requer atenção.

Conteúdo e quantidade de palavras-chave

Não existe, hoje, uma fórmula perfeita ou uma receita que diga a quantidade de palavras-chave que devem ser usadas em um texto. No entanto, sabemos que ter uma maior incidência da palavra-chave no conteúdo pode ajudar o rankeamento.

Isso significa que, quanto maior a densidade de palavras-chave em um texto, maior será o resultado? Sim e não.

O Google procura posicionar conteúdos que tenham relevância para o usuário. Usar algumas vezes uma palavra-chave no texto pode sinalizar que o conteúdo é relevante no assunto buscado. Contudo, a repetição em excesso é considerada um truque para manipular resultados, conhecido como Black Hat, e é passível de punição.   

Como saber a densidade de palavras-chave no texto?

A densidade de palavras-chave em um texto é calculada com base na quantidade de palavras do conteúdo e no número de vezes que a palavra-chave é mencionada. A densidade é mensurada de acordo com a porcentagem correspondente ao número de vezes que a palavra-chave aparece no texto.

Por exemplo: se você tem um texto de 300 palavras no qual a palavra-chave é mencionada três vezes, a sua densidade de palavras-chave é de 1%.

Como saber se o meu texto está com Keyword stuffing?

Keyword stuffing é o uso excessivo de uma palavra-chave em uma página e, como mencionado anteriormente, essa prática é passível de punição.

O Google não disponibiliza uma ferramenta ou um manual com métricas dizendo qual densidade de palavra-chave podemos usar. No entanto, especialistas em SEO recomendam uma densidade entre 1% e 3%.

Algumas dicas para construir um conteúdo relevante e otimizado em SEO

  •  Faça uma pesquisa de palavras-chave

Pesquise antes e escolha as palavras-chave mais adequadas e que consigam construir um conteúdo que repita o termo de forma natural.

  • Use palavras-chave secundárias e expanda seu campo semântico

Por  exemplo: se a palavra-chave do seu texto é “arroz”, use também “arroz branco”, “arroz integral” e outras palavras que aumentem seu campo semântico.

  • Desenvolva um conteúdo espontâneo

Não exagere ou force a adição de palavras-chave, pois os mecanismos de busca estão cada vez mais perspicazes. Páginas com conteúdo artificial são facilmente descobertas e penalizadas.

  •  Sempre confira se o seu texto não excedeu a densidade de palavras-chave recomendada

Não se esqueça de conferir se a densidade de palavras-chave está ultrapassando 3%, densidade máxima recomendada por especialistas.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento