Palavras-chave: onde devo colocar para melhor otimizar o SEO?

Túllio Bassi

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Quando pesquisamos algo no Google, ele utiliza as nossas palavras para fazer uma varredura em todos os sites e nos trazer as páginas que estão mais relacionadas àquilo que procuramos.

Uma das tarefas mais importantes em SEO (Search Engine Optimization) é a otimização do site utilizando as keywords mais relevantes para que as pessoas encontrem o site com mais facilidade. E saber onde posicioná-las é de extrema importância para que a sua otimização em SEO seja bem sucedida.

Mas, atenção: SEO não é somente sobre colocar palavras-chave, afinal, deve-se ter como prioridade máxima a experiência do usuário!

Como definir as palavras-chave?

Para escolher as melhores palavras-chave para uma página, é necessário saber o principal tema que ela vai abordar. Comece pesquisando pelo assunto mais amplo e, aos poucos,
segmente as informações para definir o que de fato você irá transmitir.

Uma das ferramentas mais utilizadas para pesquisa de palavras-chave é o Keyword Planner, o planejador de palavras-chave gratuito do Google. Nele, você pesquisa as palavras-chave que serão utilizadas nas páginas e ele sugere uma lista de keywords relacionadas a elas.

Uma dica é selecionar as palavras pelo seu volume de buscas, assim, você vai explorar melhor o potencial de alcance da sua página.

Onde trabalhar as palavras-chave para otimizar a página?

Agora que você já definiu as palavras-chave para otimização do site, chegou a hora de saber em quais lugares otimizá-las para que a sua página seja encontrada com mais facilidade pelos buscadores.

Title e Meta Description

Title e Meta Description são os principais locais para otimizar as keywords mais relevantes para a sua página. Afinal, essas são as primeiras coisas que o usuário vai ver antes mesmo de entrar em seu site. Nesses campos, utilize as palavras-chave mais importantes e com maior volume de busca. Além disso, crie uma chamada atraente para que o usuário entre no seu site.

Conteúdo

O texto da página precisa ser claro em relação ao assunto que você vai abordar. Isso facilitará tanto para o usuário quanto para os robôs de busca do Google, que, ao entrarem no site, saberão do que a página se trata. Quanto mais claro for o conteúdo, melhor.

Títulos e Subtítulos (tags h1, h2, h3…)

Os títulos e subtítulos são utilizados para dar melhor coesão e coerência ao seu conteúdo. Por isso, eles têm um peso importante na busca do Google. Neles, invista em palavras-chave que possuem um volume de buscas alto e que façam com que o texto fique mais fluido.

Palavras em Negrito (tag strong)

Insira as palavras-chave selecionadas da maneira mais natural possível. Caso não seja natural, simplesmente não otimize!
Assim, é garantido que o seu conteúdo tenha relevância para o leitor e que o Google identifique os principais termos no texto.

Caso você queira dar maior relevância para um termo específico, vale também deixar o termo em negrito usando a tag , mas utilize com moderação, pois isso pode prejudicar o site.

Imagens (tag alt)

Usar legendas claras nas imagens do seu site é muito importante não só para que o Google saiba do que se trata cada uma delas como também para a acessibilidade (já que as ferramentas utilizadas pelos deficientes visuais leem as imagens a partir do que está escrito na tag alt). Seja o mais descritivo possível e, se for natural, utilize as palavras-chave definidas para dar maior ênfase ao assunto tratado.

Se a página que você está otimizando é muito importante para o seu site, como a de categoria, por exemplo, vale a pena inseri-la no menu superior e no footer, utilizando o termo principal como título do link. Assim, ela recebe uma quantidade considerável de links internos, aumentando sua relevância e autoridade.

Com a otimização correta de palavras-chave, o posicionamento da sua página será bem sucedido. Confira mais dicas no blog da Conversion para aumentar o desempenho do seu site!

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