ROI: O que é & Como Calcular o Retorno sobre o Investimento

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ROI é uma das principais métricas para avaliar o retorno sobre o investimento feito em campanhas de marketing, treinamento ou serviços.

Em resumo, ele indica a margem entre quantos reais foram investidos e quanto gerou de retorno, gerando os dados necessários para cálculo de margem de lucro.

Neste post, produzido pela Conversion, apresentaremos o conceito de ROI e ensinaremos como calcular o retorno de todas as campanhas de marketing da sua empresa.

Fique conosco nos próximos minutinhos.
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Tópicos de Conteúdos

  1. O que é ROI (Return Of Investment)?
  2. Diferença entre ROI e ROAS
  3. A importância do ROI para as empresas
  4. Calculando o ROI?
  5. Calculando o ROAS
  6. O que são custos?
  7. O que são receitas?

Bom… Vamos começar com a definição de ROI.

 

O que é ROI (Return On Investment)?

O ROI – return on investment – significa retorno sobre o investimento.

É comumente utilizado para calcular quanto dinheiro a empresa está gerando com as ações de marketing ou qualquer outra ação que vise lucratividade, como aquisição de ferramentas ou treinamentos, mesmo que a longo prazo.

Portanto, para calcular o ROI é preciso sempre levar em consideração todos os custos e receitas, até mesmo os intangíveis.

Se você é empreendedor, por exemplo, é preciso calcular as suas horas investidas em seu próprio negócio para ter dados realistas sobre o retorno sobre o investimento.

 

Diferença entre ROI e ROAS

ROAS é a sigla para Retorno Sobre o Investimento Publicitário (Return on Advertising Spend, em inglês).

O ROAS é muito utilizado por agências de marketing para mensurar o retorno sobre o investimento feito em campanhas publicitárias.

A principal diferença entre ROAS e ROI é que o ROAS não leva em consideração os custos interno da empresa, como salário de funcionário ou treinamento, diferente do ROI que considera todos os custos.

Em suma, o ROI é útil para empresas que investem em publicidade, já o ROAS é útil para a agência de marketing mensurar o resultado e passar uma visão de retorno ao cliente, visto que a agência não tem acesso a todos os custos do cliente.

 

A importância do ROI para as empresas

Calculando o retorno sobre o investimento, você terá uma visão realista sobre quantos reais são gerados, para cada real investido.

Desta forma, você saberá se os esforços estão gerando lucro ou prejuízo para empresa.

Veja algumas dúvidas que somente o cálculo de retorno sobre o investimento responder

  1. Quais esforços geram maior – ou menor – lucratividade?
  2. Qual é o retorno esperado para o próximo mês?
  3. O funil de vendas tem gerado o retorno esperado?
  4. Como dividir o budget de marketing?
  5. Os treinamentos de equipe geraram resultado positivo?

Além disso, sabendo quais esforços estão valendo a pena e gerar aprendizado para as equipes de marketing e comercial otimizarem os resultados.

 

Como é calculado o ROI?

Antes de entender como calcular, você deve saber que é possível calcular o ROI de todas as ações, até mesmo de redes sociais e marketing de conteúdo.

Calcular o retorno sobre o investimento de ações integradas de marketing pode gerar perspectivas positivas – ou negativas – demais sobre todas as ações.

Calculando individualmente, você terá ciência de quanto ganhou ou perdeu em cada canal.

 

Calculando o retorno sobre o investimento

Aplicando a fórmula (Receita – Custos / Custos) x 100, o resultado é a sua taxa de retorno sobre o investimento.

 

calculo de roi

Usaremos uma livraria como exemplo para o cálculo de ROI.

  • Custos com produtos: R$40.000,00
  • Custos com publicidade: R$10.000,00
  • Receita: R$200.000

ROI = (50.000 – 5.000) x 100 / 5.000
ROI = 45.000 x 100 / 5.000
ROI = 900%

 

Calculando o ROAS

Aplicando a fórmula Receita / Investimento, o resultado é a taxa de retorno sobre o investimento publicitário.

ROAS = 200.000 / 10.000
ROAS = 20

Sendo assim, cada real investido retorna R$20,00.

 

O cálculo de ROI deve levar em consideração todos os custos, mas o que são os custos?

Custo é tudo o que é investido, seja financeiramente ou dedicação de tempo, tudo isso deve ser precificado e entrar no cálculo de ROI.

Desde despesas com funcionários e consultorias, até ferramentas e treinamentos.

E o que são as receitas?

Receita é o oposto de custo.
É o valor que retorna para sua empresa, independente da origem.

Conforme comentamos anteriormente, é importante calcular o ROI individual de cada canal, para isso, você deverá saber qual é o custo e receita proveniente de cada canal.

 

Conclusão

Calcular o retorno sobre o investimento é extremamente importante para a saúde financeira da sua empresa.

Portanto, reúna a sua equipe, liste os custos e receitas e tenha estes números na palma da mão para assim calcular o retorno sobre o investimento.

Para isso, é importante saber os custos de CPC, CPM e CPA das suas campanhas de marketing.

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