SEM – Search Engine Marketing: o que é, importância + Dicas

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Se você chegou até aqui, já ouviu falar sobre SEM (search engine marketing ou, em português, marketing de mecanismos de busca).

O termo surgiu já há algum tempo no Marketing Digital e você mesmo já pode tê-lo aplicado sem saber.

Ele engloba táticas que objetivam aumentar o tráfego em seu site.

É importante que você conheça mais sobre o conceito e aplique-o em seu negócio.

Por quê?

Muitas empresas que praticam marketing digital cresceram significativamente devido a essas táticas.

Você não vai querer ficar de fora dessa!

Neste post, você aprenderá o que é SEM, suas principais táticas e dicas de como aplicá-las, confira!

O que é SEM?

O search engine marketing (SEM) é uma estratégia de Marketing Digital que utiliza técnicas de otimização para os mecanismos de busca da web.

O objetivo principal da estratégia é aumentar o tráfego em determinado site ou blog, resultando em mais vendas e leads.

As estratégias de SEM dividem-se em duas principais, que são as gratuitas e as pagas, ou, como são chamadas, SEO e links patrocinados.

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas abaixo, confira antes a importância do SEM para seu negócio.

Por que fazer SEM?

Os mecanismos de busca, mais especificamente o Google, constituem a maior parte do tráfego na internet.

É por meio deles que as pessoas pesquisam sobre tudo e buscam mais informações sobre algo que desejam comprar ou apenas para adquirir novos conhecimentos.

São muitas pessoas com os mais variados gostos, hobbies e comportamentos. Caso você tenha um negócio, qualquer que seja, suas personas com certeza já pesquisaram sobre seu produto/serviço na web.

Por isso, estar presente nos mecanismos de busca da internet não é um diferencial, e sim uma necessidade.

Mas é claro que não basta estar presente. A concorrência, principalmente na internet, é muito grande, e você deve se adaptar aos requerimentos desse novo mercado.

É então que entra o SEM, uma estratégia que, se aplicada corretamente, pode trazer ótimos resultados ao seu negócio e destacá-lo em meio a tantas outras páginas nos mecanismos de busca.

SEO

As táticas de SEO constituem a parte gratuita de SEM.

SEO (search engine optimization) é um conjunto de estratégias e técnicas que objetivam posicionar melhor as páginas em resultados orgânicos.

Essa é uma das estratégias de Marketing Digital mais eficientes, e é aplicada por diversas empresas de sucesso no meio digital.

Link Building, produção de conteúdo e otimização de sites são apenas algumas das várias técnicas de SEO.

Elas também dividem-se em dois principais tópicos: SEO On-page e SEO Off-page.

Confira o que cada um significa!

SEO On-page

SEO On-page refere-se às otimizações realizadas nas páginas de um site para posicioná-lo melhor nos resultados orgânicos.

Linkagem interna, estrutura da página e estudo das palavras-chave são algumas das otimizações realizadas dentro das páginas.

Por meio delas, é possível ganhar mais autoridade, reconhecimento e relevância ao seu negócio.

SEO Off-page

SEO Off-page, ao contrário do On-page, refere-se às otimizações fora das páginas, com o mesmo objetivo de melhorar os resultados orgânicos, consequentemente aumentando a relevância, autoridade e reconhecimento.

A estratégia utilizada no Off-page é o Link Building, que consiste em práticas para conseguir links que referenciam um site ou blog para que o mesmo ganhe mais relevância e autoridade nos mecanismos de busca.

Para isso são feitas parcerias em que há troca mútua de autoridade e ambas as partes se beneficiam.

Links patrocinados

Links patrocinados constituem a parte paga do SEM.

Como o próprio nome sugere, eles são anúncios que também visam melhores resultados de um site nos mecanismos de busca.

Porém, agora não por meio dos resultados orgânicos, e sim pela mídia paga.

No Google por exemplo, eles são exibidos antes dos resultados orgânicos e na barra lateral.

Além disso, eles aparecem em outras páginas e sites que permitem a veiculação de anúncios na plataforma.

Eles são veiculados por meio de ferramentas de anúncios, geralmente oferecidas pelas próprias plataformas, como o Google AdWords e o Bing Ads.

Para veicular seus anúncios, basta cadastrar-se nelas e fazer um orçamento de acordo com suas preferências.

5 dicas essenciais para fazer SEM em seu site!

1. Explore o grande potencial de palavras-chave específicas – elas ajudam a encontrar a persona ideal do seu negócio e aumentar a taxa de conversão

2. Lembre de usar Call To Action (CTA, ou chamada para a ação) em suas páginas. Ela ajuda a guiar o usuário pelas etapas da jornada de compra até chegar à conversão.

3. Faça análises de performance: há várias ferramentas de análise completa online que você pode utilizar para ver se suas estratégias estão trazendo bons resultados e o que pode ser feito para melhorá-las.

4. É muito importante que você conheça sua persona e adeque toda a sua estratégia a ela, com conteúdos focados totalmente em resolver suas dores. A experiência que elas têm é essencial para sucesso ou não nas vendas.

5. Benchmarking também é importante na web; veja o que sua concorrência faz e procure entender o que está dando certo ou não para ela.

Isso te ajuda a prevenir erros e a conseguir uma estratégia mais eficiente.

Isso não é tudo!

Agora que você sabe o que é SEM e sua importância, é essencial que você se aprofunde mais no conceito e em todas as suas implicações.

Dessa forma, seu Marketing Digital será completo e trará resultados promissores!

Quer saber mais?

Confira nosso post sobre marketing de conteúdo!

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