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Sim, o SEO Criativo também existe!

26/03/2018
3 min de leitura

Os esforços de SEO possuem um lado muito técnico, que tem se aprofundado com o processo de otimização cada vez mais orientado a dados. Mas há um outro lado, mais humanizado e focado em valor de marca: o SEO Criativo, que poderá revolucionar a comunicação das marcas, atrelado a estratégias de Performance Criativa.

Se a primeira faceta técnica e estatística do SEO não pode ser deixada de lado, devemos olhar para o novo e disruptivo SEO Criativo, que é o modo como as estratégias orgânicas de Search vão cada vez mais se desenvolver.

Quando falamos em criativo, costumo considerar dois sentidos para esse termo: um pragmático e outro ligado às boas ideias. Vamos a eles.

Entendendo os dois significados de “Criativo”: o primeiro é pragmático, o segundo existe para atingir objetivos de comunicação

O primeiro sentido da criatividade, definido por Jim Collins, é a criatividade pragmática, que basicamente busca uma criatividade que crie novas e melhores formas de resolver novos ou antigos problemas.

Ela é muito importante, mas não é dela só que quero falar. Especialmente no caso do SEO Criativo (lembrando que a criatividade pragmática existe em todo bom SEO.)

A outra é a criatividade ligada às boas ideias e à comunicação da marca. Essa é uma criatividade que, efetivamente, tem se desenvolvido recentemente, especialmente no marketing digital e no SEO.

Apesar de, especialmente no ambiente digital, ser necessário o pragmatismo, aqui vamos falar da criatividade que existe para comunicar, posicionar e influenciar decisões do consumidor. Bem como para gerar boca-a-boca, ainda essencial na propaganda de marcas.

Aparentemente a criatividade não dialoga com o SEO. Mas com o pensamento da Performance Criativa, veremos como eles são indissociáveis.

(Performance Criativa é aliar comunicação à performance, ou seja, ao marketing de performance, que está sempre direcionado a um resultado claro e mensurável. Para entender mais este conceito, leia este artigo.)

SEO alinhado aos objetivos da marca: comunicando, posicionando e influenciando decisões do consumidor

Primeiramente, vale dizer que que os mecanismos de busca foram considerados a mídia mais confiável. 63% dos respondentes confiam na busca orgânica, contra 58% da mídia tradicional.

Entrando nos resultados de busca, os resultados orgânicos possuem uma taxa de confiança 77% que nos resultados pagos.

Entendendo esse contexto, compreendemos o quanto os resultados de busca são uma mídia fundamental para que as marcas digam uma mensagem para um público que pesquise sobre determinado assunto.

Convém, claro, dizer que nem sempre se diz diretamente nos resultados de busca, mas nos sites que são acessados.

Os resultados de busca são a resposta para algo que o usuário pesquisa. Portanto, a ideia aqui é gerar visibilidade e tráfego e trazer um conteúdo como a melhor resposta para o usuário, conforme os objetivos de marca.

Quando unimos SEO às boas ideias, temos Performance Criativa!

Um exemplo disso é um resultado da busca pelo “Guaraná Jesus”, um dos mais icônicos do Nordeste (no Maranhão é o mais vendido) e que foi adquirido pela The Coca-Cola Company.

O primeiro resultado do Google tem uma ação de Click-Bait, atraindo a atenção para “a verdadeira história” desse icônico refrigerante, no próprio site da Coca-Cola.

Exemplo de SEO Criativo: busca por "Guaraná Jesus", que traz resultado da Coca-Cola

Lendo o resultado da busca (este link), o leitor observará que o conteúdo associa o Guaraná Jesus à história da própria Coca-Cola, agregando valor a ambas as marcas.

Cria-se, assim, um valor de marca contando uma história que tende a se espelhar, posicionando a marca perante um público curioso, que está conhecendo o produto (afinal, trata-se de uma busca informacional.)

Quando unimos a performance e a criatividade (mesmo em um exemplo simples como esse), temos o que chamo de Performance Criativa. São ações que entregam resultado e criam valor de marca, de forma tática ou estratégica (o exemplo acima é mais tático).

As estratégias de SEO Criativo são infinitas e funcionam ainda melhor quando atreladas a campanhas de Mídia Paga, para expandir ao máximo o alcance da mensagem e a força da marca.

E aí, o SEO pode ou não pode ser criativo?!

Escrito por

Diego Ivo

CEO

é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO. Fundou em 2011 a Conversion, empresa que atende clientes como ViajaNet, Brastemp, Consul, JAC Motors, Salon Line, ArtWalk, entre outros. Também é palestrante e já se apresentou em diversos eventos de marketing e e-commerce, nos quais passou ao mercado conhecimento sobre as melhores práticas de SEO.

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