Snippet SEO Otimizado: title, meta description e URL amigável

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Hoje, a disputa pelas primeiras posições está cada vez mais acirrada, tornando necessário otimizações mais detalhadas. Não se trata apenas da primeira posição, mas de quem consegue garantir o clique, por isso, devemos dar uma atenção maior para os snippets.

O que é snippet?

O snippet é uma pequena descrição da página que aparece na SERP (página de resultados dos motores de busca). Nela, é mostrada a meta tag title, a meta tag description e a URL da página.

Bem estruturado, o snippet resultará em um CTR (click-through rate, ou taxa de clique) maior. E como você deve saber, este é um dos fatores para o posicionamento.

O snippet deve sintetizar o assunto abordado, ser relevante e instigar o usuário a clicar e a acessar a página. Para criar um snippet otimizado, leve em consideração os seguintes fatores:

Title Tag

A meta tag title possui um limite de 70 caracteres ou, aproximadamente, 467 pixels. Caso ultrapasse esse limite, o restante do conteúdo escrito não aparecerá e serão adicionadas reticências no final da title.

Em termos de resultados, a title tag terá grande valor se o limite de caracteres for respeitado, pois ela será a primeira informação que o usuário receberá e, em muitos casos, a única que ele lerá.

É importante ressaltar que a palavra-chave deve estar mais à esquerda possível, ou seja, mais próxima do início da title.

Meta Description

A meta description possui um limite de aproximadamente 156 caracteres, porém, não necessariamente a descrição que você adicionar será a descrição que o Google mostrará no resultado. Em alguns casos, se o algoritmo achar outra informação do conteúdo mais relevante, ele irá ignorar a sua meta description.

A descrição é ignorada pelos usuários na maioria das vezes, pois muitas são geradas automaticamente e não apresentam conteúdo relevante. Mas vale lembrar que essa é a segunda chance de atrair o usuário para a sua página, pois, muitas vezes, não é possível entender apenas com a title do que se trata o conteúdo, e nesse momento, a meta description é muito importante.

URL Amigável

A URL deve conter a palavra-chave, não deve ser muito longa e não deve incluir informações que não se relacionam com a página. Ao ler, o usuário deve ser capaz de entender do que se trata o conteúdo de forma rápida. Essa é apenas uma base para o desenvolvimento de URLs amigáveis, pois este é um assunto muito extenso.

A estratégia para a otimização do snippet é relativa, pois cada segmento se comporta de uma forma. Essas são boas práticas, mas é o conteúdo que ditará o sucesso da página. Lembre-se de escrever para o usuário e não para o algoritmo.

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