8 Tipos de Conteúdos para Geração de Leads com Blogs

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Criar conteúdo relevante é uma das melhores formas de atrair ou engajar clientes para empresas.

Sabemos que o blog é um dos canais mais importantes para divulgação de conteúdo, porém, muitas pessoas acreditam que é preciso muita criatividade para definir os tipos de conteúdos para blogs. Mas, saiba que não!

Neste post, apresentaremos os 8 melhores tipos de conteúdos para geração de leads com blogs.

Fique conosco nos próximos minutinhos e aprenda criar conteúdos melhores para seu blog.
Se preferir, navegue pelos tópicos do conteúdo.

Tópicos Importantes

  1. O que é conteúdo de qualidade?
  2. O que são leads?
  3. Quanto maior o tráfego, maior a quantidade de leads?
  4. Onde posicionar os formulários no blog?
  5. 8 tipos de conteúdos para Geração de Leads com Blogs

 

O que é conteúdo de qualidade?

Muitos dos conteúdos espalhados pela web poderiam ser melhores escritos, porém, como criar um conteúdo de qualidade? Exite alguma fórmula?

Para falar a verdade, não existe uma fórmula perfeita para criação de conteúdo de qualidade, o que você deve levar em consideração é o seguinte:

  • Persona: Com que estou falando? Qual é o melhor tom de comunicação?
  • Objetivo: Qual é o objetivo deste conteúdo?

Se pudermos definir o conteúdo de qualidade ele seria o tipo de conteúdo que atrai a atenção do seu público-alvo e é relevante para a solução de um problema.

 

Antes de começar entenda o que são leads?

A criação de conteúdo geralmente tem como objetivo a captação de leads para geração de novos negócios, mas. o que são leads?

Leads são potenciais clientes que se interessam pelo seu produto e você possui dados pessoais para se relacionar com ele.

No entanto, existem categorias diferentes de leads utilizadas para identificar o seu estágio dentro do funil de vendas.

Confira neste outro post um guia sobre a definição de leads e 10 ideias para gerar leads em massa.

 

Quanto maior o tráfego, maior a quantidade de leads?

Muitas pessoas relacionam a quantidade de tráfego e leads.

Entretanto, não há uma ligação direta entre ambos. Existem casos de blogs que possuem tráfego razoável e quantidade de leads superior à grandes portais.

A grande sacada é posicionar corretamente os formulários de captura dentro do conteúdo. Mas, como saber onde posicioná-los?

 

Onde posicionar os formulários no blog?

A melhor resposta é: faça testes.

No blog da Conversion, por padrão, todos os posts possuem um formulário de newsletter no final.

Em outros portais de conteúdos, o formulário de captura pode ser encontrado na lateral do conteúdo ou no topo das páginas.

O importante é fazer testes periódicos de posicionamento e CTA para obter maior taxa de conversão.

 

8 tipos de conteúdos para Geração de Leads com Blogs

Os formatos de conteúdos para geração de leads devem ser atrativos e persuasivos, com bons argumentos para conduzir os visitantes a deixarem seus dados e se tornarem leads.

Confira agora uma lista com 8 formatos de blog posts verdadeiramente úteis para sua estratégia de produção de conteúdo.

1. Materiais educativos geram alto interesse

Os famosos conteúdos sobre “Como fazer”, “O que é” ou “Por que usar” são excelentes para geração de tráfego em massa e tem grande potencial para geração de leads.

Importante: Esse tipo de conteúdo deve ser escrito estrategicamente para conduzir a atenção do usuário para executar a conversão.

Neste contexto, conteúdos sobre as principais dúvidas do usuário em relação ao seu serviço ou produto são bastante relevantes.

A quantidade de visitas será menor, mas atrai um público mais qualificado, que já confia em sua marca e está disposto a se relacionar com sua empresa.

Exemplo: Automação de Marketing: entenda o que é, benefícios e ferramentas

2. Pesquisas fazem muito sucesso

Nos últimos anos a Conversion investiu bastante em pesquisas de mercado e tendências de marketing.

As pesquisas sobre e-commerce no Brasil e consumidor digital ajudam até hoje muitas empresas a tomarem decisões estratégicas de marketing e performance e consequentemente geram leads muito qualificados para nossa equipe.

3. Entreviste autoridades do mercado

Entrevistas com pessoas influentes do mercado geram um movimento interessante, onde parte da audiência do entrevistado é movida para os seus canais de relacionamento e consequentemente transferem a confiança para você.

Publique a entrevista em blog e divulgue.
Além disso, estude este novo público previamente e crie CTAs atrativos dentro do seu blog para aumentar a taxa de conversão de leads.

4. E-books funcionam muito bem

Umas das principais formas de aumentar a sua base de leads é criando e-books que solucionem problemas importantes para o usuário.

Recentemente a Conversion criou o e-book Tendências de Marketing e performance para 2019, cujo o objetivo é ajudar empresas a planejarem as ações de marketing para o próximo ano e captar leads para as nossas ações de marketing.

Em alguns posts estratégicos do blog, nós criamos CTAs atraentes induzindo os visitantes a se cadastrarem e em troca receber o e-book.

5. Crie Cursos Gratuitos e Relevantes

Muitos profissionais de marketing usam este modelo de conteúdo para aumentar a base de leads, pois quanto maior a audiência cativa, maior a possibilidade de gerar leads qualificados com seu blog.

Sabendo disso, porque não criar um curso gratuito solucionando os principais problemas da sua audiência?

Esta estratégia é chamada de Freemium e nós já falamos sobre isso neste outro post.

6. Cases de Sucesso geram Confiança

Cases de sucesso são comumente utilizados como conteúdo de fundo de funil para conduzir o lead ao momento de compra.

Mas os cases podem ser úteis para atração de leads qualificados, já que contam o histórico positivo de outros clientes da empresa.

7. Conteúdos Sazonais

Black Friday, Dia das Mães, Natal…
Essas datas geram uma alta demanda por informações sobre estratégias de marketing para vender mais, por exemplo.

Portanto, porque não criar conteúdos específicos para estas datas?

  • Uma joalheria poderia criar estratégia conteúdos específicos relevantes para o mês das noivas, que acontecem em maio.
  • Já uma loja de roupas infantis pode criar ações para os mês das crianças, em outubro.

8. Listas

Com certeza você já viu muitos posts no formato de listas.

Essa que você está lendo é um ótimo exemplo.
Criamos este conteúdo em formato de lista para facilitar a leitura e absorção.

Listas são fáceis de consumir, todo mundo gosta e melhoram a produtividade.

Conteúdos em lista fazem tanto sucesso que neste outro post produzimos uma lista com as 9 melhores estratégias de SEO para alcançar o topo das buscas.

 

Conclusão

Pronto, agora que você já sabe como gerar leads através do seu blog, leia este outro conteúdo onde apresentamos 10 formas diferenciadas de captar leads em massa para a sua empresa.

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