Transmissão ao vivo no Instagram: aprenda como fazer passo a passo

Conversion

Por ,
em

Você provavelmente já viu alguma transmissão ao vivo no Instagram ou ouviu falar.

A live no Instagram é um recurso da rede que todos podem utilizar e, se bem feita, pode aumentar seus seguidores e as interações com suas publicações.

É importante para seu negócio explorar esse recurso e todas as suas funcionalidades.

Mas fica a questão: como fazer uma transmissão ao vivo no Instagram?

É essa pergunta que responderemos neste post.

Você aprenderá como fazer uma live no Instagram e, além disso, dicas para fazer uma de sucesso que gere interações.

Confira!

Como funciona a transmissão ao vivo do Instagram

Antes desse recurso existir, foi lançado o Instagram Stories, um recurso de grande sucesso que já conta com milhões de adeptos.

Frente ao sucesso desse recurso, o Instagram decidiu implementá-lo, lançando o Instagram Live.

Com esse recurso, todos os usuários da rede social podem fazer transmissões ao vivo e participar das mesmas.

Assim como nos Stories de outras pessoas, conseguimos interagir com outros lives, fazendo reações e comentários simultâneos, possibilitando uma interação muito maior e eficiente.

Por que fazer uma live no Instagram ?

Como dissemos antes, as lives do Instagram possibilitam uma interação mais profunda com os usuários e simultânea.

Esse recurso não é feito apenas para influencers e celebridades. Seu negócio também pode se beneficiar dele.

Você pode utilizá-lo para divulgar algum produto/serviço ou simplesmente interagir com seu público.

Além disso, as lives são prioridade para o algoritmo do Instagram  e aparecem em primeiro nos Stories para seus seguidores, além de notificá-los quando você inicia a transmissão.

Isso pode aumentar seu engajamento na rede social e beneficiar sua estratégia como um todo.

A transmissão ao vivo é livre, portanto, você pode inovar e fazer conteúdos criativos que chamem a atenção de outros usuários.

Além disso, fazer uma live é muito simples e não requer muitos recursos.

Confira agora um passo a passo para que você mesmo possa fazer uma live no Instagram.

Como fazer uma live no Instagram: passo a passo

Fazer uma transmissão ao vivo é muito simples e você pode fazer uma rapidamente, sem gastar muito tempo.

No passo a passo a seguir, você aprenderá como fazer uma live na prática. Confira!

  1. Dentro do aplicativo, toque no ícone de câmera, localizado no canto superior esquerdo da tela.
  2. Depois, a tela da câmera abrirá. Clique na parte inferior da tela, na opção “Ao vivo”.
  3. Toque em “Iniciar transmissão ao vivo” e sua live começará.
    Seus seguidores serão notificados da mesma e será possível visualizar o número de espectadores, no canto superior direito da tela. Os comentários na live são exibidos na parte inferior da tela.
  4. Na tela de transmissão há alguns ícones com funções importantes para a live que ficam localizados também na parte inferior.
  5. É possível fazer lives com mais de uma pessoa, à distância. Para isso, basta clicar no ícone com dois rostos, localizado na parte inferior, e digitar o perfil de quem deseja convidar para fazer a live com você.
  6. Para encerrar a live, basta clicar no botão “Encerrar”. Você pode optar por salvá-la para exibir em seu Stories a quem não assistiu sua transmissão.

3 dicas para fazer uma live de sucesso

Como você pode perceber, fazer uma live no Instagram não é muito difícil.

Porém, é importante ressaltar que não basta apenas iniciar a live e falar sobre o que vier à mente, a não ser que você não tenha muitos objetivos com a mesma.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você faça boas lives que aumentem o engajamento no Instagram.

1. Planeje a live

Quando falamos em planejar a live, não é necessário ter tudo no papel com exatamente tudo o que será falado.

Isso pode deixá-la robótica e pouco dinâmica, porém, para não deixá-la confusa e sem direcionamento, é essencial que você defina antes quais tópicos serão abordados.

Como os tópicos serão abordados também é importante; pense em sua persona e utilize uma linguagem adequada a ela.

Também é bom incentivar a interação com sua live, para que os espectadores a compartilhem e a comentem.

Além disso, tenha claro quais são seus objetivos, para conseguir atingi-los com mais eficiência.

2. Divulgue a live antes de iniciá-la

Não se esqueça de divulgar sua live para seu público.

Para isso, utilize outras redes sociais que você possui, não apenas o Instagram, para integrar a sua estratégia e torná-la mais completa.

Dessa forma, os interessados podem se programar para conseguir assistir à sua live.

Pense também com antecedência no melhor dia e horário para transmiti-la. Para isso, você deve ter como base o comportamento de sua persona e sua disponibilidade.

3. Pense na qualidade da live

Todos sabemos como é chato ver aquele vídeo sem qualidade, que quase não entendemos o que acontece nele.

Ofereça a melhor experiência para seu público, procure um ambiente livre de distrações, barulhos e com uma boa conexão, para evitar que a live caia ou seja atrapalhada por problemas externos.

Além disso, a iluminação do local também é importante, para que as pessoas vejam o que está sendo transmitido com clareza.

Agora que você sabe como funciona uma live e como fazer uma de sucesso, veja na prática e faça testes. Não custa nada e pode trazer ao seu negócio ótimos resultados.

É um formato que os usuários gostam de ver e interagir e pode ter um alcance mais amplo do que o imaginado.

Esperamos ter ajudado com este post!

Quer saber mais sobre o Instagram e seus recursos?

Confira nosso post sobre o IGTV.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento