Ubersuggest: Guia 2019 da Melhor Ferramenta Gratuita para Pesquisa de Palavras-chave

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Uma nova Ubersuggest surgiu no ano passado e, em 2019, precisa fazer parte da sua estratégia de marketing digital.

Com essa ferramenta de pesquisa de palavras-chave, você define de maneira eficaz e gratuita as melhores keywords para otimizar páginas e artigos ou ativar campanhas de links patrocinados no Google e Bing. Assim, aumentam as chances de serem encontrados pelo público.

Neste guia completo, apresentaremos todas as funcionalidades da Ubersuggest para pesquisa e análise de palavras-chave e curadoria de conteúdo.

Se preferir, você pode navegar pelos tópicos do conteúdo.

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Vamos começar?

O que é a Ubersuggest e como contribui para estratégias de marketing?

Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de pesquisa e análise de palavras-chave.

Ela ajuda você a descobrir quais são os termos relacionados ao seu negócio ou àquilo que mais desperta a atenção dos usuários.

Dessa forma, a plataforma online pode ser utilizada para qualificar a sua estratégia de marketing digital.

Isso vale ao definir os temas para artigos de blog como também as campanhas de anúncios que irá promover, a exemplo de links patrocinados no Google.

Suas funcionalidades, que serão detalhadas ainda neste artigo, fazem da Ubersuggest hoje uma das ferramentas mais completas, comparável mesmo às opções pagas do mercado.

O que ela oferece atualmente é parte de uma mudança iniciada no ano passado, quando trocou de mãos.

Criada em 2013 pelo italiano Alessandro Martin, a Ubersuggest reunia as sugestões que o Google oferece em complemento a uma pesquisa.

É basicamente o que o principal mecanismo de busca faz enquanto você digita nele.

Então, em vez de ir ao Google e observar uma a uma as sugestões, bastava recorrer à ferramenta para fazer isso de forma muito mais ágil e ampla.

Era útil, sem dúvidas, mas havia um potencial inexplorado ali.

Foi, então, que surgiu a ideia da Ubersuggest 2.0, totalmente modificada a partir da aquisição por Neil Patel em 2018.

Resumidamente, pela plataforma, dá para analisar o potencial de uma palavra-chave, descobrir oportunidades melhores, reconhecer quão difícil será atingir resultados e até observar o que a concorrência faz de melhor.

Mas aí já estamos entrando no tema do próximo tópico, no qual você vai conferir razões para usar a Ubersuggest hoje mesmo.

Por que usar a Ubersuggest na sua estratégia de marketing digital?

Para entender melhor o que a Ubersuggest faz, pense na sua própria experiência como consumidor na internet.

Quando surge uma necessidade de compra ou o desejo de saber mais sobre uma empresa, produto ou serviço, o que você faz?

Vai ao Google, certamente.

Esse não é um hábito apenas seu, como de mais de 90% dos usuários. (Fonte: Statcounter)

Pois é exatamente o que as pessoas digitam no Google que a Ubersuggest revela.

Sem essa informação, a estratégia pode se concentrar nas palavras-chave de menor potencial ou que oferecem menos chance de dar retorno.

Vamos supor que você tenha uma loja virtual de cosméticos masculinos. Seu negócio, portanto, se beneficia da atração de tráfego pelo Google.

Pode ser de forma orgânica (artigos de blog, por exemplo) ou paga (como com links patrocinados no alto do buscador).

Independentemente do formato, identificar as melhores oportunidades otimiza os recursos investidos na estratégia.

Evita, por exemplo, que você crie conteúdo apenas para termos de alta concorrência, difíceis de obter boa classificação, especialmente para projetos iniciantes.

Também previne altos gastos com anúncios que consideram termos talvez ignorados pelo público, sem volume de buscas – o que, na prática, seria o famoso “dinheiro jogado fora”.

Sabendo disso, vamos voltar à questão central deste tópico: por que a Ubersuggest?

Porque a Ubersuggest é completa e gratuita, sequer exigindo cadastro para usar.

Também porque tem funcionalidades comparáveis às das principais ferramentas pagas de pesquisa de palavras-chave.

Além disso, está disponível em português, é fácil de usar e não limita o número de análises realizadas.

Na sequência, ao descobrir como ela funciona na prática, não vão restar dúvidas de que a sua estratégia de marketing digital tem na Ubersuggest uma importante aliada.

Como funciona a Ubersuggest

Depois de descobrir o que é a Ubersuggest e por que utilizar a ferramenta, chegou o momento de desvendar como ela funciona.

Confira a seguir detalhes sobre cada um dos seus recursos disponíveis.

1) Visão geral de palavras-chave

Essa funcionalidade oferece uma espécie de radiografia da palavra-chave, com quatro conceitos principais:

  • Volume de busca: média de buscas mensais que o termo analisado registra no Google;
  • SEO Difficulty: nível de dificuldade para o sucesso de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization);
  • Paid Difficulty: nível de dificuldade para o sucesso de uma campanha de anúncios PPC (Pay-per-click);
  • Custo por Clique (CPC): valor médio do clique em um determinado anúncio que utiliza a palavra-chave.

A Ubersuggest ainda adota um esquema de cores, tal qual um semáforo.

  • Um volume de buscas alto, por exemplo, é representado pela cor verde.
  • Da mesma forma, a cor amarela pode aparecer em uma dificuldade de SEO média, enquanto a vermelha surge quando essa dificuldade é alta.

Vale observar ainda o percentual de chance de alcançar resultados em SEO. Ele está localizado logo acima do gráfico de evolução do volume de busca em 12 meses – outro aspecto a observar com atenção.

Ali, você pode verificar se, no momento, a palavra-chave tem mais ou menos procura que registra na média, além dos períodos de maior interesse por ela.

Na imagem abaixo, você visualiza todos os recursos mencionados, utilizando como exemplo a análise da palavra-chave “cosméticos”:

Fonte: Ubersuggest

2) Ideias de palavra-chave para SEO e links patrocinados

A visão da palavra-chave é um recurso poderoso, mas que não deve ser definitivo na escolha do termo a utilizar na sua estratégia.

Isso fica claro já ao rolar a página e chegar às ideias de palavras-chave.

Basicamente, ali são apresentadas sugestões de termos correspondentes ou relacionados àquele que você pesquisou.

A Ubersuggest os apresenta em uma lista, ordenada de acordo com o volume de buscas de cada um – do maior para o menor.

Você pode também comparar as palavras-chave em todos os requisitos já apresentados (dificuldade de SEO, de PPC e custo por clique).

Essas informações são valiosas não apenas para qualificar a sua decisão, mas também para reconhecer oportunidades para novos artigos e anúncios.

Vale clicar em “Ver todas as ideias de palavras-chave” para fazer um estudo aprofundado das opções – como mostra a imagem abaixo.

Mais à frente, vamos trazer um exemplo prático para você aprender a utilizar esse recurso, filtrar os resultados e encontrar as melhores oportunidades.

Fonte: Ubersuggest

3) Análise da SERP

Search Engine Results Page (SERP) é a página de resultados no Google que retorna quando um usuário faz uma pesquisa no mecanismo.

Ela apresenta sempre dez links para cada busca, classificando os resultados conforme a relevância e qualidade do conteúdo apresentado.

É como um ranking estabelecido pelo Google para as páginas que melhor respondem à dúvida do usuário, manifestada na palavra-chave por ele escolhida.

A análise da SERP, portanto, tem como objetivo verificar quais são os principais concorrentes para tópicos de seu interesse para descobrir como estruturam os conteúdos classificados pelo buscador como os melhores.

Por exemplo, dá para observar títulos utilizados, tamanho dos artigos, uso ou não de imagens e a própria hierarquia da publicação, com subtítulos e outras divisões.

Mas a Ubersuggest vai além e apresenta ainda um retorno aproximado que cada palavra-chave tem trazido aos concorrentes. Ou seja, mostra quantas visitas/mês ela gera e também o total de compartilhamentos em redes sociais.

Há informações sobre os primeiros cem resultados, mas é importante que sua análise foque no top 10 (como mostra a imagem abaixo), já que é nele que se concentram os números mais expressivos.

Fonte: Ubersuggest

As novidades da Ubersuggest

Com as funcionalidades atuais, a Ubersuggest não deixa a desejar na comparação com outras ferramentas parecidas.

Mas, em breve, novidades vão integrar a plataforma para ampliar ainda mais as possibilidades oferecidas.

  • É o caso da análise de tráfego, que vai apresentar o número de visitantes que chegam a um site a partir do Google, incluindo uma visão gráfica que acompanha a sua evolução.
  • Outra novidade vem de um relatório que traz informações completas sobre as páginas de um site, incluindo as principais fontes de tráfego e a relação de palavras-chave indexadas no Google.

Mas a grande expectativa aponta para as ideias de conteúdo.

A proposta da Ubersuggest é trazer sugestões sobre o que escrever para obter bons resultados com determinada palavra-chave.

Como usar a Ubersuggest para encontrar as melhores palavras-chave para o seu site

Depois de ficar por dentro do funcionamento da Ubersuggest, é chegado o momento de descobrir como extrair valor da ferramenta e utilizá-la para, de fato, otimizar a sua estratégia de marketing digital.

Você vai conferir agora um passo a passo para fazer uma pesquisa de palavras-chave na ferramenta e encontrar as oportunidades mais promissoras de gerar tráfego e atrair usuários para suas páginas.

 

1) Crie uma lista de termos relevantes para o seu negócio

Logo de cara, temos um exercício fundamental para os resultados que sua estratégia vai colher na linha de chegada.

Seja qual for o seu tipo de negócio, não poupe esforços para listar todos os tópicos que acredita que são utilizados em pesquisas no Google e que guardam relação com aquilo que você oferece.

Ou seja, você vai relacionar hipóteses de palavras-chave, pensando naquelas que podem trazer ao site usuários interessados na sua empresa ou em suas soluções.

Vale tópicos com uma só palavra, expressões e mesmo frases inteiras.

Considere sempre aquilo que você acredita que o usuário digita no Google.

Uma boa prática é fazer isso em conjunto com a sua equipe, se tiver uma, no que se chama de brainstorming, ou reunião de tempestade de ideias.

É um momento de liberdade total para lançar as sugestões, que depois podem ser refinadas para análise individual do potencial de cada uma na própria Ubersuggest.

Podem ser dezenas, centenas e até milhares, dependendo do nicho explorado.

A qualidade desse exercício é proporcional ao número de oportunidades descobertas.

Para seguirmos no exemplo de uma loja virtual de cosméticos masculinos, veja possíveis palavras-chave de seu interesse que podem aparecer na lista:

  • Perfume;
  • Loção pós-barba;
  • Cosméticos masculinos;
  • Gel para cabelo;
  • Creme para depilação;
  • Beleza masculina;
  • Artigos de beleza para homens;
  • Homem que se cuida;
  • Qual o melhor desodorante masculino;
  • Onde comprar produtos de beleza para homens.

2) Insira os termos na Ubersuggest

Depois de criar a sua lista, é hora de validar as hipóteses estabelecidas.

Ou seja, você vai até a Ubersuggest e insere na ferramenta cada uma das possíveis palavras-chave que relacionou.

Essa análise individual se justifica porque você pode ter esquecido algum tópico importante – e que vai aparecer na ferramenta como relacionado – ou porque o termo escolhido não possui a melhor correspondência

Seguindo no exemplo, vamos imaginar que você listou “cosméticos masculinos”, mas não “cosméticos para homens” ou “cosmético de homem”.

Talvez essas duas últimas palavras-chave tenham um desempenho melhor do que a original. Se for o caso, a Ubersuggest vai apontar para você.

Na tela abaixo, veja os resultados obtidos na análise do tópico:

Fonte: Ubersuggest

3) Receba ideias de palavras-chave para sua estratégia de marketing

Agora, é a hora da verdade para o tópico analisado.

Ao buscar na Ubersuggest novas ideias de palavras-chave, além de verificar o potencial do termo original, você conhece sugestões e compara o que cada uma lhe oferece em volume de buscas, dificuldade para obter resultados e também quanto a custos de anúncios.

Conforme o exemplo utilizado (cosméticos masculinos), vimos que é uma palavra-chave de baixo interesse (590 buscas/mês) e dificuldade média de SEO.

Como opções, a Ubersuggest apresenta 19 sugestões e outras 701 ideias relacionadas.

Você pode selecionar todas elas para uso em seus artigos ou anúncios, mas também pode refinar os resultados de acordo com suas preferências.

Isso você faz ao clicar em “Filtros” e definir:

  1. Volume mínimo ou máximo de buscas mensais para as palavras-chave exibidas;
  2. Dificuldade mínima ou máxima se SEO e de PPC;
  3. Valores mínimos e máximos de CPC;
  4. Incluir palavras-chave que precisam aparecer obrigatoriamente;
  5. Excluir palavras-chave que não podem aparecer de maneira alguma nos resultados.

 

Como exemplo, vamos restringir as sugestões exibidas àquelas com pelo menos 1.000 buscas mensais e que tenham as palavras “masculino”, “masculina”, “homem” ou “homens”, conforme mostra a imagem abaixo:

Com esses filtros, restaram 27 palavras-chave relacionadas, o que já permite a você realizar uma análise individual mais aprofundada sobre cada um dos tópicos antes de escolher quais são os mais relevantes.

Mas, antes de bater o martelo, vamos supor que você prefira palavras-chave mais fáceis de ranquear uma estratégia de SEO. Para isso, estabelece 40 como dificuldade máxima nesse parâmetro.

Agora, restam apenas 11 sugestões.

Satisfeito com a análise, você decide exportar os resultados para uma planilha do tipo Excel, o que pode ser feito diretamente pela Ubersuggest.

Desse esforço, resulta a seguinte tabela, que você utilizará para definir um calendário editorial com as futuras publicações no blog da empresa:

KeywordSearch VolumeCPCPaid DifficultySearch Difficulty
perfumes importados masculinos mais vendidos2900R$1,3710036
melhores perfumes masculinos importados2400R$1,7410036
perfume carolina herrera masculino2400R$1,0110036
perfume dolce gabbana masculino2400R$0,7010036
os melhores perfumes masculinos1900R$1,9810036
melhores perfumes importados masculinos1900R$1,8010036
perfumes masculinos mais vendidos1600R$110036
perfume paco rabanne masculino1600R$110036
perfume antonio banderas masculino1600R$0,7010036
cera para cabelo masculino1000R$1,5810036
perfumes importados masculinos baratos1000R$1,6510035

4. Analise a sua concorrência e obtenha ideias preciosas

Com as palavras-chave definidas, é hora de preparar um conteúdo fantástico para se posicionar no alto do Google.

Na prática, você precisa ser melhor do que aqueles que atualmente estão lá.

É por isso que vale dar atenção especial à SERP, sobretudo aos atuais três primeiros colocados.

Vamos considerar que você deseje escrever primeiro sobre “perfumes importados masculinos mais vendidos”.

Então, esta é a SERP atual e seus resultados, de acordo com a Ubersuggest:

Perceba que os três primeiros resultados estão vinculados ao mesmo domínio.

Portanto, abrir cada um dos links e observar como os artigos estão estruturados é um ponto de partida quase obrigatório.

O atual primeiro colocado exibe uma lista de produtos com as características da pesquisa feita pelo usuário e uma imagem individual para cada um deles.

O segundo colocado traz um conteúdo mais denso, com cerca de 500 palavras, fotos e sugestões de produtos.

É o mesmo formato adotado pelo terceiro colocado, que apresenta um conteúdo ligeiramente menor, com cerca de 400 palavras.

Na prática, o que isso significa?

Que, para roubar essas posições, é importante produzir um artigo com no mínimo 500 palavras, trazer dicas úteis, acrescentar imagens e relacionar produtos como opções de perfumes importados masculinos mais vendidos.

Você tem aí um guia para alcançar o topo do Google – o que se tornou possível a partir do uso da Ubersuggest.

5) Escolha as melhores oportunidades

Os exemplos apresentados neste artigo dão uma amostra de como utilizar a Ubersuggest da melhor forma, encontrando as oportunidades perfeitas para o seu site ou blog.

Se você tivesse abreviado a análise e produzido um primeiro artigo usando a palavra-chave “cosméticos masculinos”, teria maior dificuldade de chegar ao topo do Google e, lá estando, estaria exposto a um número menor de usuários.

É por isso que a escolha dos tópicos a priorizar precisa ser realizada com bastante atenção.

Uma boa prática é começar escolhendo os menos concorridos e que contam com um bom volume de buscas.

Também as palavras-chave de cauda longa, (exemplo de “perfumes importados masculinos mais vendidos”) costumam funcionar bem para projetos recentes, já que atraem um público bastante segmentado.

E tenha também o cuidado de não errar na escolha, ficando com uma palavra-chave muito parecida com outra também disponível, mas inferior no potencial.

É o caso de “perfume masculino importado”, que atrai 9.900 buscas/mês – cinco vezes menos que “perfume importado masculino”, com 49.500 buscas/mês.

Para o sucesso de uma estratégia de marketing digital, é preciso estar muito atento aos detalhes.

Conclusão

Você conferiu neste artigo um guia completo sobre a Ubersuggest, ferramenta de análise e pesquisa de palavras-chave.

Com as informações aqui disponíveis, você tem tudo o que precisa para construir uma estratégia de sucesso.

Os exemplos apresentados ao longo do texto foram escolhidos apenas para ilustrar o potencial da ferramenta, mas ela pode ser utilizada por negócios de todos os perfis.

Afinal, todos eles se valem de palavras-chave específicas para serem encontrados no Google – de preferência, no topo dele.

Se restou alguma dúvida ou se deseja deixar sua opinião, comente abaixo.

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